Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

23 maio 2020

Pega na mentira!! ou Mintchura! Mintchura!! (2)

Pega na mentira!!

ou

Mintchura! Mintchura!!
(2)

por Marco Antonio H. de Menezes

Agora que voltamos no tempo e vimos como é marcante a presença deste eixo nodal, vamos começar a ver o que está ocorrendo no mundo nesta transição de eixos nodais.



No dia em que o eixo nodal Gêmeos/Sagitário entrou em vigor, Plutão (em Capricórnio) e Lilith (em Áries) estavam retrógrados e em aspecto de quadratura, não muito forte, mas significativa. Plutão está fazendo uma conjunção com Júpiter e Lilith está em conjunção com Éris. Ëris faz quadratura praticamente exata com Plutão e faz outra quadratura, não exata com Júpiter. O asteroide Pallas (que está em Aquário) faz uma fraca conjunção com Plutão e Júpiter e uma forte conjunção com Saturno (que também está em Aquário). Lilith está fazendo uma quadratura tanto com Pallas como com Saturno. Marte (em Aquário) faz um trígono com Vênus e com o Nodo Norte da Lua, que estão em Gêmeos. Marte faz sextil com Éris e Lilith e semisextil com Plutão. Netuno (que está em Peixes), faz quadratura com Vênus. Netuno faz um sextil com Plutão (os dois amam fazer sextil entre si!). Netuno está saindo de um sextil com Júpiter (pelo menos até eles não ficarem retrógrados novamente). A Lua (em Libra) fazia um rápido quincunce com o Sol e com Mercúrio (ambos em Touro) e estava correndo para fortalecer um trígono com Vesta e Vênus em Gêmeos.

Medo, revoltas, dificuldade de comunicação entre as partes, tentativa de resgate do amor próprio, dificuldade para elaborar uma visão emocional e mental equilibradas, a busca por saídas éticas e a luta entre interesses antagônicos gerando discórdias. Os egos estão em descontrole, mas há uma névoa que tenta acalmar tudo, ainda que nada esteja sendo definido de maneira clara. As pessoas se mostram apreensivas, mas ao mesmo tempo desejam acreditar que há algo bom no futuro, esperam que as notícias sejam mais agradáveis, que renovem suas esperanças, que tragam de volta o equilíbrio, a beleza, mas ainda não há certeza de nada, os interesses mudam de uma hora para outra, distrações são mais atraentes do que aprofundamentos. A névoa é uma maneira de esconder as verdades, como se estivessem esperando o tempo certo para mostrarem o que há por trás de tudo o que está ocorrendo. Soltam pequenas esperanças, mas são como pequenas iscas que distraem todos das verdadeiras intenções e das brigas de ego e de interesses que estão ocorrendo nos bastidores. Há morte, muita morte, lamentos, tristezas, desesperanças, desencontro de informações, que geram conflitos e que geram discórdias. A escuridão parece longa, pesada e a luz é temida porque pode iluminar facetas não muito agradáveis. Paralisia e falência, esperança e renovação. A moeda não possui lastro e afunda num enorme colapso que arrasta a todos! A mentira também causa estragos letais.

Então vejamos o mito de Plutão (Hades na mitologia grega). Na mitologia grega, Hades é filho de Cronos (Saturno) e irmão de Zeus (Júpiter). Neste exato momento ele está fazendo aspectos com Saturno e com Júpiter. Hades era o rei do submundo, que era a representação grega do inferno. Zeus era o deus dos deuses. Cronos era o pai de Zeus e de Hades e o rei dos Titãs. São três seres muito poderosos conversando entre si. Em outras palavras, seja lá o que esteja para vir à tona para a humanidade, não será uma decisão em acordo com a vontade dela, mas em acordo com a vontade e a decisão destes seres poderosos. A humanidade está como refém nas mãos deles. Mercúrio (Hermes na mitologia grega) é o regente de Gêmeos. Hermes é o filho de Zeus, logo Mercúrio é o filho de Júpiter. O eixo nodal Gêmeos/Sagitário é regido por Mercúrio/Júpiter. Hermes é conhecido como o mensageiro. Zeus derrotou Cronos, na mitologia grega, libertou seus irmãos (que haviam sido devorados por Cronos, que temia que um dos seus filhos usurpasse o seu poder), dentre eles Hades. Mas ocorre que Aquário e Capricórnio são signos regidos por Saturno, o que faz com que o poder de Júpiter e Plutão seja tutelado pelo poder de Saturno, ou seja, eles respondem ao pai assim como na mitologia, mesmo com todos os problemas. Podemos considerar que os três reis poderosos estão num embate muito forte entre si para saber o que poderá predominar daqui para frente. Caberá a Júpiter entregar a seu filho, Mercúrio, a palavra final desta discussão entre estes três reis poderosos. Mas foi Plutão quem preparou todo o cenário para o que ainda virá à tona. Foi Plutão, quem, invisivelmente, manipulou tudo o que ainda estava por vir, além de revelar tudo o que estava escondido, tudo o que estava enterrado e tudo o que foi engolido por muito tempo. Mesmo depois desta reunião entre estes três reis poderosos, Plutão ainda ficará um bom tempo destruindo estruturas, modelos administrativos e sistemas de crença que moldavam a vida da humanidade. Plutão é o guardião do tesouro. O tesoureiro! E ele está avisando que as contas não fecham mais, pois emitiram mais do que tinham (e por muito tempo) e muitos compraram o que não tinha valor! Os poucos que perceberam isto, na surdina, tentaram vender/trocar o que era sem valor por algo com mais valor, antes que do grande colapso. Portanto, se você é um daqueles que acredita que 2020 foi o último ano ruim... é melhor já ir revendo os seus valores, porque a desestruturação ainda não acabou.

O fato de Plutão estar em quadratura com Lilith, para mim, nada mais é do que revolta e dificuldade para aceitar a realidade como ela vem se apresentando e a necessidade de romper com padrões que sufocam a livre expansão das pessoas. Mas muito cuidado: muita morte e tristeza. O ar estará sufocante e será cada vez mais difícil respirar (entendam como quiser). Como Éris está fazendo uma quadratura exata com Plutão, há medo, discórdia, indisciplina e conflitos como desafios a serem superados. As conversas não são amigáveis e os interesses são baseados em egos inflamados e inflados que nada resolvem. As pessoas cobram atitudes, mas as vozes são dissonantes e os discursos não se casam, cada um puxa a brasa para a sua sardinha. Isto pode gerar confrontos, brigas, guerras, birras e perdas, inclusive do ponto de vista material. E não estou falando de uma coisa que está acontecendo agora, porque o que está acontecendo agora é fruto de coisas que não têm sido resolvidas desde o passado mais remoto. Todos os setores da humanidade precisam refletir melhor sobre para onde estão conduzindo os seus interesses, porque eles têm trazido tragédias e despertado guerras, perdas de vidas, perdas de liberdade e concentração de poder nas mãos de poucos. A humanidade deveria aproveitar este momento para assistir e entender o que está se passando diante dela em lugar de ficar na defesa apressada desta ou daquela posição. A humanidade precisa se conscientizar de que ela está sempre sendo manipulada por interesses que nunca visam o seu bem-estar, mas de poucos e poderosos, que sempre argumentam baseados nas fraquezas emocionais e mentais dela. Por quanto tempo a humanidade vai continuar decidindo o seu destino baseada em eventos catastróficos ou artificialmente construídos que são usados de maneira apelativa para justificar esta ou aquela estrada a ser trilhada? Por quanto tempo a humanidade vai ser guiada como se fosse uma cega? Justamente num momento em que tudo fica tão claro e nítido para todos, por que preferem seguir como gado na direção do matadouro?

Netuno cria uma névoa emocional que traz dificuldade para as pessoas entenderem os discursos, fazendo com que as pessoas se distraiam com futilidades e não concentrem as suas atenções em algo. Mentiras são aceitas como sendo a mais pura verdade e entram no inconsciente coletivo como fantasmas que assombram suas perspectivas. Assim, as pessoas são guiadas por ilusões e não conseguem parar para refletir e nem aceitam qualquer elemento que as faça, ao menos, raciocinar. Elas se apaixonam por futilidades, por distrações, por meros encantos momentâneos e reagem em acordo com o humor momentâneo. Caem de amor num dia e no dia seguinte já caem de amor por outra coisa, Num dia estão convictos de uma estrada e no dia seguinte já estão pensando em trilhar outra. Invariavelmente, alguém faz de tudo para alimentar a sede ou a fome por mais distrações, criando discórdias ou criando teorias ou criando discursos ou criando esperanças que nunca se realizam, mas fazem com que todos caminhem acreditando que estão indo para a terra dos sonhos. Netuno (Poseidon na mitologia grega) é irmão de Júpiter e de Plutão e é o rei dos mares, ou seja, do inconsciente coletivo. Ao conversar com Júpiter e com Plutão ele também tenta encontrar um caminho positivo. Assim como sua conversa com Saturno também poderá ser positiva, ainda que muito rápida. Neste momento ele está distante do centro das atenções, mas tenta trazer ao inconsciente coletivo a possibilidade de acessar modelos mais positivos para o seu crescimento e amadurecimento. Ele tenta trazer aos seres humanos a lembrança de que a espiritualidade é algo mais palpável e acessível do que tentaram implantar em suas vidas. A espiritualidade não é uma vida que só pode ser acessível se você seguir um guru ou seguir um mestre ou seguir um sacerdote ou seguir uma pessoa qualquer. A espiritualidade é um exercício de conhecimento de si mesmo, de olhar para si mesmo, de acreditar em si mesmo como o deus de sua própria vida e o participante incondicional da Criação. O ser humano não é um ser débil, mas um ser que está intimamente relacionado com a Criação e com o Universo, contudo tem sido vítima de jogos de poder que o fazem acreditar na ausência de escolhas e que sua vida se resume a nascer, crescer e morrer. Ao ser humano foi ensinado que sua vida aqui neste planeta é apenas um serviço para terceiros, quando, na verdade, ele faz parte da alma que ilumina o mundo e que cada coisa ao seu redor está intimamente ligada a ele, não existindo para servi-lo e nem para escravizá-lo, mas para interagir e criar novos mundos e novos universos. Netuno é o planeta e o caminho a fazer com que os seres humanos estejam sempre em constante comunhão com o Universo e com a Criação, porque o ser humano é a Criação e o Universo e não um ser à parte deles. Se o ser humano não se conscientiza de tudo isto que foi narrado, ele se torna uma peça num jogo perverso, reduzindo a divindade que ele é a um mero instrumento de dominação espiritual, material, emocional e mental. Netuno está tentando avisar que os seres humanos não se tornam máquinas e nem devem ser acoplados a máquinas, porque eles são uma máquina muito mais poderosa, mas totalmente inconsciente disto e vendendo seu poder em troca de uma alegria fugaz, de uma beleza impossível de satisfazer e da exploração aviltante dos demais seres (inclusive de outros seres humanos). As máquinas que tanto distraem e atraem os seres humanos são prisões disfarçadas, não elevam, não trazem sabedoria, não conectam o ser humano ao que ele verdadeiramente sempre foi.

E agora vamos para Marte! Marte é o nome romano para o deus grego Ares. Ares é filho de Zeus (Júpiter) e é o deus da guerra, mas da guerra sanguinolenta, da guerra violenta, da guerra sem controle e sem previsibilidade. E não era bem quisto pelo pai. Para os romanos, além do deus da guerra, ele era considerado o deus da fertilidade e da agricultura. Nas duas mitologias ele teve um caso com Afrodite (Vênus para os romanos). Afrodite era casada com Hefaístos ou Heféso (Vulcano para os romanos), que pegou os dois amantes no flagra e convidou todos os deuses do Olimpo para presenciarem a traição. A representação de Marte na visão dos gregos é mais violenta e passional, enquanto que para os romanos é mais viril e emblemática já que estava relacionada com a origem dos romanos. Independentemente das visões culturais, Marte não costuma ser um planeta relacionado com coisas suaves. Ele fala do nosso ímpeto de avançar, de lutar, de expressar as ideias e os desejos de maneira mais dinâmica e agressiva. Há muita paixão e representa o lado masculino dentro de uma visão amorosa, assim como representa a assertividade, a atitude, o posicionamento de quem não espera para atingir metas. Um Marte bem posicionado pode trazer virilidade, atitudes construtivas e disposição para enfrentar os obstáculos, com iniciativa e ânimo para a luta por um ideal. Num posicionamento não muito positivo, pode ser que ele prefira a agressividade gratuita, a violência e até mesmo o destempero. Se olharmos para Marte no momento em que o eixo nodal se encaminhou para Gêmeos/Sagitário, vemos um Marte que incentiva a luta por ideais e a luta por atingir metas. Ele está realmente disposto a contaminar a tudo e a todos com seu espírito de luta por novas saídas, de maneira apaixonada, convocando a todos para ouvirem o que é possível ser feito. No entanto, ele sabe que esta luta não será fácil e será marcada por perdas sérias, mortes e tristezas. Não importa o que esteja em jogo, Marte prenuncia a alta validade da luta e que ele está em condições para levar adiante as batalhas  em andamento e as que virão. Marte demonstra que haverá uma imposição de ideias, que poderão ser empurradas sem qualquer tempo para pensar e para refletir, embora ele acredite que elas venham bem embasadas (porque elas são apresentadas por aqueles que sempre detêm o conhecimento) e ele não poupará esforços para demonstrar o quanto a sua luta é por algo melhor, por algo que realmente trará bons resultados a todos, apesar de custar a morte ou a perda. Ele usará todas as armas mais pesadas para garantir a sua vitória numa guerra que poderá apresentar momentos muito intensos, imprevisíveis e incontroláveis. Será uma guerra que trará muitos frutos, que renderá muitas possibilidades e que abrirá campo para muitas oportunidades, mas rachará definitivamente as inflexibilidades e resistências institucionais. Para as pessoas poderemos considerar isto: ações por impulso, muitas mortes envolvendo sufocamento e problemas respiratórios graves, podridão e ar pestilento (entendam como bem quiser estas duas últimas palavras), agitação extrema e descontrolada, atitudes baseadas na propensão de ser do contra, uma profunda desconsideração pela ética e pelo conhecimento, total perda da noção de senso comum, insensibilidade mental e emocional, desconforto físico, brigas e desentendimentos, violência (inclusive sexual), abusos (inclusive sexuais), separações (nada amigáveis), infidelidade e medo exacerbado da morte. É preciso que as pessoas mantenham a mente serena e não aceitem provocações, assim como não deveriam reagir antes da busca por alternativas ou por melhores informações. Seria muito bom que as pessoas não agissem baseadas nas emoções imediatas, se possível for. Se querem soluções, evitem as imediatas, pois podem custar caro a todos. Muito cuidado com as notícias e com os boatos, pois serão mal interpretados ou levados ao pé da letra de uma maneira doentia e quase letal. As pessoas precisarão aprender a separar o joio do trigo. As frustrações do passado, os momentos emocionais e passionais que foram mal conduzidos no passado podem voltar descontroladamente e trazer danos a todos. Haverá muita exploração de conteúdos emocionais e mentais que remeterão a velhas rusgas e desentendimentos, o que levará a atitudes imediatistas e divisões mesmo onde haveria um consenso. O passado das pessoas será usado contra elas para desarmá-las e fazer com que aceitem os remédios mais amargos como soluções adequadas. Muita manipulação de opinião e perdas financeiras muito fortes decorrentes de opiniões baseadas em situações muito voláteis e mutáveis. Cuidado com as associações, pois podem terminar em brigas e disputas acirradas, envolvendo ganância. Regra de ouro para lidar com esta fase de Marte: reflita antes de agir. Seja mais observador e só aja quando tiver absoluta certeza, pois haverá menos gastos, menos perdas e menos problemas de saúde. Mentiras podem ter pernas curtas, mas podem andar por muitas léguas (espalhando estragos) antes que se cansem!

E aparece a Lua! Todos os aspectos da Lua, inclusive aqueles não citados anteriormente, mostram que as emoções devem ser pautadas no respeito pelos outros. Se nós nos lembrarmos de que não somos uma ilha e que outras pessoas sofrerão o impacto de nossas ações, passamos a medir os nossos passos em acordo com o outro, se não desejamos feri-lo. Se soubermos respeitar os limites, nossos e dos outros, saberemos preservar a vida deles. Se nós nos deixarmos levar por atitudes baseadas em sentimentos desconcertantes, nós, fatalmente, colocaremos em risco a nós mesmos e aos outros. Uma batalha emocional está em curso e não será fácil, para nós, o perfeito desvio das balas perdidas. Se não podemos ajudar e se não temos estrutura adequada para suportarmos certas pressões, que procuremos o afastamento de tudo o que poderá nos machucar ou que nos fará machucar os demais. Procuremos atitudes mais saudáveis e que levantem o nosso astral. Por mais difícil que possa ser, que possamos ter disposição para procurarmos atividades, cursos e contatos que nos alimentem com mais equilíbrio, com mais sobriedade, com mais discernimento, com mais sabedoria, com mais espiritualidade, com elevação de nossa autoestima e com incentivo para olhar o mundo de uma maneira mais realista e construtiva. Quem possui disposição e equilíbrio para ajudar, que aprenda a desenvolver empatia, pois este será um momento muito importante para acolher as pessoas e mostrar a elas como podem se fortalecer, como podem curar suas feridas, como podem renovar as suas esperanças e como podem sair das armadilhas emocionais que o mundo está trazendo para todos neste momento. Tentem ser mais empáticos, pois as pessoas serão bombardeadas com notícias e descargas emocionais que só visam sugar as suas energias, ainda que revestidas de boa vontade ou de bom-mocismo ou de preocupação com o teu bem-estar. A mentira bem contada pode ter um efeito anestesiante para a mente que não sabe blindar manipulações. 




(imagem obtida da internet, parece ser da iStock)

Nenhum comentário:

Postar um comentário