NETUNO RETRÓGRADO
por Marco Antonio H. de Menezes
Netuno é o oitavo planeta a partir do Sol e o quarto maior planeta do sistema solar, além de possuir alguns satélites e também possuir um conjunto de anéis ao seu redor. Netuno rege a espiritualidade, os líquidos, o mar, as emoções, a transcendência, a meditação, a psicologia, a psiquê humana, os sonhos, o desapego, o que está muito além de nosso entendimento, Sua presença sempre traz uma nuvem de encantamento, mas também nos confunde.
Netuno fica Retrógrado uma vez por ano e permanece assim até pouco mais do que seis meses. Quando Netuno retrograda, tudo o que é sólido começa a se desmanchar ou fica envolto por uma névoa que não nos permite saber a diferença entre realidade e fantasia. A visão das coisas e as percepções de nossos sentidos ficam nebulosas. Causa certa angústia e ansiedade. Podemos ficar mais apegados ao nosso lado espiritual, podemos até mesmo preferir fazer da espiritualidade uma fuga, um escapismo que nos ajuda a encarar a realidade de maneira mais agradável, mas menos realista. Podemos ficar muito espiritualistas a ponto de nos tornarmos fanáticos. Podemos desconfiar de tudo e de todos e até de nossas crenças a ponto de nos distanciarmos da espiritualidade e preferirmos uma visão mais materialista da vida. Podemos nos distanciarmos e virarmos eremitas ou nos isolarmos socialmente.
Netuno Retrógrado traz à tona nosso moralismo, nosso vitimismo, nossas dores mais profundas, nossas emoções mal trabalhadas, nossas percepções espirituais mal conduzidas, nossos temores mais infundados, nossa falta de ancoramento. Por isso, esta pode ser uma fase marcada por total desconexão com a realidade para algumas pessoas, levando até mesmo ao suicídio. As pessoas podem ficar mais sugestionáveis e até mesmo podem ficar mais sensíveis a certas drogas e alimentos. Podem haver intoxicações, inclusive por frutos do mar. Alergias, inflamações, exacerbações de sintomas, perda dos sentidos, emoções descontroladas, suscetibilidade à tristeza, saudades inexplicáveis, dificuldade para levantar o astral pessoal, facilidades para baixar o moral e a estima.
Para os mais desapegados e os que normalmente não possuem um bom preparo para lidar com os seus próprios limites e os limites dos outros, Netuno é implacável quando Retrógrado. Se a pessoa possui os pés no chão e possui um bom preparo espiritual, emocional e psicológico, dificilmente sucumbe ao canto netuniano, preferindo aprofundar ainda mais o seu preparo e desenvolvendo limites ainda mais saudáveis para lidar com a vida.
É um bom período para percebermos quem ou o que está exercendo uma função vampírica sobre a nossa vida, além de podermos notar se nós mesmos não estamos agindo como vampiros, vivendo das emoções e das energias dos outros.
A fase pode ser boa para nos afastarmos e cuidarmos melhor de nossa saúde física, psíquica e/ou espiritual. Banhos de descarrego, tratamentos espirituais e preparação espiritual que visam o fortalecimento da pessoa são benéficos para esta fase.
Excelente fase para desapegar-se de tudo o que se tornou tóxico para a vida da pessoa e que a impede valorizar e reconhecer os seus próprios méritos. Exercícios de ancoramento da energia, reiki, cura prânica, meditação, yoga e tudo o que possa fazer com que a pessoa coloque os pés no chão (desenvolvendo o devido cuidado para não colocar nestas técnicas a expectativa de que elas salvarão a sua vida e resolverão os seus problemas, mas que servirão para a pessoa aprender a cuidar melhor de si mesma).
Bom período para fugir de gurus, de pessoas que prometam a salvação eterna, de pessoas que prometam soluções mágicas e rápidas para os problemas da vida, de pessoas e técnicas que não levem em conta o potencial para a pessoa aprender a desenvolver o seu caráter, a confiança em si mesma e o espírito crítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário