Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

31 janeiro 2024

Urano Direto

 Urano Direto 



Por Marco Antonio H. de Menezes

No dia 28 de janeiro de 2024 teremos o movimento direto do planeta Urano. A partir deste dia teremos alguns meses antes que outro planeta entre em movimento retrógrado. E isto significa que o fluxo de energia no planeta todo não será de revisão e sim de avanço. Urano está a 19 graus e alguns minutos no signo de Touro e só voltará a para a posição que ocupava em final de agosto, quando começou seu movimento retrógrado, entre 13 e 14 de maio de 2024. Poucos antes, em abril de 2024, Júpiter fará a aguardada conjunção com ele, finalizando uma fase energética que se iniciou em 2020 e permitindo que seja iniciada uma nova fase de expansão para a coletividade.
Urano é um planeta muito lento, levando sete anos para viajar ao longo de um signo. Ele, assim como Plutão e Netuno, possui maior influência sobre energias que afetam a coletividade, possuindo pouca importância para fatores individuais/pessoais, a não ser que faça algum aspecto importante com um planeta pessoal ou com certos pontos do mapa de uma pessoa.
O mundo tem sentido fortemente o aspecto revolucionário de Urano desde que começou sua viagem pelo signo de Áries, quando incendiou o mundo com muitos movimentos populares entre 2011 e 2018/2019 e logo em seguida (desde 2018/2019), com o avanço de Urano pelo signo de Touro, as questões financeiras mundiais (que já estavam fragilizadas pelo menos desde 2008) entraram em colapso. Tudo o que aparentava estar sólido começou a ser testado e muitos negócios foram para o buraco, principalmente durante o período da pandemia. Urano em Touro não foi o único fator que sinalizou os problemas financeiros, no entanto foi decisivo para ajudar a reforçar a ideia de que a economia mundial entraria em colapso e que novas direções econômicas poderiam começar a emergir durante este período que irá até 2025.
Questões climáticas misturadas com questões monetárias, com questões alimentares e questões territoriais tornaram-se mais e mais importantes para o mundo durante este período taurino da passagem de Urano. Touro é um signo do elemento Terra, relacionado com a vida prática, com a estabilidade, com a solidez, com a agricultura, com a alimentação, com a vida monetária, com o corpo físico, com a matéria, com o prazer de viver, com movimentos lentos e com possessividade e materialismo, por exemplo. É um signo fixo, portanto relacionado uma visão mais determinada, segura, definida, preferindo caminhos estáveis, com pouca abertura para a aceitação de novos caminhos e novas perspectivas a não ser que tais novidades sejam apresentadas com argumentos muito bem fundamentados. Urano é revolucionário, elétrico, agitado, com pouco compromisso e muita ação, capaz de despertar as massas da apatia reinante, além de estar relacionado com a Astrologia, o futuro, as tecnologias, as utopias, os grandes ideais revolucionários, a energia eletromagnética, o sistema nervoso, as ditaduras e os ditadores, as excentricidades, as súbitas mudanças de direção, aos terremotos e a tudo o que contesta a tradição.
Então nós temos o movimento de um planeta que visa o movimento súbito e errático num signo que visa o lado pacato e seguro da vida. É uma combinação bem explosiva e que deve ter deixado muitos taurinos (e aqueles que possuem fortes indicações taurinas em seus mapas) meio que desorientados e sem entender porque a vida subitamente tornou-se uma montanha russa. Urano veio sacudir o conservadorismo reinante, permitindo que a pessoas comecem a elaborar novos padrões e novas tendências, principalmente na área monetária e em todos os setores que envolvem a vida material. Urano não é conhecido por estabelecer algo, mas por romper e gerar rupturas com alguma coisa. Não se espera compromissos e acertos imediatos durante o período de passagem de Urano por um signo. Ele chega para agitar, para mexer com tudo e depois da sua passagem é que as pessoas começam a perceber o que poderá ser aproveitado de todo aquele movimento caótico que ele causou.

Quando Júpiter, que possui uma energia expansiva, fizer a conjunção com Urano em Touro, no mês de abril, espera-se que tudo o que até aqui já estava agitado e rumando para mudanças intensas fique ainda mais agitado e mais intenso. Não importa se isto é bom ou ruim, porque é o ser humano, com sua ação e com sua mentalidade, que dará a forma à energia expansiva deste grande encontro astrológico. Se estivermos no modo mais construtivo e progressista, então espera-se que as mudanças sejam intensificadas nesta direção, porém se estivermos no modo mais destrutivo e restritivo, espera-se que as mudanças sejam intensificadas nesta direção, no entanto nada é sangria desatada quando um planeta de energia surpreendente como Urano encontra-se com um planeta de energia expansiva como Júpiter.
Com certeza, olhando o mundo como está atualmente, teremos muitos confrontos coletivos e novas perspectivas econômicas emergindo. Todos os conceitos econômicos anteriores podem passar por uma verdadeira, devastadora e profunda mudança, acompanhada ou não por crises. Sejamos sinceros: quem já estava mal das pernas não conseguirá se levantar a não ser que assuma que é hora de fazer mudanças. A coletividade poderá exercer um papel importante na direção que as medidas econômicas que serão adotadas devem seguir. Um bom exemplo disso é o que está acontecendo na Argentina com o atual governo Javier Milei. Ele está adotando uma determinada agenda de governo e de condução da economia que tem chocado uma parcela significativa da população argentina. Não se sabe ao certo se ele obterá êxito, se a coletividade o obrigará a mudar ou se ela preferirá abraçar as mudanças. Logicamente que eu não posso dizer que tudo o que ocorre na Argentina neste momento é uma consequência de Urano em Touro, mas ilustra bem como esta energia atua sobre uma coletividade, que no caso é a população de um país.
Olhando de um ponto de vista mais pessoal, o máximo que posso dizer é que quanto menos resistências às mudanças e maior capacidade para se adaptar for usada tanto melhor para avançar pelos próximos meses. Quem tem lido meus textos deve ter notado que eu tenho assumido muito o discurso de que este é um momento de mudanças e que não é um período para apegos, para ficar numa posição de ser contra a corrente. O importante é que tenhamos sabedoria para discernir as coisas e contribuir (não confundam com imposição) generosa e sabiamente com o nosso conhecimento adquirido ao longo da vida. Não é fácil, mas também não é impossível. Estamos num período onde as pessoas estão muito tensas e a tendência é a continuação desta tensão por um bom tempo, não se enganem.
A energia uraniana não é utilizada para consertar coisas, a energia uraniana tem por natureza sinalizar períodos marcantes de destruição de certezas, desqualificação de mitos, desestruturação de dogmas, desestabilização de regras e sistemas, perturbação da ordem e do status. Graças ao caos que ela sinaliza que nós nos obrigamos a sair da apatia e da mesmice e começamos a buscar por novas tendências, novas posturas, novos padrões e novos horizontes.
Então, aproveitem que Urano está direto para mudarem algo, buscarem por novas estradas, abrirem a mente para novos patamares de vida, se possível for, meus caros viajantes das estrelas. Eu sou Marco Menezes vendo o circo uraniano trazendo agitação para o mundo taurino. Inté!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário