ECLIPSE LUNAR em PEIXES 2024
Ou
"ADEUS TAMBÉM FOI FEITO PRA SE DIZER"
por Marco Antonio H. de Menezes
O eclipse lunar do dia 17 de setembro de 2024 ocorrerá por volta das 23 horas e 34 minutos (horário de Brasília) aos 25 graus e 45 minutos do signo de Peixes.
Um eclipse lunar ocorre durante a Lua Cheia e uma Lua Cheia é uma oposição entre Lua e Sol.
Durante um eclipse lunar, a Lua fica parcialmente ou totalmente coberta pela sombra (gerada quando a Terra fica entre o Sol e a Lua) da Terra.
Um eclipse lunar, do ponto de vista astrológico é sempre um bom momento para reflexão, para avaliarmos questões emocionais, para vermos certas situações emocionais emergirem, para olharmos para o nosso interior, para analisarmos aquilo que temos tentado varrer para debaixo de nosso tapete imaginário.
Os eclipses não são um bom momento para ação, mas para reflexão, meditação, percepção, análise, avaliação, contemplação introspecção e até para descobertas. Então, tentem não levar adiante projetos em dias de eclipse, mas observem o que possivelmente venha à tona durante um eclipse, pois pode ser útil para direcionar nossas ações posteriores.
Escrito tudo isto, vamos para o eclipse parcial lunar que ocorrerá no signo de Peixes.
Em primeiro lugar, este é mais um evento que ocorre em signo Mutável (Peixes), deixando evidente que este período está bem marcado por energias que motivam mudanças, versatilidade, flexibilidade e adaptação.
E o mapa do momento do eclipse enfatiza energias mutáveis e cardinais.
Nos signos Mutáveis temos: Sol e Mercúrio em Virgem, Saturno Retrógrado e Netuno Retrógrado (além da Lua) em Peixes e Júpiter em Gêmeos. Acrescento a presença dos asteroides Vesta em Virgem e Pallas em Sagitário.
Nos signos Cardinais (signos relacionados com a independência, a ambição e a iniciativa): Marte em Câncer, Plutão Retrógrado em Capricórnio, Vênus em Libra, Nodo Norte da Lua em Áries. Podemos acrescentar os asteroides Juno em Libra e Ceres em Capricórnio, além de termos Quíron e Éris Retrógrados em Áries.
Urano Retrógrado em Touro é o único evento importante num signo Fixo (relacionado com estabilidade, certeza, determinação, economia e solidez).
Portanto temos um céu neste eclipse que marca a emersão de uma energia tanto criativa, versátil e adaptativa quanto iniciadora, impulsionadora e ambiciosa, para resumir as coisas. Ou seja, as possíveis questões emocionais e interiores que este eclipse possa trazer à tona permitirão que nós comecemos a descartar muita coisa e iniciar novos processos. É a hora certa para visualizarmos o que já não nos representa emocionalmente e espiritualmente e ao que precisamos dar maior atenção para que nos projetemos para um novo nível de vida.
Eu já chamo este eclipse de o eclipse do adeus! Dê adeus a tudo o que não funciona mais, que não motiva mais, que não se adapta mais, que não agrega mais, que não impulsiona mais, que não estimula mais, que não inova mais, que não abre horizontes, que não permite novas perspectivas e que não abre espaços para que possamos acomodar nossos sonhos e realizações atuais. Dê adeus às ilusões, às fantasias, aos sonhos sem noção, às promessas que nunca se cumprem, às ligações que não nos permitem explorar novos aspectos da vida.
Deixarei bem claro: pode ser doloroso para algumas pessoas passar por esta fase de desapegos, descartes e limpezas. Faz parte! Tudo depende da configuração individual em seus mapas astrológicos natais.
Este eclipse lunar tem uma enorme ligação com o que ocorrerá no ano que vem.
A partir do ano que vem teremos (alerta de spoiler!):
Nodo Norte da Lua indo para o signo de Peixes
Plutão ficando definitivamente no signo de Aquário
Urano indo para o signo de Gêmeos (primeira vez, depois volta para Touro)
Júpiter indo para o signo de Câncer
Netuno indo para o signo de Áries (primeira vez, depois volta para Peixes)
Saturno indo para o signo de Áries (primeira vez, depois volta para Peixes)
Marte (enfim) indo para o signo de Virgem
Todos estes acontecimentos ocorrerão quando Marte ainda estará transitando entre Câncer e Leão. Marte começou a transitar agora no mês de setembro pelo signo de Câncer e, por conta do movimento retrógrado que ocorrerá no final de 2024, permanecerá entre os signos de Câncer e Leão até junho de 2025. Lembrando que Marte normalmente permanece por aproximadamente 40 a 60 dias num signo.
Notem que, exceto Plutão (que ficará em Aquário, um signo fixo), todos os planetas lentos irão ou para signos mutáveis ou para signos cardinais e Marte marcará o breve início de mudança de signos indo para um signo mutável (Virgem). Saturno e Netuno voltarão para Peixes (signo mutável) e Saturno voltará a transitar por duas vezes pelo grau da atual Lua Cheia/Eclipse Lunar. Portanto, a energia que estará emergindo com este eclipse lunar ainda estará vibrando firme e forte no ano de 2025, desencadeando ajustes, consertos e reparos que permitam o descarte final de muita coisa que ainda possa estar grudada à nossa energia.
Spoiler dado, voltemos para o momento atual!
No momento atual temos algo interessante acontecendo ao mesmo tempo em que ocorre o eclipse lunar em Peixes. Um Grande Trígono (trígonos são aspectos entre eventos astrológicos que distam cerca de 120 graus entre si) envolvendo signos de Terra: Sol em Virgem, Plutão Retrógrado em Capricórnio e Urano Retrógrado em Touro. Há uma energia prática emergindo e permitindo que as pessoas possam ter uma estrutura mais segura para ir além, mas isto passa por algum tipo de revisão que poderá permitir que as pessoas aprendam a serem mais confiantes e mais capazes de expressar suas energias. Mas, ao mesmo tempo, o Sol recebe uma oposição da Lua e de Netuno Retrógrado, enquanto Plutão Retrógrado em Capricórnio e Urano Retrógrado em Touro recebem, cada um, um sextil da Lua e de Netuno Retrógrado. Isto forma o desenho de um papagaio ou de pipa (ou pandorga ou morcego ou cafifa, conforme cada um chama em sua região). Para a pessoa ascender, para mostrar seu brilho, ela precisará saber lidar muito bem com o seu lado psíquico e espiritual, podendo até mesmo ser muito autossuficiente. Tomem cuidado para não “patinarem” ou se “afogarem” em meio às dificuldades emocionais que possam ocorrer pelos próximos seis meses, porque ser autossuficiente é bom, mas o excesso faz com que acreditemos que quanto mais perto chegamos do Sol, mais perfeitos nos tornamos, mas lembrem-se da lenda de Ícaro. Procurem a ajuda de profissionais como psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras e afins para que sejam ajudados, se necessário for.
Mercúrio em Virgem fará uma forte oposição a Saturno Retrógrado em Peixes e uma quadratura com Júpiter em Gêmeos (que também está em quadratura com Saturno Retrógrado em Peixes, e esta quadratura já foi comentada no artigo sobre Júpiter em Peixes – 2ª parte), o que fará com que as pessoas reformulem muito bem seus pensamentos, sua mente, seus aspectos racionais, descartando as ilusões e focando naquilo que interessa analisar e construir daqui para frente. É importante que as pessoas entendam claramente com o que devem se comprometer daqui para frente e o que farão para manter tais compromissos de pé até as suas completas conclusões. A mente pode “viajar”, pular muito, perder-se em situações mirabolantes durante este período, mas justamente isto poderá fazer com que algumas pessoas percebam que, se continuarem assim, nada concretizarão.
Júpiter em Gêmeos e Vênus em Libra farão um trígono que permitirá impulsionar e estimular quem estiver ao redor, ou seja, dentro de uma equipe pode haver alguém que conseguirá empurrar os outros para um novo patamar, tirando-os do marasmo, da preguiça e da inércia. Vênus em Libra também faz oposição a Quíron em Áries, o que permite que as pessoas se lembrem de cuidar de si mesmas antes de se jogarem sobre os outros, antes de se desgastarem tentando ajudar os outros.
O Sol em Virgem também faz uma oposição muito importante com Netuno Retrógrado em Peixes, o que pode gerar um desconforto, uma dificuldade para sentir-se bem consigo mesmo, como se momentaneamente as pessoas perdessem a noção de si mesmas e perdessem a confiança em seus potenciais. O espírito crítico pode se voltar contra as próprias pessoas e fazer com que elas detonem suas próprias capacidades.
O restante do mapa traz energia de sobra para as pessoas se desafiarem para superar seus medos, suas ilusões e seus traumas.
Não estou dizendo que é um mapa fácil de lidar, mas estou tentando mostrar que há energia suficiente para que cada pessoa comece a se desprender de amarras conceituais, emocionais, mentais e espirituais que não as ajudam a obter algo. Não é passe de mágica, é conscientização do valor que as pessoas possuem, fortalecendo o foco naquilo que as ajudam a mostrar o lado mais forte e positivo, além de incentivar a iniciativa para descartar o que já perdeu sua validade.
Eu sei que estou escrevendo isto para seres humanos e sei que cada um de nós tem suas próprias lutas internas, mas há uma energia tão boa sob este eclipse... que tal sairmos do papel de vítima das ilusões do mundo e começarmos a mostrar o quanto somos capazes de superar nossas fraquezas? Não é uma coisa que se conquista em um único dia, mas com o exercício constante, pois a energia está evidenciada e disponível para todos, então para quê desperdiçá-la?
O importante é que aqueles que se sentirem tocados pela energia do eclipse, aqueles que sentirem que o corpo (sim, pode ocorrer diarreia, muita coriza, vontade de urinar além do normal, muito suor, por exemplo) a mente, as emoções e o espírito estão passando por algum tipo de descarte ou de limpeza durante este período, que aproveitem para começarem, após o eclipse, um novo ciclo em suas vidas. Aqueles que nada sentirem, provavelmente já estão numa outra vibração: ou porque já fizeram isto antes ou porque ainda farão isto num futuro qualquer.
Os possíveis desequilíbrios e dificuldades para manter a mente em foco durante o eclipse pode ser uma maneira de fazer com que a mente seja reprogramada para sair de todo um estado que não estava representando algo positivo para as suas vidas. Não recomendo o uso de drogas durante o eclipse. Se for possível, durmam ou distraiam a mente com algo leve, com uma comédia ou com uma leitura que os façam sair de qualquer estado negativo e depreciativo.
Acidentes podem ocorrer? Como em qualquer época da vida! Mas vale ser cuidadoso, pois este é um momento de descartes e de situações inesperadas vindo à tona, então sejam realmente cuidadosos.
Não se preocupem em saber o que exatamente acontecerá, até porque a configuração astrológica é totalmente voltada para que saiamos do estado de manipulação e de controle da realidade. Apenas sejam cuidadosos, nada mais do que isto!
Fiquem bem conscientes disto, meus caros viajantes das estrelas: este é um eclipse de liberação e não de ação! A liberação virá naturalmente para aqueles que dela necessitam. Pode ser que no dia seguinte vocês acordem e perdem o horário e descobrem que escaparam de um acidente. Pode ser que acordem no dia seguinte e se sintam com vontade de ligar para alguém e esta ligação traz revelações incríveis para as suas vidas. Pode ser que ao longo do dia recebam uma notícia que pode impactar suas rotinas de vida. Enfim, deixem que a vida mostre o que é essencial ser liberado neste momento.
Pensem nisto: Peixes é o último signo do zodíaco, então, ele representa naturalmente o fim de um ciclo, de uma etapa, de uma fase e a preparação para irmos para o próximo nível e não é à toa que Netuno, regente atual de Peixes, está no final de Peixes, como um guardião de transição e temos a presença de Saturno (aquele que guarda o portal que separa o mundo visível do invisível) em Peixes e ambos atravessarão, em 2025, a passagem entre Peixes e Áries, anunciando uma nova etapa de vida para o mundo. E em 2026, eles farão uma conjunção no início de Áries (signo dos inícios) selando o início da nova etapa. Então, deixem as coisas se desprenderem de suas vidas para que possam iniciar uma nova etapa sem cargas inúteis.
Ahhh! Se possível for: deixem os lançamentos, as estreias, as novidades para serem colocadas em andamento a partir do dia 19 de setembro, se possível for! Pode ser muito melhor!
Inté!!!
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário