Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

16 janeiro 2024

20 de janeiro de 2024 ou Sol conjunção Plutão é casamento de viúva?

 20 de janeiro de 2024

ou 

Sol conjunção Plutão 

 é casamento de viúva?

 

por Marco Antonio H. de Menezes

 Quero advertir você que está lendo estas linhas digitadas que este artigo é apenas uma visão particular sobre a influência dos acontecimentos de 20/01/2024. Você tem todo o direito de discordar ou concordar ou não ter o que declarar. Mas espero que este artigo desperte em você uma estranha vontade de procurar, de investigar e de questionar.  Que a leitura seja boa para você...

Em 20 de janeiro de 2024 teremos uma grande transformação astrológica. Na verdade ela será dividida em 3 partes.

Por volta das 10 horas e 45 minutos da manhã do dia 20/01/2024, o Sol entra em conjunção exata com Plutão no signo de Capricórnio. Pouco depois, lá pelas 11 horas e 07 minutos da manhã do mesmo dia, o Sol inicia sua jornada pelo signo de Aquário.  E, por fim, às 21 horas e 56 minutos será a vez de Plutão reiniciar sua viagem pelo signo de Aquário. Horários de Brasília.

E temos muito o que falar sobre este evento que será um dos mais marcantes do ano de 2024.

A conjunção do Sol com Plutão no último grau de Capricórnio traz a certeza de que a energia liberada por este encontro não será pequena e anuncia repercussões palpáveis e consistentes para toda a humanidade. Não significa que os acontecimentos tenham que ocorrer no momento desta conjunção, mas podem ser desencadeados antes e/ou depois da conjunção. São eventos que representam grande liberação de energia, seja num nível tectônico (abalos sísmicos, vulcanismos e desabamentos de terra, por exemplo), seja num nível humano, com grandes demonstrações de poder, passeatas, protestos gigantescos, confrontos, violência,  guerras e tentativas de conter injustiças a qualquer custo, por exemplo. Luz e sombra se encontram trazendo à tona o relevo real das situações, mas levando as pessoas a fortes manifestações, seja por união contra um ideal ou por união em favor de um ideal. Tudo aqui é intenso e apresenta dificuldade para ser controlado. Esta conjunção vai deixando de ser exata, mas ainda continuará quando os dois estiverem no início de Aquário. Pode ser que tenhamos grandes levantes, questões que envolvam a dissolução/manutenção de fronteiras, tentativas de acordos humanitários e possível aumento de atividade solar e eletromagnética ao redor da Terra. Repito que estes eventos não necessariamente ocorrerão no dia 20/01/2024, mas o encontro do Sol com Plutão mostra estas energias como sendo disponíveis para todos.

No dia 09/02/2024, por volta das 20 horas teremos a Lua Nova em Aquário.

Então, seria bom, entre o dia 20/01/2024 e 09/02/2024, estarmos preparados para iniciarmos uma nova fase dentro da estrutura de vida. Aquário já dá início aos temas de 2024, depois do período de revisão da lunação em Capricórnio iniciada em 11/01/2024. Reparem bem quais estruturas estão começando a tomar forma durante o período entre 20/01/2024 e 09/02/2024, tanto no nível mundial, quanto no nível pessoal, pois estas estruturas poderão ser aquelas que dominarão o ano de 2024.

O Sol em Aquário está em detrimento, porque está no signo oposto àquele que ele rege, que é Leão. Portanto teremos uma energia mais imprevisível, original, disruptiva, rebelde, individualista, impaciente, teimosa, inflexível, inconvencional, curiosa e intelectual. Aquário é um signo Fixo, ou seja, ele marca a fase mais madura de uma estação, que no hemisfério Sul é o verão e no hemisfério Norte é o inverno. Signos Fixos são teimosos e determinados, difíceis de serem convencidos, buscam por situações que os ajudem a estruturar suas vidas, são intensos, objetivos e resistentes. É um signo do elemento Ar e, portanto, emite energias que conferem frieza, raciocínio lógico, idealismo e mente aberta. As pessoas com forte ênfase no signo de Aquário costumam ser mais artísticas, inspiradas, teimosas, tolerantes, mas intolerantes perante as críticas e discordâncias, tímidas, excêntricas, temperamentais, desatentas e impacientes com detalhes, individualistas e lógicas, por exemplo. 

A conjunção entre Sol e Plutão no último grau do signo de Capricórnio e a subsequente passagem para o signo de Aquário é um alerta para crises. O mundo pode aproveitar este período de crise para regredir ou para se desenvolver, depende da abordagem. Mas uma crise é sempre um ponto de mudança, um motivo para alterar hábitos, rever decisões e tomar providências, ou seja, ninguém fica inerte durante a crise.

Em Astrologia considera-se o último grau de um signo (também chamado de grau anarético) um grau de mudança, o ponto mais fraco de definição do signo, porque neste momento todas as energias estão sendo mobilizadas para a travessia para um novo patamar, para uma nova energia, que é marcada pelo grau zero do próximo signo. Nem tudo o que é iniciado quando ocorre um evento astrológico neste grau costuma ir para frente, porque é um momento de redefinições energéticas, términos e fechamento de ciclos. O sucesso de algo iniciado no momento em que ocorre um importante evento astrológico num grau anarético dependerá muito do caráter, da firmeza e da observação clara dos acontecimentos por quem estiver tomando decisões nesta fase. Por exemplo, a pessoa decide sair do emprego neste momento e pode ser que consiga outro logo em seguida, no entanto, há a possibilidade do novo emprego trazer muitas dores de cabeça e desafios que colocam em risco a permanência da pessoa naquele cargo. Uma pessoa pode mudar de casa exatamente no momento de um evento astrológico importante num grau anarético, por exemplo, e poderá ver que esta mudança de casa não foi exatamente o que a pessoa esperava. Uma pessoa resolve fazer investimentos numa aplicação durante um evento astrológico num grau anarético e esta aplicação pode inicialmente trazer ganhos, porém, mais tarde, a pessoa pode fazer mal uso do dinheiro ganho ou ter problemas relacionados com o ganho obtido. Os exemplos acima mostram que é importante avaliar a possibilidade de adiar por algum tempo uma decisão, porém se não houver condições para o adiamento, que a pessoa esteja mais preparada e atenta para lidar com a vida dali para frente, pelo menos para tentar diminuir os efeitos desagradáveis que virão a partir daquele momento. Sabe aquela história de transformar um limão em limonada? Aqui ela é muito válida! Porque a pessoa terá que ser capaz de transformar um desafio numa oportunidade de sucesso.

Do ponto de vista mundial, as decisões tomadas por corporações, governos e instituições durante um importante evento astrológico em grau anarético, podem não trazer bons resultados. Por exemplo, se um país bombardear outro acreditando que com isto obterá uma vitória fácil, os resultados a curto ou a médio prazo podem ser o exato oposto. Se uma empresa escolhe fazer uma rodada de negociações ou tenta negociar dívidas nesta fase, possivelmente terá prejuízo ou terá muitas dificuldades para levar adiante os acordos e negociações. Se um país aprova leis neste período, estas leis se revelarão inócuas ou poderão trazer mais problemas do que soluções para a população.

A conjunção do Sol com Plutão ocorre no grau considerado masculino, escuro e imperfeito ou deficiente de Capricórnio. Enquanto que o primeiro grau de Aquário é considerado masculino, esfumaçado e triste ou encurralado. Assim, decisões ou ações nesta fase podem não resultar muito positivas para o mundo ou para as pessoas. Logicamente, estamos abordando um ponto dentro de um mapa astrológico repleto de outros eventos astrológicos que ocorrem ao mesmo tempo. Entretanto, é sempre bom observar o que ocorre no dia 20/01/2024 para saber como as coisas se desenvolverão dali para frente. De um ponto de vista prático eu evitaria fazer sexo com alguém se quisesse fazer deste momento uma oportunidade para gerar uma vida. Aliás, eu evitaria fazer sexo neste momento, se possível fosse. Eu evitaria fazer acordos, fazer negócios, fazer reparos, iniciar algo nesta fase e até mesmo evitaria viagens neste dia. É sangria desatada? Não! Mas se a gente pode levar a vida com mais cuidado e tentando diminuir os danos, podemos fazer o possível para assumir posturas mais responsáveis e conscientes num dia como este. O mundo não vai parar de girar e nem a nossa capacidade para enfrentar desafios e para avaliar se estamos preparados ou não para os desafios que queiramos enfrentar vai simplesmente parar. Fica a dica!

Aí você leu tudo o que escrevi até agora e fica com a sensação de que daqui para frente as coisas não ficarão bem para nós, certo?! Errado! Eu estou mostrando o tipo de energia que está emanando naquele momento. Eu estou advertindo para que você não caia em ciladas, porém estou mostrando, também, que este é o momento perfeito para começarmos algo em nossa vida, aproveitando os dias seguintes.

Em primeiro lugar, é preciso dizer que Plutão sairá de Capricórnio, onde esteve desde 2008 e reiniciará sua caminhada por Aquário, onde esteve em 2023. Plutão voltará brevemente para Capricórnio entre 01/09/2024 e 19/11/2024 e ficará dentro do último grau de Capricórnio durante esta fase, reativando as energias e os fatos que ocorreram durante a conjunção que ocorreu entre ele e o Sol em 20/01/2024. Será a última vez que Plutão passará por Capricórnio desde 2008. Agora ele só voltará a passar por Capricórnio daqui uns 240 e tantos anos. Do dia 19/11/2024 em diante Plutão começará a caminhada de aproximadamente 20 anos pelo signo de Aquário. O que isto significará para o mundo? Eu descrevi isto num artigo (Plutão no signo de Aquário em 2023) que está neste meu blog e no e-book que distribuí para os clientes em 2022. O link para o artigo está presente no final desta página.

Os próximos anos afetarão e trarão à tona questões relacionadas com ciências, tecnologias, humanidade, comunidades, administração de crises humanitárias, inteligência artificial, exploração espacial, novos conceitos de organização da humanidade, novos parâmetros econômicos e profissionais. Desde o ano de 2020 nós já estamos vendo e percebendo os temas que reinarão nesta fase. Considera-se que a humanidade acelerará muito em termos de avanços tecnológicos ao longo destes 20 anos. Acredito que será muito bom que os menores de 18 anos comecem a se interessar (ou serem encaminhados) desde já para áreas tecnológicas e para novas noções de convivência e comportamento social. Para as gerações atuais eu sugiro a adaptação urgente aos novos conceitos que estarão surgindo em velocidade cada vez maior. Plutão não é um planeta que evidencia situações que chegam de maneira suave, principalmente quando ocorrem eventos astrológicos importantes relacionados com ele. Ele representa sempre energias de ruptura, morte, transformação, transmutação, cicatrização, regeneração, revelação, confrontos intensos, crises, disruptivas e avassaladoras.

Embora muita gente tenha certo problema para lidar com este termo, não há como negar que estamos à beira de uma nova ordem mundial. E os conceitos que hoje estão sendo questionados ou postos em movimento, foram muito bem implantados ou elaborados na década de 80 (quem quiser saber mais, há uma série de artigos meus chamados “Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas” publicados em agosto de 2022 e que podem ser bem ilustrativos). Aparentemente a vida “virtual” tende a ganhar mais espaço na organização das pessoas e na rotina diária. Afinal, embora Aquário seja um signo que se relaciona com a interação e a formação de grupos, também é conhecido por manter um distanciamento emocional entre uma pessoa e outra.  Até mesmo a maneira de se comunicar com o mundo será marcada pela regulação da linguagem para que ela seja mais sintética, fria e menos emocional, ainda que sob uma capa de aparente empatia. Pode parecer estranho, mas o narcisismo e o individualismo podem vir muito mais à tona neste período.

A reentrada de Plutão no signo de Aquário pode aquecer a economia brasileira, uma vez que (levando em conta o mapa da Independência do Brasil com Ascendente em Aquário), novamente Plutão em Aquário faz um aspecto muito positivo com o Plutão Natal em Áries do Brasil na segunda casa, a casa da economia, do dinheiro. Descreverei uma questão polêmica, mas é preciso que seja abordada. O Brasil não deveria abrir mão do petróleo e da exploração do petróleo, porque isto traria muito dinheiro e condições para, se bem aplicado, investir este dinheiro em área de educação, saúde e melhoria de vida da população, além de proporcionar condições financeiras para investir em tecnologias mais avançadas, inclusive na área energética. Plutão está relacionado com as profundezas, com o subsolo, com as riquezas escondidas, com aquilo que pode vir à tona, logo o petróleo ainda é um excelente investimento para o país. Será um tiro no pé parar de investir nesta área ou deixar que estrangeiros explorem isto em solo brasileiro. Empresas estrangeiras são conhecidas por não terem qualquer cuidado com o meio-ambiente na exploração do petróleo, porém eu não me lembro (recordem-me, se eu estiver errado!) de acidentes ambientais relacionados com empresas brasileiras de petróleo. Como Netuno está transitando pela segunda casa do mapa do Brasil e está se aproximando do Plutão em Áries, pode ser que as pessoas não aproveitem bem esta boa fase monetária ou lancem confusão ou criem barreiras, inclusive impedindo que o Brasil use os próprios recursos energéticos em favor do desenvolvimento do país. Como Plutão também está relacionado com aquilo que está oculto, pode ser que interesses estranhos ao país interfiram na produção, aplicação e uso do dinheiro no Brasil. Eu vou explicar da seguinte maneira: Plutão em Aquário está posicionado na décima segunda casa do mapa da Independência do Brasil. A décima segunda casa está relacionada com aquilo que está oculto, com os inimigos, logo o país deve tomar cuidado para não sofrer interferência de terceiros na política econômica e energética brasileira, interferência que pode vir disfarçada de preocupação com o meio-ambiente, mas que na prática pode ser apenas uma tática que inviabiliza e deprecia os valores para futuras aquisições e explorações por parte de estrangeiros.

Outro problema que vejo com a presença de Plutão transitando pela décima segunda casa do mapa da Independência é que isto sempre emanou para mim uma raiva que precisa ser trabalhada ao longo dos anos. Tentarei explicar da melhor maneira possível: o país está purgando energias de ódio, de abuso, de raiva, de descontentamento, de necessidade de acertos de conta e isto é um caldo que se não for bem trabalhado pelos próximos anos pode gerar retrocessos, agitações e confrontos como os que temos visto nos últimos anos. E aqui eu coloco isto tanto na conta da esquerda quanto da direita do Brasil, que estão em conflito e criando um clima de estranhamento, de raiva, de ódio, de compensação de perdas a qualquer custo. E a isto somam-se interferências de energias estranhas ao país que se aproveitam destas brechas que existem dentro do tecido social brasileiro e exacerbam tudo e criam divisões que não ajudam a sociedade e permitem que se dê pouca atenção ao que realmente importa para o desenvolvimento do país. Isto tudo pode trazer problemas para a estabilidade política e social do país se não for corretamente observado. O país não precisa de leis coercitivas e sim de ações que resolvam de fato os seus problemas sociais, caso contrário abre cada vez mais espaço para oportunistas de ocasião, que jogam no chão e no lixo toda e qualquer iniciativa e estrutura que proporciona condições mais positivas para construir uma sociedade sólida. Talvez, a passagem de Plutão por Aquário, tanto pela décima segunda casa do mapa da Independência do Brasil quanto pela primeira casa do mesmo mapa, seja o melhor momento para o país resolver suas desigualdades sociais, em lugar de dar importância para discussões que não levam a lugar nenhum e só aprofundam as dores e mazelas. É hora de o país parar de ficar olhando pelo retrovisor e ficar dando desculpas. É hora de olhar para o que pode produzir agora em favor da população, para que esta mesma população possa despertar para a sua capacidade de exercer a cidadania. O que já aconteceu fica no passado e serve apenas para que não seja repetido. Plutão em Aquário é movimento acelerado para frente. Não estou negando o que aconteceu no passado, não estou negando o quanto que certos acontecimentos do passado ainda colocam em evidência preconceitos e desigualdades sociais, porém percebe-se que as pessoas gastam munição contra consequências e não contra as causas e, por isto, tudo tende a se repetir cíclica e pontualmente na história do país.

E agora vamos olhar para o mundo!

Plutão em Aquário, ou em qualquer signo que seja, não resolve nada! Ele apenas evidencia energias! Quem tem que resolver é o agente da mudança, no caso: nós, os seres humanos! Plutão pode passar de Capricórnio para Aquário e as pessoas continuarem a se apegar a certos padrões, a certos vícios e a certos procedimentos, apesar das energias que ele evidencia para o mundo. Espera-se que as pessoas entendam este momento para desenvolver um mundo melhor, porém a realidade ao nosso redor não parece que esteja refletindo uma melhoria. Temos promessas e avanços tecnológicos, científicos e até mesmo sociais, porém parece que a sociedade ainda vive na Idade Média, sob o medo de alguma coisa acontecer, de alguma coisa se sentir desagradada e querer castigar a tudo e a todos. Como bem diriam os japoneses: bullshit! Este pode ser um bom momento para as pessoas pararem de aceitar o medo, de aceitar a culpa que jogam sobre os nossos ombros, de aceitar a farra que fazem com o planeta e com o bem-estar das pessoas, de aceitar as guerras como algo necessário para resolver alguma coisa, de aceitar a intimidação como forma de organizar a sociedade e de aceitar a manipulação como meio para garantir os ganhos cada vez maiores para poucos.

Fica a dica!

Crises só existem porque teimamos em manter o apego a uma condição até ficar tão gasta que alguém percebe que se não fizer algo a coisa pode ficar ainda pior, mesmo que as soluções sejam inicialmente amargas. Nós não podemos mudar o mundo, todavia podemos mudar algo em nós que pode ajudar a vida pessoal a fluir e, quem sabe, isto pode ajudar outras pessoas a fluírem melhor e, aí, naturalmente o mundo muda! Demora, mas muda!

Aproveitem este período entre a passagem do Sol para o signo de Aquário e o início da Lua Nova em Aquário para planejarem melhor suas vidas daqui para frente. E executem seus planos!

Uma advertência bem antecipada!

Em meados de fevereiro de 2024, Marte passará tanto pelo ponto onde Sol e Plutão fizeram conjunção em Capricórnio e também fará uma conjunção com Plutão em Aquário. Seria bom se até lá os senhores da guerra parassem de propagar mais ações que detonam guerras e problemas diplomáticos entre os países. Caso contrário, prevalece a lógica da banca que sempre ganha, ou seja, teremos muitos conflitos com muitas baixas e muita tristeza para todos os lados. E mais uma vez eu advirto, cuidado com o que estão vendo nas mídias tradicionais, elas estão a serviço de um mundo que quer apenas pegar fogo! Não é teoria conspiracionista! É fato! Ganha dinheiro quem administra melhor o sangue derramado e o medo consumado!

Aqui abaixo deixarei a cópia de um trecho do artigo que escrevi no blog em setembro de 2021:

“(...)Fechando a cortina da temporada atual

 Eu comentei que tudo o que ocorrerá em 2022 será uma preparação para a entrada de Plutão em Aquário.

Vamos voltar um pouco no tempo... mais uma vez!

No dia 01 de setembro de 1939 a Alemanha invadiu a Polônia e este fato é considerado o ponto a partir do qual foi iniciada a Segunda Guerra Mundial.

Neste dia, no céu astrológico do mundo, Plutão estava a 02 graus e 05 minutos de Leão, Urano estava Retrógrado dentro do grau 21 de Touro, o Nodo Norte estava nos últimos minutos do grau 0 de Escorpião e Marte estava no grau 24 de Capricórnio e Netuno estava no grau 22 de Virgem.

Entre os dias 23 e 28 de abril de 2024, Plutão estará no grau 2 de Aquário, mais precisamente, no mesmo minuto desta posição que ocupava em 01 de setembro de 1939 (02 graus e 05 minutos de Leão). Urano estará a 22 graus de Touro em conjunção com Júpiter e Netuno estará a 28 graus de Peixes em conjunção com Marte.

Entre os dias 05 e 11 de maio de 2024, Plutão (em movimento Retrógrado) voltará a estar a 02 graus e 05 minutos de Aquário, com Netuno a 29 graus de Peixes, Marte estará entre o nono e o quarto grau de Áries, Urano entre 22 e 23 graus de Touro.

Entre 01 e 02 de fevereiro de 2025 Plutão (em movimento direto) volta a estar a 02 graus e 05 minutos de Aquário. Urano a 23 graus de Touro, Netuno a 28 graus de Peixes e Marte retrogradando em Câncer a 28 graus.

Entre os dias 15 e 16 de agosto de 2025 Plutão (em movimento Retrógrado) passará mais uma vez por 02 graus e 05 minutos de Aquário. Urano a 1 grau de Gêmeos, Marte a 05 graus de Libra, Netuno e Saturno conjuntos e Retrógrados a 01 grau de Áries.

Entre os dias 08 e 09 de dezembro de 2025 Plutão (em movimento direto) passará mais uma vez por 02 graus e 05 minutos de Aquário. Netuno estará a 29 graus de Peixes, Urano a 28 de Touro e Marte a 25 graus de Sagitário.

Pronto! 

O que importa é que nestas datas Plutão fará uma oposição exata à posição que ocupava no início da Segunda Guerra Mundial. Por qual motivo marquei Urano? Porque ele estará muito próximo da posição (em Touro) que ocupava no início da Segunda Guerra Mundial. No caso de Netuno, porque ele ocupava o signo oposto (Virgem) ao que ele ocupa hoje (Peixes). No caso de Marte, porque ele ama uma boa guerra! No caso do Nodo Norte, é interessante notar que ele estava em Escorpião e que nos dias seguintes ele entraria no eixo Libra/Áries. Nos dias atuais, a primeira vez que Plutão faz oposição exata àquela posição que ocupava em Leão, o eixo nodal estará em Áries/Libra e por aí ficará até que em 2025 ele já ocupará o eixo Peixes/Virgem.

Duas situações foram acontecendo no céu astrológico do início da Segunda Guerra Mundial: Marte (em Aquário) começou a formar uma oposição exata a Plutão (em Leão) e o Nodo Norte em Escorpião formou oposição a Saturno Retrógrado (em Touro). Todos os signos Fixos estavam ativados formando o desenho de uma Grande Quadratura ou Grande Cruz, como é dito no jargão astrológico. A tensão estava no ar e os signos Fixos demonstraram que esta tensão partia de pontos bem inflexíveis, ninguém estava aberto para uma visão mais flexível.

Em 1989, quando Plutão ocupou o signo de Escorpião, o Muro de Berlim caiu, mas 1989 foi um ano muito conturbado para as duas Alemanhas e para os países comunistas. É bom explicar que Escorpião faz uma quadratura com Leão, e foi no início da década de 80 que Plutão começou a trafegar pelo signo de Escorpião. E foi impressionante a incidência de grandes acidentes aéreos, com muitas mortes, durante a fase da passagem de Plutão por Escorpião  Nos próximos anos Plutão entrará em Aquário, fazendo uma oposição a Leão.

Em poucas palavras, se a Segunda Guerra Mundial começou com Plutão em Leão, Urano em Touro e Nodo Norte em Escorpião, podemos esperar que a entrada de Plutão em Aquário, em oposição à posição que ocupava em 1939 (mas tendo a presença de Urano no mesmíssimo signo de Touro fazendo conjunção com a posição que ocupava em 1939 e tendo o Nodo Norte da Lua viajando boa parte do período pelo signo de Áries) traga algum acontecimento extraordinariamente impactante por esta época? E será que veremos mais um capítulo ligado à Segunda Guerra Mundial ser desenlaçado?

Só saberemos na próxima temporada!! (...)”

 

Abaixo encontra-se a lista de links que podem ser do teu interesse:

 Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas - Episódio 1

 Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas - Episódio 2

 Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas - Episódio 3

 Plutão no signo de Aquário em 2023

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário