Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

04 março 2023

Saturno em Peixes ou Expulsando os Vendilhões do Templo

 

SATURNO EM PEIXES

ou

Expulsando os Vendilhões do Templo

 


Por Marco Antonio H. de Menezes

 

No dia 07 de março de 2023 começa a viagem de Saturno pelo signo de Peixes, após cerca de 30 anos.

Nos últimos cinco anos, aproximadamente, Saturno tem passeado por signos de sua regência, Capricórnio e Aquário.

Agora é a vez de entrar num signo que é regido por Júpiter e por Netuno.

Peixes é o último signo do zodíaco e o fato de Saturno andar por aqui é sinal de que está na hora de fechar um ciclo que teve início quando Saturno deixou Peixes há quase 30 anos atrás.

Em 28 de janeiro de 1994 Saturno entrou em Peixes. Naquela época, os regentes de Peixes, Júpiter e Netuno, estavam respectivamente em Escorpião e em Capricórnio.

Em 07 de abril de 1996 Saturno saiu de Peixes e foi para o signo de Áries, iniciando um novo ciclo que começará a ser fechado no dia 07 de março de 2023 e terminará no dia 13 de fevereiro de 2026.

Em 07 de abril de 1996 os regentes de Peixes, Júpiter e Peixes, estavam em Capricórnio. Capricórnio, como já foi descrito mais acima, é um dos signos que é regido por Saturno. Então entre 28 de janeiro de 1994 e 07 de abril de 1996, estes três planetas estavam trocando amenidades entre si, porque um estava na casa do outro, um estava cuidando da casa do outro, como se fossem bons amigos dando pitacos e vendo o que poderiam fazer de bom pela casa do amigo.

Como estava a tua vida naquela época? Quais situações foram mais relevantes para a tua vida naquela época? Foi um período de realizações? Foi um período de realização de sonhos? Foi um período opressivo? O que terminou e o que foi iniciado naquela época?

A geração que nasceu com Saturno em Peixes estará sendo tocada por esta passagem deste planeta neste signo. Vou dar mais duas datas: 16 de dezembro de 1964 e 03 de março de 1967. Quase 60 anos atrás Saturno esteve em Peixes. Então, pelo menos estas duas gerações sentirão de maneira mais intensa a volta de Saturno ao signo de Peixes. O pessoal que nasceu na década de 60 (entre 1964 e 1967), estará experimentando o segundo retorno de Saturno ao signo de Peixes e a geração nascida nos anos 90 experimentará o primeiro retorno de Saturno.

O primeiro retorno de Saturno marca um período de amadurecimento, de entrada na vida adulta, de conseguir manter-se independente da família, de casamento, de formação de uma família própria, de conseguir um emprego que possa sustentar a si mesmo e os demais ao seu redor. Aqui estou dando uma espécie de perfil clássico! Logicamente, cada pessoa tem uma vida e uma forma de encarar a vida. O importante é que tudo aquilo que a pessoa viveu nos seus primeiros 30 anos de vida será reavaliado para, digamos, verificar se a pessoa atingiu um amadurecimento perante a vida e servirá como base para os próximos 30 anos de vida.

Eu costumo dizer que se a pessoa conseguiu viver bem os primeiros 30 anos, superando os desafios que a vida oferece nesta fase, ela passará com relativa tranquilidade pelos testes impostos por Saturno durante seus dois anos e meio de passagem por aquela posição Natal da pessoa, e estará apta a receber uma espécie de agenda de novos desafios que representarão a nova etapa de 30 anos de novos pontos de vista a serem amadurecidos em suas vidas. Mas se a pessoa teve dificuldade para encarar os desafios e nem conseguiu amadurecer o suficiente, pode ser bem difícil esta fase da passagem de dois anos e meio de Saturno pela sua posição Natal, tudo poderá parecer realmente muito difícil e pesado e é possível que a pessoa tenha que encarar as situações que não foram amadurecidas durante os primeiros 30 anos de sua vida, pelos próximos 30 anos, além de ter que lidar com os novos desafios que a vida oferece. Claro que existem exceções, mas isto é o que tenho observado na maioria dos casos.

O segundo retorno de Saturno representa uma preparação para os anos da velhice. É esperado que a pessoa tenha aproveitado os 30 anos posteriores ao primeiro retorno de Saturno para amadurecer situações que serão importantes para enfrentar sua velhice com a devida garantia de serem anos de expressão de sabedoria. É claro que tudo depende da maneira não só como a pessoa encara a velhice, como também a maneira como a sociedade se organiza para lidar com a velhice. Cada cultura tem um jeito diferente para lidar com a velhice. Para uns é só aposentadoria, doenças e morte, enquanto que para outros, aposentadoria, viagens, novos aprendizados, aconselhamento, orientação, início de algo realmente novo e estimulante, por exemplo. Cada um sabe o que fez com sua vida até chegar os 60 anos e como poderá aproveitar os próximos 30 anos.

Enquanto você está pensando em tudo o que escrevi acima, vamos para o que interessa nesta passagem de Saturno por Peixes ou o período de expulsão dos vendilhões do templo.

Quando Saturno estava para entrar em Capricórnio, eu avisei que as pessoas seriam envolvidas por algo que representaria a entrada numa espécie de caldeirão ou em algo que se assemelhava à festa derradeira do filme “Carrie, a estranha”. Bom, foi o que vimos no final da passagem de Saturno por Capricórnio, com boa parte do mundo sendo aprisionado em suas residências e enfrentando coisas estranhas...

Quando Saturno estava para entrar em Aquário eu avisei que a humanidade viveria uma fase de salão dos medos ou ilusões ou Barrados no Baile. E foi justo o que vimos: a criação do Metaverso, o fortalecimento das IAs e a criação do ChatGPT, a criação dos passaportes sanitários que impedem certas pessoas de se movimentarem, o “cancelamento” de pessoas, as restrições a tudo o que se relaciona à Rússia, a dificuldade das pessoas para reconhecerem  a verdade e a mentira e por aí vai.

Agora, temos a expulsão dos vendilhões do tempo. Eu não me considero cristão, apesar de ter sido batizado numa igreja católica, mas isto não me impede de aludir à famosa passagem bíblica que mostra um dia de revolta do Cristo com aqueles que tiravam proveito comercial das atividades espirituais que ocorriam no templo local.

Quando Saturno entrar em Peixes, encontrará um mundo onde as pessoas estão vendendo a alma para se salvarem de um possível fim de mundo. Encontrará pessoas que acreditam que um corpo celeste ou um evento sismológico/vulcânico ou uma guerra ou uma doença ou uma mentalidade tacanha, medíocre e gananciosa de governantes e executivos de grandes corporações será responsável pelo fim do mundo. Encontrará pessoas que acreditam que uma frota de naves alienígenas salvará os escolhidos ou que uma mágica eventualidade fará com que pessoas sejam transportadas para um novo mundo mais adequado ao alto nível espiritual que uns poucos atingiram... Enfim, o mundo parece estar à beira de um desastre espiritual, mental, emocional e físico tal que ninguém poderá querer nada além de sua própria fuga ou morte. Há a impressão de que todos culpam a todos e ninguém tem qualquer responsabilidade pelos problemas e pela resolução dos problemas. Cada um joga o mico para o colo e o ombro do outro, nem que este outro seja um ET ou uma entidade interdimensional.

E é este vergonhoso e delirante mundo de pessoas perdidas e irresponsáveis dentro de suas próprias sombras que Saturno começará a enxergar quando entrar em Peixes.

Saturno representa energias tais como a de: organização, disciplina, de regras, de responsabilidade, de ordenamento, de catalogação, de construção, de restrição e de contração. Portanto a passagem de Saturno neste momento poderá ser caracterizada pela agressiva e contínua atitude de por ordem num galinheiro.

Netuno, regente de Peixes, ainda está no signo de Peixes e sairá daí pouco antes de Saturno, em 2026. Em 2022 Júpiter, o outro regente de Peixes, também esteve em Peixes e fez conjunção com Netuno. Ou seja, Júpiter maximizou as viagens psicodélicas altamente delirantes de Netuno, fazendo com que as pessoas perdessem o contato com a realidade. O mundo virou terra de ninguém: quem detinha poder queria mais poder e quem não detinha poder passou a acreditar que alguém ou algo poderia salvá-los magicamente. Em nenhum momento houve um choque de realidade que fizesse com que as pessoas acordassem para o fato de que se a merda estava fedendo, era melhor recolhê-la para o devido lugar, ou seja, ninguém estava sendo capaz de entender que quem estava causando o problema eram seres humanos, não importando se estes humanos são grandes executivos, governantes, trabalhadores, mulheres ou homens, idosos ou crianças. Em outras palavras, se o mundo está confuso a responsabilidade por ele estar assim é nossa e se queremos que ele melhore, a responsabilidade também é nossa. Mas preferimos fantasiar, viver de ilusões coletivas (Saturno em Aquário ao mesmo tempo em que Júpiter e Netuno estavam em Peixes). As interconexões entre a mentalidade daqueles que têm sede por poder e daqueles que têm medo das ações dos poderosos criaram fantasias, ilusões e imagens especulares (de espelho) que transformaram a todos em prisioneiros de fantasias. Isto me lembra a passagem de Pinóquio por aquela cidade para onde iam as crianças que não queriam estudar. Pensem em tudo o que acontece ali naquele momento tanto para Pinóquio quanto para as demais crianças (recomendo a primeira versão do desenho da Disney e evitem esta versão pasteurizada que ela criou em 2022). As motivações que levam Pinóquio a ir para lá, o que ele vive por lá, o que acontece com todas as crianças que estão lá... tudo descreve o que estamos vivendo atualmente. E remeto a mais uma imagem cinematográfica: Harry Potter preso às imagens do espelho mágico, um espelho que mostrava e captava as angústias e anseios das pessoas e as transformavam em algo que parecia real e cativantemente possível de acontecer. Mas era ilusão, uma ilusão que prendia a pessoa num mundo que nunca existiria. O fascínio das imagens prendia e imobilizava a pessoa a um nível tal que ela não fazia outra coisa senão admirar o espelho, mas esquecendo de viver a realidade. É na realidade que construímos um mundo, que transformamos situações, que reavaliamos nossos atos, que revisamos os resultados de nossas ações. A realidade pode nem sempre ser tão cativante, mas é ela que amadurece a nossa visão e permite que nossas verdadeiras ferramentas sejam descobertas por nós mesmos. As ferramentas descobertas por nós mesmos (oh! Pasmem!) podem ser usadas por nós mesmos para que possamos enfrentar o mundo de uma maneira mais adequada.

A humanidade vive um momento maluco, doido, desvairado, mas tudo pode começar a melhorar se nós formos chamados para a realidade. Vai doer! Vai tirar lasca! Vai quebrar osso! O choque de realidade não vai ser bonito! Mas será necessário e à altura do delírio em que nos metemos! A farsa, uma vez desmascarada, trará um choque para todos, mas espera-se que as pessoas entendam que está na hora de arregaçar as mangas e começarem a construir um mundo mais responsável e menos dependente de percepções fantasiosas.

Então... com Saturno em Peixes, ou as pessoas encaram a realidade ou a realidade as devorará.  Ou elas expulsam os vendilhões do templo ou a comercialização da fé alheia será ainda maior.

O templo, neste texto, é você! Sim, você quem está lendo estas palavras é o templo ao qual me refiro, é a vida que pulsa dentro de você, é a vida que pulsa a partir do planeta, tudo isto é o templo. Os vendilhões são todas as ofertas mirabolantes de um futuro delirante que leva a todos para um lugar onde nada existe. O vazio é a única coisa certa de ser encontrada por todos os que acreditam nos vendilhões.  

Vou tentar ser direto: quer salvar o planeta? Não transfira esta responsabilidade para ninguém! Não transfira uma única célula tua para outros! Não transfira um único quinhão de tua alma para os outros! Cuide de ti! Medite, aprenda a cuidar de ti, faça o que for melhor para a tua saúde física, mental, emocional e espiritual! Aprenda, principalmente a questionar toda e qualquer informação! Desde a antiguidade o ser humano sempre foi orientado a olhar para dentro de si, porque todas as respostas sempre estiveram ali. E o ser humano desde a antiguidade, sempre ficou deslumbrado com tudo o que era oferecido fora se si. Se alguém olha para dentro de si e aprende a investigar o mundo a partir desta visão interior, terá menores chances de iludir-se e de seduzir-se com o mundo exterior, aprendendo a lidar com tudo de maneira mais responsável. Quem não olha para dentro tem muito maiores dificuldades para discernir as muitas facetas que o mundo material possui, passando a servir apenas como um escravo de vontades e necessidades alheias, como se fosse um papel solto na ventania.

“O deus que habita o coração dos homens é o que os está matando!” Ouvi, nitidamente, esta frase muitos anos atrás e sei que não foi dita por um ser humano vivo. E ela, cada dia que passa, é mais e mais condizente com a realidade que vejo ao meu redor.

Saturno em Peixes pode trazer a possibilidade de olharmos a espiritualidade a partir do ponto de vista interno e não do ponto de vista externo. Espiritualidade não é sinônimo de religião. Espiritualidade é algo íntimo, interno, que sempre esteve e sempre estará conosco, mesmo nos momentos de total amnésia de quem somos.  E se olhamos a mundo a partir de dentro de nós, podemos cessar em nós mesmos a insanidade que nos domina dia após dia. Se queremos nos unir, se queremos ser parte da coletividade, devemos ser como seres que contribuem a partir daquilo que de fato somos e não daquilo que nos obrigam a construir por meio de dogmas e julgamentos pessoais dos outros. E eu sei que é muito difícil falar sobre isto para alguém que não vive isto, porque o entendimento não é exclusivamente racional, mental, objetivo, mas sensorial, primordialmente.

Pode parecer incrível, mas Saturno é simplesmente o melhor professor que temos para aprendermos a desenvolver a verdadeira espiritualidade, porque para atingirmos a visão interior precisamos de muita disciplina num mundo que preza pela distração e por apelos emocionais baratos. Saturno em Peixes não veio azedar a festa de quem quer viver melhor e entende que a verdadeira vida é espiritual, onde espiritualidade não é viver em devaneio, não é dar asas para fantasias, não é fugir das responsabilidades, mas saber casar a realidade interior e os poderes interiores com o mundo em que vivemos, construindo uma sociedade que realmente entende o que é respeito, o que é prazer, o que é viver em harmonia com aquilo que nos é oferecido pela energia que nos cerca. O que, nos dias de hoje, pode parecer algo muito muito muito distante... infelizmente!

Sabe aquela história do cara que pode emagrecer sem parar de comer o que gosta, mas sabendo organizar as suas refeições, combinando corretamente o que serve a cada momento? Saturno em Peixes é isto, neste momento atual da humanidade!

Para aquelas pessoas que ficaram dependentes das e viciadas nas emoções cada vez mais delirantes e que criam mundos cada vez mais fora da realidade, mundos estes desgastantes e que aumentam cada vez mais o consumo de energia (de qualquer natureza), levando a humanidade para um colapso energético, espiritual, mental, emocional e físico, resta tentar encaixar suas visões distorcidas sobre/dentro de algo que não corresponde em forma, gênero ou número. Brigas, violências, suicídios, homicídios, controle, perda de contato com a realidade, falta de discernimento, dependências de drogas estimulantes e/ou desestimulantes, demência, sensação de impotência, fugas por meio de tecnologias e/ou de adesão a conceitos cada vez mais distorcidos e/ou preconceituosos, fundamentalismo são algumas das possibilidades de situações pelas quais as pessoas poderão passar durante este período.

Saturno em Peixes pode ensinar que o salvador nunca esteve do lado de fora e sim do lado de dentro, porque só a pessoa por si mesma pode se salvar de suas ilusões e fantasias e das decepções que nascem da perda de contato dela consigo mesma. Quem aprende a cuidar de si mesmo, quem aprende a cuidar de sua própria vida como um bem precioso demais para deixar que outros controlem e assumam o poder, aprende a viver melhor e a contribuir mais para a coletividade, trazendo ideias e expressões mais criativas, mais positivas e não deixa espaço pra quem só faz algo em proveito próprio, como um vampiro insaciável. E este vampiro insaciável é o maior incentivador de todos os medos e perturbações e delírios que podem (sim!) tornar-se realidade para muitos, embora tais realidades não sirvam para mais nada além de alimento para este vampiro insaciável.

Expulsem os vendilhões do templo, não façam de seus corpos uma peça de reposição barata para o bem-estar de poucos, não vendam seus pensamentos para servir de diversão para poucos, não alimentem o ego desequilibrado daqueles que falam sobre preocupação com o futuro da humanidade pressionando o botão da guerra, da desigualdade, do envenenamento psicológico e da alimentação de separações. Não se transformem em burros como na história de Pinóquio! E nem fiquem iludidos pela imagem que o espelho mostra, uma imagem que só está ali para evitar que haja pensamento, questionamento, iniciativa, criatividade, amor-próprio e responsabilidade pelo bem precioso que é estar vivendo a experiência nesta nave chamada Terra.

Serão quase três anos para fazermos o melhor por nós mesmos e, consequentemente, por este planeta todo! Topa fazer isto ou vai continuar viajando na maionese virtual?

Até a próxima, viajantes das estrelas!!!

Abaixo estão links para o texto sobre Saturno em Aquário:

 

O salão dos medos/ilusões ou Barrados no Baile 

 

O salão dos medos/ilusões ou Barrados no Baile (2)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário