O que podemos esperar
de um período
escorpiano?
por Marco Antonio H. de Menezes
“Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.”
(frase de Albert Camus, escorpiano do dia 07 de novembro)
No dia 22 de outubro de 2024, um pouco antes das 19 horas e quinze minutos (horário de Brasília), o Sol começou sua caminhada pelo signo de Escorpião.
Escorpião é o oitavo signo do zodíaco a partir de Áries. É tradicionalmente regido por Marte e atualmente considera-se Plutão o seu regente. Escorpião é um signo Fixo, portanto ele marca a fase mais madura de uma estação, que no caso é a Primavera para o Hemisfério Sul e o Outono para o Hemisfério Norte. É um signo relacionado com os órgãos genitais, os órgãos de reprodução, o reto e a bexiga.
Numa fase com o Sol em Escorpião temos o desejo e a intensidade como energias mais evidentes. A energia de Escorpião é motivadora, investigativa, penetrante, determinada, científica, exploradora, passional, consciente, realizadora, vingativa, temperamental, arrogante, violenta, intolerante, sarcástica, ciumenta, teimosa e desconfiada.
Então este pode ser um período onde cada situação é vivida com maior paixão e com maior profundidade. Mas nada aqui é gratuito, tudo é muito estudado, tudo se origina de uma investigação meticulosa de cada etapa, de cada gesto e de cada expressão, porque o olhar de Escorpião é agudo, sensível, perceptivo e investigativo. Porém, nada é mecânico, tudo tem uma aura sensual e sexual muito forte ou, no mínimo, envolvente. Escorpião traz a necessidade de seduzir, de atrair, de garantir algo sabendo o valor de cada coisa, de cada atitude e de cada palavra. Escorpião fala da entrega profunda e da espera de uma resposta que esteja à altura de cada investimento que fez para se entregar a uma pessoa, a uma situação ou a um negócio, por exemplo. As crises podem ser o lugar onde a energia de Escorpião mais brilha, porque a cada crise há um renascimento, há uma transformação, há uma necessidade de remodelar tudo. Escorpião, mesmo sendo um signo Fixo, abre as portas para a transformação e para a transmutação, porque algo nele precisa morrer, algo em sua vida precisa ir embora para que possa crescer, para que possa atingir um novo patamar, para que possa brilhar e se destacar.
Aquilo que ganha o amor e a dedicação da energia de Escorpião precisa corresponder em intensidade e paixão, precisa ser capaz de entender que foi convidado para ir aos territórios mais profundos de sua alma para resgatar algo precioso, algo que trará um novo sopro de vida para a sua experiência, para a sua sobrevivência. A energia de Escorpião traz a cura, traz a cura do corpo e da alma, traz as soluções que surgem depois de uma profunda e meticulosa investigação das origens dos males que afligem uma coletividade ou um organismo ou um negócio.
Escorpião vinga-se daquilo que o fere, daquilo que não sabe dançar conforme sua boa vontade, conforme sua inteligência, conforme suas emoções. Escorpião precisa aprender que não é dono de nada a não ser da habilidade para explorar profundamente os seus dons e que é graças ao convívio com os outros e com o mundo que aprende a renascer, que aprende a transformar-se, que aprende a transmutar-se. Pode ser solitário mesmo com todos ao redor, porém não deixa de exercer sua liderança, pois sua sabedoria está em perceber cada nuance como poucos e dar a ela o uso devido. Escorpião pode ser apaixonado pelo que faz ou pelo simples fato de ser ele quem está executando algo. A autoestima de Escorpião pode depender do quanto que os outros reconhecem a sua capacidade para ir ao ponto crítico de algo.
O veneno de Escorpião torna-se destrutivo toda vez que ele é atingido emocionalmente e pode até mesmo contaminá-lo, levando-o a um período de ostracismo, de afastamento de tudo e de todos até que possa expurgar cada gota de sua dor e cicatrizar sua ferida.
Portanto, para o mundo temos um período perfeito para sermos mais profundos, para sermos emocionalmente mais intensos, para sermos mais criteriosos e para aprendermos muito com os momentos de crise. O mundo pode aprender a se soltar de algo que se tornou inútil, mesmo que contra a sua vontade, além de poder declarar guerra até aprender a largar o osso do poder e pode tornar-se venenoso porque não admite que perdeu, apesar de tudo o que aparentemente tenha feito de bom e do melhor pelos outros. O mundo pode ser traiçoeiro e manipulador somente para fazer valer a sua vontade. No entanto, o mundo pode encontrar a cura para os seus males, pode aprender a estar mais atento a cada detalhe para obter a solução mais adequada para cada problema. O mundo pode aprender a ser mais investigativo e menos manipulado. O mundo pode aprender a reciclar emoções, ideias, conceitos e tudo o que estiver disponível. O mundo pode aprender a ser menos venenoso para si e mais interessante para todos, com uma noção mais consciente de seu papel na transformação dos fatos. O mundo, talvez, precise ver exposta sua dor para aprender a se regenerar num período com o Sol em Escorpião. A bomba emocional de Escorpião tanto pode contaminar o mundo com prazer e bem-estar para todos, quanto pode contaminar com manipulação, medo e morte. A escolha está nas mãos do mundo e de quem brinca de ser poderoso neste mundo.
No momento da passagem do Sol pelo signo de Escorpião nós tivemos uma grande Cruz se formando nos céus astrológicos. Ou seja, quatro quadraturas formaram um desenho de quadrado e os signos envolvidos eram Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, ou seja, signos cardinais, signos que iniciam algo, mas com o Sol no início de Escorpião, esta Grande Cruz recebeu uma pitada de energia Fixa. Algo nos céus avisa que o período será marcado pelo início de uma situação que dificilmente será impedida ou será reconsiderada, mas esta situação exige que algo seja definitivamente perdido, aniquilado e, se possível, reciclado. Será o início de uma fase de transformações e transmutações.
Quase 24 horas depois do início da passagem do Sol por Escorpião teremos a Lua participando desta grande Cruz e fortalecendo a oposição entre Marte em Câncer e Plutão em Capricórnio (leiam o artigo sobre esta oposição clicando no link que deixei mais abaixo). A Lua é regente de Câncer, portanto ela traz um forte componente emocional ao jogo de poder que está em andamento na bravata entre Marte e Plutão e isto poderá resultar em mais dificuldade para que haja entendimento entre governos e tendências políticas no mundo.
Entendam, Marte e Plutão são regentes de Escorpião e tanto Câncer quanto Escorpião são signos do elemento água, que trabalha as emoções. Com as tensões criadas entre Lua, Marte e Plutão, não podemos esperar que, num nível coletivo ou individual, este seja um período calmo, conciliador e pacífico, pelo menos não será para aqueles que não aprenderam a olhar para si mesmos e não foram até o fundo de suas energias e não resgataram aquilo que importa para si mesmos. Eu não sou psicólogo, psiquiatra, psicanalista ou psicoterapeuta, mas recomendo fortemente que as pessoas procurem por estes profissionais (se necessitarem da ajuda de alguém que possa orientá-los em momentos críticos) e, paralelamente, trabalhem melhor com suas energias espirituais, pois as energias mais pesadas e obsessoras poderão vir à tona nesta fase, se não tomarem cuidado. Se puderem evitar conflitos, ambientes conflituosos, negativos, desequilibrados e desarmônicos, tanto melhor para não se sujeitarem a situações que envolvam, dentre outras coisas desagradáveis, violência, mortes e acidentes. Não diria que as coisas ficarão feias daqui para frente, mas seria sábio não provocar onças com varas curtas.
Ahhh! E não pensem que as questões geológicas, climáticas e até solares serão menos intensas neste período, porque será ledo engano!
Por último, entre o dia 23 e o dia 24 de outubro de 2024 a Lua iniciará a sua fase Minguante, prenunciando o fechamento de um ciclo antes da Lua Nova em Escorpião.
Estejam atentos, meus caros viajantes das estrelas, e melhorem o que for possível em suas energias.
Inté!!!!
LINK:
MARTE X PLUTÃO, o MMA da virada de ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário