LUA CHEIA em CAPRICÓRNIO
(21/06/2024)
por Marco Antonio H. de Menezes
Neste dia 21 de junho de 2024, por volta das 22 horas e 07 minutos (horário de Brasília), nós teremos a primeira Lua Cheia em Capricórnio. Haverá uma segunda Lua Cheia em Capricórnio, no mês de julho.
Esta primeira Lua Cheia ocorrerá a 01 grau e 07 minutos de Capricórnio. Toda Lua Cheia significa que a Lua está em oposição ao Sol. Uma Lua Cheia significa o ponto máximo de desenvolvimento de tudo que a Lua Nova iniciou, assim sendo estamos na plenitude de forças e poder da energia emocional. A partir da Lua Cheia começamos um período de purgação, de eliminação de tudo o que não mais servirá para a nossa caminhada emocional.
A Lua rege Câncer, portanto ela está exilada em Capricórnio, que é o signo oposto e complementar a Câncer. Além da oposição ao Sol, a Lua fará oposição a Mercúrio e a Vênus, que também estão em Câncer. A energia dos céus estará muito feminina, introspectiva, reflexiva, reservada, ponderada, permitindo-nos olhar para dentro de nós mesmos. Capricórnio fala de responsabilidades e de estruturação, enquanto Câncer fala sobre família, lar, aconchego, amor, memória e nutrição. Capricórnio é prático, objetivo, enquanto Câncer é emocional.
Capricórnio é regido por Saturno, que está no signo de Peixes. Peixes é um signo voltado para as emoções, para o espiritual, para a introspecção. Em Peixes temos, ainda, a presença de Netuno, que é um dos regentes do signo. Netuno estará fazendo em quadratura com a Lua e com o Sol.
Este é um bom momento para tomar cuidado com as nossas ações, porque estaremos mais sensíveis do que o normal, mais captadores da energia ao nosso redor do que o normal, mais sujeitos às influências externas do que o normal. De certa maneira, podemos ficar num estado de devaneio e de delírio. Pense na imagem de alguém que está sob a água e olha para cima e vê as imagens daquilo que está fora da água distorcidas. Então tomem cuidado para não se deixarem levar pela lábia dos outros e por golpes.
Como a Lua rege as marés e os líquidos e como temos dois signos do elemento Água (Câncer e Peixes) em evidência muito forte nos céus, pode ser um período marcado por eventos envolvendo líquidos: enchentes, escassez ou inutilização da água, retenção ou perda excessiva de líquidos corporais, contaminação por líquidos, afogamentos, ressacas, vazamentos de líquidos, acidentes envolvendo líquidos (acidentes rodoviários ou um simples escorregão, por exemplo) são alguns dos exemplos de situações que podem ocorrer seja num nível individual, seja num nível coletivo. Além disso, como Capricórnio é um signo do elemento Terra, podemos acrescentar a possibilidade de maior quantidade desabamentos, terremotos seguidos de maremotos (ou tsunamis, como é dito hoje em dia), dificuldade para manter as águas e os líquidos dentro de uma área ou recipiente (o que poderia significar vazamentos ou enchentes), ressacas e afundamento/deslizamento de terrenos por excesso de água.
A população pode estar num período de ponderação, de busca por discursos que levem em conta uma visão mais estruturada, mais organizada, menos idealista e mais prática. Há uma momentânea onda conservadora nos discursos e nas ações, mas como Netuno estará numa posição delicada, onde tentará encontrar um jeito para resolver as tensões do período, pode ser que a população oscile entre a histeria coletiva e o recolhimento para ponderar melhor antes de agir ou para, ao menos, preservar-se psiquicamente e emocionalmente.
Como teremos duas Luas Cheias ocorrendo no signo de Capricórnio e, entre elas, uma Lua Nova em Câncer, no mundo (e em particular no Brasil) o momento político pode ser visto pela população como uma fase para perceber o que realmente é essencial para ela. Os discursos políticos, as preparações dos partidos para as eleições municipais poderão ser influenciadas por uma onda mais conservadora, tradicionalista, ponderada, prática, objetiva, com poucas notas idealistas. Aqui no Brasil, os políticos que se candidatarem a cargos nestas eleições deverão estar muito alinhados com uma visão mais prática e objetiva do cotidiano das populações que querem representar. Mais do que em outros momentos eleitorais e pós eleitorais, se os políticos não alinharem seus discursos com ações ponderadas, práticas e objetivas, com certeza serão alvo de situações bem negativas durante seus mandatos. Mais do que em outras eleições, a população poderá estar mais atenta a discursos e propostas que levem em conta as reais necessidades dela. Discursos baseados em idealismos, em delírios, em provocações vazias, em promessas sem apelo popular, sem preocupação com as estruturas que atendem aos interesses da população poderão ter menos apelo, porque as pessoas tenderão para o caminho do meio. Isto serve tanto para políticos alinhados à esquerda, quanto para os alinhados à direita. Enfatizarei mais uma vez: quem não fizer o que prometeu estará colocando sua vida política em risco muito mais do que em outras fases políticas. Como o mês de julho costuma ser um período para finalizar as escolhas dos candidatos que concorrerão às eleições, a tendência das escolhas acompanharão o que descrevi acima.
Bom, tudo o que foi descrito acima por conta desta Lua Cheia deve ser visto não como uma certeza, mas como uma possibilidade. Usem seus melhores recursos para fazer desta fase algo melhor para todos. Cuidem-se mais do ponto de vista psíquico e emocional, afastem-se, na medida do possível, de pessoas e ambientes emocionalmente instáveis e tóxicos. Não é um período positivo para provocações e para acirrar ânimos, pois o desgaste emocional será enorme. Tentem olhar para aquilo que está precisando de reparos em suas vidas, em suas casas, em seus trabalhos, em suas relações, em suas emoções, em seus corpos e em suas necessidades. Ter um tempo para ponderar, para analisar, para refletir, para meditar pode ser muito melhor do que se deixar levar pelo delírio e/ou por um apelo emocional momentâneo e vazio. Este não é um período ruim do ponto de vista financeiro, mas requer uma visão mais prática e conservadora na hora de agir para melhorar e administrar as finanças. O mundo está em pé de guerra e aqueles que defendem a guerra como solução poderão criar um desgaste emocional e psíquico muito grande, principalmente para as populações diretamente afetadas. O delírio do poder pode afetar a visão equilibrada de uma maneira muito ruim para todos. Mas são apenas possibilidades, meus caros viajantes das estrelas.
Será um período muito bom para entender o que significa desperdício. Desperdício de tempo, desperdício de energia, desperdício de poder, desperdício emocional, desperdício de vidas, por exemplo. A violência, em qualquer nível, é sempre destruidora. Elevem suas consciências para que possam idealizar (e colocar em prática) algo melhor para as suas vidas.
Este é um período marcado pela movimentação maior de energia envolvendo signos Cardinais e Mutáveis, portanto é um período de inícios e de mudanças de tendências. Que sejamos capazes de iniciar e de mudar para algo melhor.
O ciclo da Lua Cheia tem influência de 14 dias e com maior ênfase sobre os primeiros sete dias. Aproveitem ao máximo este período.
Por enquanto é só, pessoal! Depois falaremos sobre a Lua Nova em Câncer e a outra Lua Cheia em Capricórnio.
Inté!!
Obrigada, amigo, por compartilhar tanta sabedoria e estudos sempre!!!
ResponderExcluirValeu!!!!
Excluir