SATURNO RETRÓGRADO
por Marco Antonio H. de Menezes
Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior planeta do nosso sistema solar, além de apresentar inúmeros satélites e apresentar o mais belo conjunto de anéis (outros planetas do nosso sistema solar também apresentam anéis ao seu redor).
Saturno está relacionado com a restrição, a responsabilidade, o nosso lado construtivo e a nossa capacidade para assumirmos compromissos. Saturno também rege a morte, o conservadorismo e as tradições, as regras, os limites, o tempo, a velhice e a decadência. Saturno é um professor dos mais exigentes, que cuida de seus alunos extraindo deles o máximo por meio da ordem e da disciplina, enquanto que Júpiter seria o professor que encanta os seus alunos com sua visão estimulante e expansiva. No que Júpiter é expansão, Saturno é contração.
Saturno fica Retrógrado uma vez por ano e permanece assim por quatro a cinco meses. Nos períodos de Retrogração de Saturno, as situações tornam-se mais restritivas, com as pessoas podendo ficar mais tempo confinadas em um lugar, em um trabalho e/ou em uma situação, sentindo que não há muito espaço para arriscar ou para se distrair. Este é um bom momento para aprendermos a assumir responsabilidades, para sentirmos o peso da disciplina, para arrumarmos o que esteja fora do lugar, para notarmos o que está fora do nosso controle, para sentirmos o peso da rigidez de nossas atitudes e formas de viver.
Os ossos e os dentes podem apresentar problemas durante esta fase. Questões ligadas com justiça podem ficar muito lentas e com dificuldade de avançar. Há muitas exigências e compromissos que afloram, principalmente se não costumávamos levar a sério certos setores de nossa vida. Pessoas mais velhas podem exigir um pouco mais de atenção ou podem ser uma espécie de gatilho para aprendermos algo sobre a nossa vida. O tempo passa mais lento, quanto mais nos esquecermos de prestarmos atenção ao momento presente e às suas responsabilidades.
Bom momento para colocarmos em ordem muitas partes de nossa vida que negligenciávamos ou empurrávamos com a barriga. Podemos aprender a dar maior valor ao uso disciplinado do tempo e a dar maior atenção a cada detalhe que antes não considerávamos, inclusive aprendendo o valor de conservar certas coisas, situações e pessoas, valorizando o que de bom existe nelas, além de representar uma fase em que tendemos (ao contrário de nossa natureza) a ser mais conservadores ou apreciadores de situações mais conservadoras.
Bom momento para nos prepararmos para o futuro, organizando papeladas, custos, investimentos, estudos e inventários. Boa fase para enxugarmos nossos gastos, para cuidarmos de nosso corpo e para fazermos exames mais detalhados de nosso corpo. Este pode ser o fim de uma fase de nossa vida ou pode ser que tenhamos que lidar com a morte em algum nível de nossa vida.
Tudo o que antes parecia fluir em uma dada área de nossa vida dá a impressão de andar para trás ou gera uma série de obstáculos que podem nos desanimar e fazer com que duvidemos de nossa capacidade e de nossas habilidades. Confrontos com autoridades ou com pessoas que exercem controle sobre a nossa vida podem ser normais nesta fase. Pode ser um período marcado por rompimentos dentro das relações (afetivas, de negócios, de sociedades, de trabalho, de carreira), rompimentos que dificilmente serão reatados. Bem, este é um pouco do cenário que Saturno pode mostrar quando está em seu aparente movimento Retrógrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário