Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

23 maio 2020

Pega na mentira!! ou Mintchura! Mintchura!! (3)


 Pega na mentira!!

ou

Mintchura! Mintchura!!
(3)

 por Marco Antonio H. de Menezes

 E agora nós vamos voltar a um tempo bem recente!

No dia 20 de março de 2020 começou o ano astrológico, com a entrada do Sol em Áries.

Neste dia simpático e feliz pudemos visualizar a presença de Mercúrio em Peixes. Mercúrio é o regente de Gêmeos.

Com os dados dos dois últimos parágrafos podemos voltar ao eixo nodal Gêmeos/Sagitário.

Mercúrio é o regente de Gêmeos (signo mutável), e estava em Peixes (outro signo mutável) no dia 20 de março de 2020.

Mercúrio em Peixes está exilado, ou seja, está no signo oposto ao da sua regência (que seria Virgem, outro signo regido por Mercúrio). Com esta configuração, o lado intelectual de Mercúrio sofre pequenos abalos. Ele deixa de ser menos analítico e racional e passa a ser mais intuitivo, captando as ideias e entendendo o mundo a partir do que ocorre ao seu redor, quase à flor da pele. É uma boa colocação para médiuns e para pessoas que fazem uso da imaginação como forma de viver. Intuição em alta, imaginação muito aguçada. Mas Peixes é água, então a mente mercuriana absorve a água pisciana como uma esponja. Explicando de outra maneira, Mercúrio em Peixes pode fazer com que as pessoas captem qualquer coisa ao seu redor, não criando as devidas barreiras entre os seus pensamentos e o dos outros, entre os sentimentos deles e os dos outros. Se não há barreiras, há facilidade para confundir os próprios pensamentos com os dos outros, há facilidade para ser influenciado pelos outros, há facilidade para ser manipulado pelos outros e há facilidade para ser enganado pelos outros. O risco da posição de Mercúrio em Peixes é que tudo ao redor pode influenciar, porque não há filtros impedindo as energias externas de moldarem a compreensão do mundo, dificultando a análise e o raciocínio. Ou seja, as pessoas sob esta energia podem ser vítimas de trapaças, mentiras, discursos manipuladores, notícias infundadas, boatos, fofocas, assim como podem trapacear, mentir, manipular, espalhar boatos e fofocas. As pessoas podem distorcer a realidade e/ou serem vítimas da distorção da realidade. Elas podem inventar histórias mirabolantes como se fosse a coisa mais realista do mundo e/ou acreditarem que a história contada é um relato fidedigno da realidade.

Pois é, o Mercúrio para este ano novo astrológico adverte as pessoas para que aprendam a separar a verdade da falsidade. Ele adverte que as pessoas podem ficar mais intuitivas, mais capazes de captarem as coisas no ar (entendam como quiser), com mais facilidade para lidar com atividades que facilitem o contato com outras dimensões ou realidades. Mas ele adverte as pessoas para os discursos a serem propagados por todos os lados, pois eles podem ser manipuladores, falsos, ilusórios e cheios de contradições. Ele adverte, também, que as pessoas podem ter o seu poder de raciocínio nublado pelos sentimentos e pelas emoções. Com Mercúrio em Peixes é preferível checar as fontes e acessar o discernimento interior antes de agir ou de sair em defesa desta ou daquela ideia ou pessoa ou visão ou do que quer que seja. Sejam mais seletivos e críticos ao lidarem com a realidade, caso contrário ficarão à deriva, tornando-se vítimas de situações e pessoas mal intencionadas, sendo levadas feito gado para o matadouro (embora acreditem estar indo para um lindo campo). Não acreditem em promessas e nem em ideias mirabolantes. Tentem manter os pés no chão para que a mente se conecte com a realidade e reaprenda a buscar as respostas. Quanto mais exercitarem o discernimento, mais fácil será para só agirem no momento adequado e após sentirem firmeza de propósito dentro do próprio coração e não em acordo com movimentos externos excitados e incitados. A coletividade agradece pela diminuição de surtados e pela diminuição de pessoas com preguiça de raciocinar. Mas se a coletividade se deixa levar pela manipulação, ela cairá doente, ela morrerá, inclusive emocionalmente e espiritualmente.

No momento em que o eixo nodal Gêmeos/Sagitário começou, Mercúrio estava em Touro e em conjunção quase exata com o Sol. Um momento de combustão entre o Sol e Mercúrio, pois Mercúrio estava na sua máxima aproximação do Sol. Momento epiléptico. Os neurônios estavam em sua fase mais louca, fazendo sinapses contínuas e cada vez mais rápidas, com possíveis zonas de curto-circuito. Dificuldade para concatenar as ideias. O pensamento pula de uma situação para a outra sem ter tempo para raciocinar e para analisar. Mas estamos em Touro!

Mercúrio em Touro traz certa lentidão para raciocinar. As ideias e as análises podem ser lentas, mas, uma vez atingidas, dificilmente serão trocadas, na verdade, a mente mercuriana em Touro tende a ser mais dogmática, mais inflexível, mais acomodada, mais teimosa, mais determinada e mais focalizada. Numa discussão (embora quem tenha esta posição de Mercúrio não goste de discussões e desarmonias), eles tendem a ser obstinadamente voltados para posições que não coloquem em risco suas convicções. É uma boa posição para quem deseja trabalhar em atividades que exigem raciocínio lógico, análises demoradas e precisas e avaliações de comportamento mercadológico, por exemplo. Mas quando o Sol e Mercúrio estão em conjunção exata ou quase exata, a coisa pode mudar de figura. As pessoas perdem o contato com a realidade, há dificuldade para lidar com tantas informações, o raciocínio pode não acompanhar a necessidade da mente para acelerar os processos. Ou a pessoa entra em colapso ou a pessoa dá um tempo até que possa digerir tudo o que está acontecendo naquele momento, tudo depende do perfil dela.

Temos mais um detalhe, o regente de Touro é Vênus, que estava em Gêmeos, que é regido por Mercúrio que estava em Touro. Do ponto de visto astrológico dizemos que estes planetas estão em recepção mútua. E numa recepção mútua, os planetas, dependendo dos aspectos envolvidos, podem se ajudar. Vênus em Gêmeos possui extrema dificuldade para se fixar em algo por muito tempo, inclusive na área afetiva. Há sempre necessidade de descobrir algo novo e isto faz com que perca o interesse pelo que tem nas mãos em favor de algo que pareça mais interessante. Então, pode ser que Vênus em Gêmeos ajude Mercúrio em Touro a perceber que este pode ser um bom momento para experimentar outros ângulos daquilo que está fazendo ou sobre o qual está projetando o seu raciocínio. Afastar-se de um problema pode fazer com que a mente encontre melhores saídas. Um pouco de distração pode ser útil para liberar um espaço na mente que precisava descansar. Mercúrio em Touro pode ajudar Vênus em Gêmeos a perceber que seria bom aprender a apreciar um pouco mais aquilo que tem nas mãos antes de simplesmente descartar em prol de algo mais interessante. Ouvir, sentir, perceber o que tem na frente pode fazer com que a pessoa entenda um pouco mais sobre si mesma e pode fazer com que não caia em certas armadilhas da vida que surgem quando ela se deixa levar pela ansiedade e pela afobação de atender a satisfações e vontades primárias.

Então, quando o eixo nodal Gêmeos/Sagitário passou a vibrar, a energia mercuriana estava num momento de sobrecarga, com dificuldade para perceber as coisas com a devida sobriedade que sua posição em Touro poderia trazer. E como Vênus está muito ativo, com dificuldade para concentrar-se num objetivo e muito aberto a tudo o que vier pela frente, é preciso tomar muito cuidado com a maneira como lidamos com os fatos, pois podemos ser inundados com informações e não conseguirmos ter tempo para digeri-las. Na verdade, esta posição dos dois planetas pode significar que estamos à beira de um colapso, um grande colapso, que colocará em risco a forma como nos comunicaremos. Como seres humanos, estamos acostumados a interagir de maneira muito aberta: falando, gesticulando, tocando o outro, fazendo sexo, olhando, ouvindo, sentindo, refletindo, escrevendo, etc... Porém, tudo isto está sendo questionado, impedindo que os canais normais de comunicação sejam usados, porque eles são vistos como perigosos para a sobrevivência humana. A mente humana entra em colapso e o coração também. O lado geminiano precisa repensar e inventar novas formas de comunicação, pelo menos é isto que está sendo imposto e comunicado a todos. O ser humano terá que artificializar o seu jeito de interagir com o outro porque as vias naturais de comunicação e interação parecem ser, agora, suas inimigas. Aquilo que faz o ser humano aprender a se defender e a sobreviver está sendo impedido de ser usado. O lado geminiano começa a buscar formas artificiais para satisfazer a sede de comunicação que faz parte da natureza humana. Ele sacrificará seus instrumentos naturais e suas formas de identificação para sobreviver. Mas lembrem-se de uma coisa: este é um ano com Mercúrio em Peixes, logo sujeito a erros. Será que é bom para o ser humano perder sua ferramenta essencial de interação? Será que este é o futuro da humanidade: desumanizar-se? Será que isto será por curto espaço de tempo (Vênus em Gêmeos)? Ou se transformará numa norma (Mercúrio em Touro)? Será que isto é uma cortina de fumaça (Mercúrio em Peixes) para distrair a atenção da plateia enquanto a verdadeira motivação para tudo isto está em outro canto? Será que a ausência dos canais naturais de comunicação causará uma perturbação tão grande na mente e no coração humano a ponto de gerar uma doença ainda mais mortal para o ser humano? Será que o medo e a solidão matarão mais rápido do que um agente patogênico comum? A quem interessa que isto se perpetue? A quem interessa a artificialidade? De qualquer maneira, ‘o futuro da humanidade parece estar sendo desenhado para isto: o fim da interação humana como a conhecíamos e o início de novos protocolos de interação, sob a égide do signo de Gêmeos, aquele que melhor representa a comunicação! As pessoas terão que manter distância umas das outras, beijos e abraços podem ser abolidos (a não ser na intimidade de um casal ou de uma família), nada de aglomerações e shows e praias e grandes comemorações e grandes eventos. Agora todos terão que lidar com o coletivo de uma maneira diferente e distante. Talvez a tecnologia seja a melhor maneira de as pessoas se comunicarem. A tela de um celular ou de um computador pode ser a única forma confiável de interagir. Talvez o implante de tecnologias no corpo permita que pessoas distantes possam ter acesso às mesmas experiências dos demais, numa grande rede de informações globais interativa, como nunca ninguém havia pensado antes. Mas será que isto é bom para o ser humano? Será que é realmente justificável? Ou tudo não passa de uma fraude? Ou tudo não passa de um experimento com intenções nada positivas? O tempo dirá!

continua neste link:

 (esta imagem foi obtida a partir da internet e não sei de quem é a autoria)

Um comentário: