Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

07 julho 2025

Saturno e Netuno conjuntos em Áries (2025)

Saturno e Netuno conjuntos em Áries (2025)

ou

A primeira vez ninguém esquece

por Marco Antonio H. de Menezes

(marcomenezesbrrj1@gmail.com 

Eu já avisei, em outro artigo, que julho de 2025 não seria um mês qualquer do ponto de vista astrológico. E não é mesmo!

Enquanto nós vemos neste mês o início da retrogradação de Netuno e Saturno em Áries e de Mercúrio em Leão, temos a entrada de Urano em Gêmeos.

Mas há outro evento que está agitando os céus astrológicos: a conjunção quase exata entre Saturno e Netuno em Áries que ocorrerá, principalmente, em meados de julho de 2025 e que vai diminuir de força de agosto em diante. Ambos ficarão muito próximos entre si, numa relação que pode ser menor do que 10 minutos de diferença. Tal conjunção é uma prévia da conjunção exata que ocorrerá em fevereiro de 2026, quando eles se encontrarão no grau zero de Áries.

Essa, talvez, seja a conjunção mais impactante e significativa em muito tempo, porque ela ocorrerá no signo que inicia a mandala astrológica (Áries) e no grau que inicia a caminhada por um signo (grau zero). E tal conjunção ocorre entre dois planetas lentos, que possuem efeito sobre toda uma geração e sobre a coletividade. Não é pouca coisa não, meus caros viajantes das estrelas.

Resumindo: vamos recomeçar! Sim, vamos recomeçar!

Por um lado, temos o planeta dos sonhos e dos sonhadores, Netuno. Pelo outro lado, temos o planeta das construções e das concretizações, Saturno. Esta junção ocorre sobre um signo que facilita o início de algo, o pioneirismo, a vanguarda, a ação impulsiva e agressiva para frente. Então tal conjunção abre a porta para um novo ciclo dentro da humanidade. Não há nenhuma outra conjunção envolvendo planetas lentos que vá fazer isso em Áries nem daqui um século! Mesmo quando Netuno voltar a transitar pelo signo de Áries (daqui uns 165 anos), ele não fará outra conjunção com um planeta lento no início deste signo.

Dá para sentir o tamanho do impacto e da importância dessa conjunção?

Agora, vamos às advertências: planetas não mudam nada, Astrologia não muda nada! A Astrologia é, basicamente, análise e estudo da relação entre posições astrológicas e eventos que são desencadeados sobre o planeta. Portanto, quando tal conjunção ocorre, é visível que alguma nova forma de energia será formatada sobre a superfície do planeta. Portanto, os planetas em conjunção não provocam as mudanças, mas evidenciam que durante esta época estaremos mais sujeitos a elas. Num exemplo bem grosseiro, podemos dizer que a febre não é uma doença e nem a causa de uma doença, mas evidencia que algo está perturbando o equilíbrio do corpo. Então podemos dizer que um planeta não é a mudança e nem é a causa da mudança, mas evidencia que algo está mais propício para que uma mudança ocorra naquela época.

Agora que já nos entendemos, vamos para o restante da ópera.

Sim, meus caros viajantes das estrelas, estamos tendo a sorte de presenciar um momento de emergência de novas energias dentro desta nave chamada Terra.  Não é pouca coisa não! Tente imaginar o que é ver a coletividade gerar uma energia que vai varrer para o lixo tudo o que até aqui foi construído e começar a formatar um novo mundo.

E não, não estamos falando de Era de Aquário, porque a Era de Aquário ainda não está acontecendo, mas estamos numa zona de transição entre a Era de Peixes e a de Aquário. Do ponto de vista astronômico ainda levaremos um bom tempo antes que ocorra. 

As conjunções entre Saturno e Netuno ocorrem a cada 36 anos, aproximadamente. E tais conjunções ocorrem em grupos específicos de signos a cada, aproximadamente, 128 anos. Agora estamos no ciclo que ocorre em signos cardinais. Em 1989 ela ocorreu em Capricórnio (1- tivemos a queda do muro de Berlim, algo que marcou o fim da guerra fria e que redefiniu todo o processo de domínio e hegemonia de poder, principalmente o econômico, no mundo; 2- Sir Tim Berners-Lee a World Wide Web ou www ou web no CERN; 3 – a nave Voyager 2 passou perto do planeta Netuno) e em 1953 ela ocorreu em Libra (demonstração do funcionamento e da estrutura da dupla hélice do DNA por James Watson e Francis Crick, o que conferiria a eles, nove anos mais tarde, o Nobel de Medicina). Os signos cardinais são sempre aqueles que prenunciam o início de algo, que evidenciam qual direção deve ser tomada na vida. A próxima conjunção entre Saturno e Netuno deverá ocorrer em Gêmeos, que é um signo mutável. Em 1917 a conjunção ocorreu em Leão, fechando um ciclo de conjunções entre Saturno e Netuno em signos fixos (Neste ano tivemos: 1 - a Revolução Mexicana que trouxe uma das mais interessantes constituições do mundo; 2 – a revolução de Fevereiro que depôs o poder dos czares na Rússia; 3 – a revolução de Outubro, quando Lênin, por meio do partido Bolchevique, instalou o governo socialista  soviético; 4 – ano das aparições da Virgem de Fátima, sendo que a última culminou com o milagre do sol que bailou e com a cura de diversos enfermos, além da conversão de muitas pessoas ao catolicismo, segundo relatos da época; 5 – uso do gás mostarda na Primeira Guerra Mundial; 6 – no início de 1918 tem início a Gripe Espanhola).

Pesquisem mais para saber as coisas interessantes que tenham ocorrido por estas épocas.

Quando Saturno e Netuno ocorrem em conjunção num mapa eles podem trazer uma sensação de que a realidade não bate com o sonho, com a fantasia. Parece óbvio, mas não é! Muitas vezes uma pessoa pode sonhar com algo e concretizar tal sonho. Mas quando Saturno e Netuno estão conjuntos, há dificuldade para concretizar conforme nós sonhamos, ou criamos uma expectativa muito alta que gera decepções e insatisfações muito altas. As pessoas podem ficar meio perdidas ou podem passar a vida inteira desafiando o mundo e se desiludindo com o mundo que as cercam. Uma pessoa pode imaginar que viajar de um lugar para outro usando um avião é algo que requer apenas a compra de um passaporte e o simples sentar numa poltrona. Entretanto, a realidade requer seguir regras sobre chegar no horário certo para fazer o check-in, saber o tamanho e o peso da bagagem, saber se pode ou não levar certos itens, saber a melhor posição no avião, enfrentar turbulências, enfrentar falta de comodidade dentro do avião e até saber que tipo de roupa é mais adequado para vestir enquanto está no avião. Para algumas pessoas isto pode significar a total perda do glamour (palavra bem apropriada para Netuno), um banho de água fria, uma cadeia de restrições (palavra bem saturnina) que as deixam com uma sensação de que o mundo é estranho e incapaz de respeitar e contemplar o prazer de simplesmente viajar.

A sensação de que o mundo não consegue conciliar realidade e fantasia a ponto de permitir a concretização de algo satisfatório pode gerar a inconformidade e a vontade de reagir, de contestação e de enfrentamento dos poderes vigentes. Aí as pessoas podem partir para a ação, contaminam a todos com suas ideias, com seus valores, incendeiam a ordem vigente com um nível de questionamento altíssimo que pode gerar a queda de valores, de poderes, de certezas, de sentenças, de posturas, de padrões e de regras, por exemplo.

Levando em conta o parágrafo acima, temos a abertura para as revoluções, as descobertas, as explorações e os experimentos. Algo precisa começar a mudar, algo precisa representar a perfeita simbiose entre sonho e realidade. É em momentos como esse que ocorrem as rupturas, a contestação impiedosa do discurso dominante, a implantação de novos valores políticos e geopolíticos, a pesquisa e a descoberta de tecnologias muito mais interessantes e o desenvolvimento de novos padrões culturais que atendam melhor àquilo que a mente começa a entender intelectualmente nesta fase. As relações econômicas mudam, os padrões de troca financeira são alterados e as relações de força entre as classes passam por uma reestruturação muito forte.

Por ocorrer no início de Áries não se pode esperar algo menos estrondoso emergindo a partir do mundo que conhecemos. O impacto pode ser muito forte sobre toda a organização da sociedade que conhecíamos e praticávamos até aqui. Haverá um embate entre as forças mais restritivas e as forças mais expansivas. Em algum nível dentro da sociedade cria-se o espaço para que haja uma guerra, uma batalha e/ou um confronto muito sério, algo que representa a cisão entre o que era aceito e o que não pode ser aceito por uma parcela da coletividade. O questionamento os motivos que levam um grupo a ser mais contemplado do que o outro pode gerar embates, violência e desrespeito a tudo o que estava sendo aceito. Há uma postura mais agressiva, mais marrenta, mais destemida, mais ousada e mais guerreira por parte daqueles que se sentem descontentes com tudo o que está ocorrendo com suas vidas. Depois que alguém abre uma porta, dificilmente ela será fechada ou dificilmente algo tende a regredir para a ordem anterior, agora é aprender a construir algo com os novos modelos que começam a brotar e que começam a representar aquilo que antes foi clamado.

Certamente uma nova sociedade emerge a partir desta fase. E, como já foi citado anteriormente, dificilmente uma nova oportunidade para fazer mudanças tão profundas na sociedade emergirá pelas próximas décadas. Acredito que teremos décadas e, talvez, centenas de anos para desenvolver uma nova organização da humanidade aqui na nave Terra.

Os acontecimentos que marcarem o ano de 2025 e o ano de 2026 serão cruciais para a nova ordem mundial que estará sendo desenvolvida para humanidade. Os outros contatos entre Saturno e Netuno em outros signos servirão para aprimorar o que nascerá a partir desta fase atual. Saturno e Netuno voltarão a se encontrar, em anos futuros, em Áries, mas não no início deste signo como estaremos presenciando em 2025 e 2026. Essa, digamos, exclusividade temporal torna o período atual algo extraordinário e que deveria ser vivido com muita emoção e com muito maior participação por todos. Talvez seja o momento que menos convida as pessoas para a letargia, para a omissão, para a anulação, mas nada impede que certas pessoas prefiram o escapismo ou a contestação vazia de propósitos. Cada um escolhe o seu jeito de participar de uma festa, meus caros viajantes das estrelas.

Prontos para o reinício? Sendo sincero, creio firmemente que nem todos estão prontos, mas todos os que estão lendo este artigo e que estão vivendo esta fase conturbada do planeta estão aptos para participar deste reinício.

Pensou que acabou? Não! O Brasil também aparece mais abaixo! 

"O BRASIL"

 O mapa que usarei de referência é o mapa da Independência do Brasil com horário para 16 horas e 30 minutos do dia 07 de setembro de 1822. Neste mapa o Ascendente do Brasil é Aquário e a segunda casa começa no finzinho de Peixes e possui Plutão a 0 grau de Áries (se você leu o texto inteiro acima já viu a importância disso para o Brasil).

Pois bem, com Saturno e Netuno no início de Áries até o início do ano que vem, nós podemos ter duas configurações aqui no Brasil e elas já estão se manifestando neste momento no país.

Saturno e Netuno estão em conjunção com o Plutão natal presente na segunda casa do mapa da Independência do Brasil. Ótimo! Mas... nem tanto!

Saturno com Plutão traz muito dinheiro, investimento, dinheiro que pode chegar de diversas fontes, mas não chega sem estrutura, sem embasamento, pois é preciso criar condições que permitam o ajuste e as restrições necessárias para que a economia cresça. Não é fácil manter o equilíbrio entre ganhos e gastos, mas se o país for administrado com competência sobra troco. Saturno evidencia uma energia que exige que tudo seja feito de maneira competente, com contenção, com cautela, com muita atenção a cada detalhe, se for necessário cortar na própria carne, que assim seja. Seja com Saturno em movimento direto ou retrógrado, a temática é a mesma, cuidar bem das contas públicas e ser preciso no uso do dinheiro e na arrecadação. Alguém terá que fazer os sacrifícios, mas o resultado poderá ser bom, caso façam o dever de casa corretamente.

Netuno com Plutão permite ganhos financeiros, principalmente envolvendo petróleo e extração a partir das águas. É por conta disso e pelo fato de atualmente Plutão estar na décima segunda casa em Aquário e em sextil com o Plutão Natal do país, que eu digo que o Brasil fará uma burrada se não investir na pesquisa de petróleo lá na foz do Amazonas. Tudo aqui permite muitos ganhos a partir de extração mineral, de riquezas da terra. E há uma vantagem: todos os demais países que estão investindo naquela região estão a 100 km, enquanto o Brasil pretende pesquisar petróleo a uma distância de 500 km. Não é estranho que os países que estão por trás das empresas que já exploram o petróleo naquela região sejam os mesmos que fazem pressão (direta ou indiretamente) para que o Brasil não faça isso? Que tal recordarmos o que aconteceu recentemente com o caso do pré-sal aqui na região Sudeste? Entre 2005 e 2007 a Petrobras anunciou a descoberta da área do pré-sal que envolvia as bacias do Espírito Santo, Campos e de Santos. Algo que alavancaria a produção de petróleo brasileiro para um nível de independência em relação aos demais países. E foi justamente depois disso que o olho cresceu e muitos países começaram a ver o Brasil como um alvo para futuras operações que permitiriam a eles ficar com grandes fatias da produção nacional, principalmente depois da queda de Dilma Rousseff. Para quem quer saber detalhes, recomendo o artigo publicado no site da FUP (Federação Única dos Petroleiros) sob o título “O golpe e o pré-sal: origem, desenvolvimento e consolidação da crise”, escrito por William Nozak. Tal produção era para ser aplicada para o desenvolvimento do país, mas foi partilhado, após sucessivas privatizações, entre empresas estrangeiras. E ainda está sendo partilhado. Se isso não tivesse ocorrido não haveria espaço para o Temer congelar gastos por 20 anos. Neste texto será fácil saber quem realmente ainda tem interesse e quem contribuiu e quem contribui para que a partilha continue. O Brasil tem uma segunda chance para conseguir aumentar a sua produção de petróleo e garantir que não mais ocorram os erros daquele período. Quem ganha é o país e o povo, não o acionista estrangeiro! E é aqui que Netuno em conjunção com o Plutão natal traz sua faceta mais perigosa: o golpe! Um golpe financeiro que pode prejudicar o país, que pode vir de truques, promessas ilusórias, armadilhas e enganos (algo bem netuniano). Por meio de leis e de outras tramoias, inclusive com a ajuda do Congresso Nacional, nós podemos ver o dinheiro sumir pelo ralo. E não é só por conta do petróleo. O escândalo das emendas parlamentares e os desmandos atuais da administração do deputado Hugo Motta e de boa parte do bloco partidário que compõe o Centrão (direita) e a Extrema-direita poderão inviabilizar tudo aquilo que Saturno conjunto ao Plutão natal traz de bom. Netuno em Áries (direto e retrógrado) e em Peixes (quando ele estiver retrógrado) está em quadratura com o Netuno natal do Brasil, que está na casa que representa os parlamentares, logo, eles são tanto o alvo de ações contra eles mesmos, quanto podem travar a economia e o avanço do país, a não ser que mudem suas ações. O bloco que atualmente domina o Congresso Nacional visa maior poder para o Congresso e a ativação do Parlamentarismo (que vem disfarçado sob a denominação de semipresidencialismo). Na prática, o poder (inclusive econômico) é retirado das mãos do presidente (que ainda pode ser eleito pelo povo) e fica nas mãos do primeiro-ministro (eleito pelo Congresso) e dos ministros que respondem direto ao Congresso. Acontece que o povo brasileiro já decidiu, por plebiscito, que é contra o parlamentarismo. Deu para entender o alcance dos enganos e das armadilhas que ainda virão por aí, principalmente entre 2025 e 2027? Deu para entender que Netuno conjunto ao Plutão natal do Brasil poderá ajudar a encobrir as verdadeiras aspirações de poder que envolvem o controle da vida financeira do país? Não é que vá acontecer, mas está caminhando para isso, caso o povo não entenda os meandros da política nacional.

E aí temos que desde o dia 07 de julho de 2025 Urano fez sua primeira passagem pelo signo de Gêmeos. Quando Urano entra em Gêmeos, ele começa a ativar um quincunce com Netuno e Urano natais do mapa do Brasil. Urano já está quarta casa do mapa do Brasil, onde está a Lua, que representa o povo. Não é à toa que houve uma enorme reação do povo por meio da internet contra os desmandos dos deputados federais. E isto deverá perdurar até 2027. O povo tanto pode ser ludibriado por uma parcela de deputados que tentam fazer passar leis que afetam negativamente a população, quanto o povo pode reagir de maneira surpreendente e desmontar tudo isso. Urano é a surpresa, o inesperado! Em Gêmeos tudo isso fica muito mais intenso! E as eleições de 2026 poderão ser marcadas por muitas reviravoltas e muitas surpresas. Ninguém deve contar com o ovo dentro da galinha, do ponto de vista das apostas políticas, pois será uma fase de “eita seguido de eita”.

Tanto Saturno quanto Netuno poderão trazer ótimas perspectivas econômicas para o país, mas dependerá do povo o controle e a consciência para que o uso das boas perspectivas econômicas seja voltado para ele.

Os acordos econômicos que o atual presidente, Lula, fez no exterior são mais do que perfeitos, são maravilhosos para a economia, mas se não houver, no poder, pessoas preocupadas com o bem-estar da população, tudo virará fumaça e o país será, mais uma vez, transformado em mero fornecedor de matéria-prima (inclusive com privatização de tudo o que é nacional e que pertence ao povo) e de mão de obra barata, ficando à mercê de fundamentalistas (políticos e religiosos) e de uma elite reacionária e devoradora. O país tem tudo para dar um salto maravilhoso e se destacar no cenário internacional como uma potência e como uma nação que começa a aprender a cuidar bem de sua população (em termos de saúde, de educação e de bem-estar geral). Podemos ter condições de abrir um campo imenso na área de tecnologia com o dinheiro que venha do petróleo (por exemplo), permitindo que os centros de pesquisa nacionais desenvolvam até mesmo novas e muito mais confiáveis tecnologias limpas de geração de energia. O palco está montado: ou interpretamos uma peça maravilhosa ou encenaremos um retumbante fracasso (e dessa vez vai demorar muito para nos reerguermos, acreditem!).

Bom, acho que agora consegui narrar melhor os possíveis futuros cenários do Brasil. E espero que tenha sido compreendido por você, meu caro viajante das estrelas, que este momento de conjunção entre Saturno e Netuno no início de Áries não ocorrerá de novo em muitos séculos, portanto temos uma oportunidade de ouro para o mundo e para o país alcançarem níveis muito melhores, se for da vontade dos envolvidos.

 Inté!!!!

Links:

Júpiter em Câncer (2025)  

Júpiter em Câncer (2025) - parte 2  

Urano em Gêmeos (2025) 

Julho de 2025  

Netuno Retrógrado  

Saturno Retrógrado