Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via WhatsApp, Telegram ou Skype. Se deseja atendimento comigo entre em contato usando o e-mail: marcomenezesbrrj1@gmail.com .Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

28 junho 2026

2026 ou Oops! 2025 não acabou! Junho Parte 2 - Júpiter!

 

 
2026

ou

Oops! 2025 não acabou!

Junho Parte 2

Júpiter! 

por Marco Antonio H. de Menezes 

(marcomenezesbrrj1@gmail.com

 



“Não vou ser eu

Quem vai mudar teu jeito de tentar viver

Tão certinha, direitinha

Sem defeitos

Não vou ser eu

Quem vai fazer você descer do salto

Pra te olhar do alto

Em pernas-de-pau de palhaço

Me ergo”

(trecho da música Eu Não Sou Boa Influência Pra Você” de Jonathas Falcao (Jonathas Pereira Falcao) – ABRAMUS) 
 
 Junho de 2026

Eu avisei no artigo anterior (quem não leu, o link está no fim deste de artigo) que neste mês de junho teríamos pelo menos dois eventos importantes para acontecer: o ingresso de Quíron em Touro e o ingresso de Júpiter em Leão.

Lá no artigo anterior eu escrevi sobre Quíron.

Agora vamos para Júpiter, baby!

 

JÚPITER

 


Por volta das 02 horas e 52 minutos da madrugada (horário de Brasília) do dia 30 de junho de 2026 o signo de Leão recebe a visita do planeta Júpiter.

Há muito o que se dizer sobre esta data!

Senta que lá vem história!

Pensa comigo, meu caro viajante das estrelas: no dia 29 de junho é comemorado pelos católicos o dia de São Pedro e de São Paulo e isto fecha o calendário de festas e fogueiras de junho daqui do Brasil (tudo bem que há quem comemore até setembro as ditas “festas juninas”, mas isto aqui não é um texto sociológico ou coisa que valha!).

Em acordo com o calendário gregoriano, junho é o último mês do primeiro semestre.

Logo em seguida temos o início das férias escolares de julho (com suas devidas diferenças em acordo com os calendários escolares) e a preparação para fechar o ano. Tudo é canalizado para as festas de fim de ano (talvez o meu caro viajante das estrelas discorde...).

Então, no auge do fim das últimas fogueiras da madrugada do dia 30 de junho, Júpiter resolve mudar de signo...

O Universo parece gostar de criar alguns temas interessantes, não?

Quando Júpiter começa a sua caminhada pelo signo de Leão, começa um ciclo interessante para todos os planetas lentos (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), pois todos estarão ou em signos do elemento Fogo ou em signos do elemento Ar.

Elemento Fogo: Netuno e Saturno em Áries e Júpiter em Leão.

Elemento Ar: Plutão em Aquário e Urano em Gêmeos.

Portanto, no último dia do último mês do primeiro semestre de 2026, temos Júpiter avisando que um novo ciclo está para começar e confirmando o fechamento da etapa anterior.

Em novembro de 2024 Marte ocupou esta posição. Mas Marte não é um planeta lento, ele é o último daqueles planetas ditos pessoais, ou seja, por ele atravessar toda a mandala astrológica num ciclo aproximado de 2 anos, ele anuncia muito mais eventos que afetam o indivíduo, enquanto os planetas lentos afetam muito mais a coletividade. Júpiter leva aproximadamente 12 anos para atravessar toda a mandala astrológica, enquanto que Saturno leva aproximadamente 30 anos, Urano leva em torno de 84 anos, Netuno leva cerca de 164 anos e Plutão (que os astrônomos chamam de planeta anão) leva aproximadamente 248 anos.

Quando Marte esteve em Leão, logo em seguida entrou num ciclo de movimento retrógrado que fez com que o planeta regredisse seu movimento até Câncer. Por conta do tempo que levou para regredir até Câncer, seguido da retomada do movimento direto, Marte retornou a Leão em abril de 2025. Mas os planetas lentos ainda não estavam totalmente posicionados em signos de elemento Ar e de elemento Fogo. Mas por três vezes Marte fez uma oposição severa a Plutão em Aquário, quando esteve em Leão. A batalha entre interesses muito pessoais e interesses coletivos ficou mais acirrada, assim como a batalha entre a concentração de poder e riqueza nas mãos de poucos e a preocupação com a distribuição de benefícios para toda uma coletividade. Marte avisava que este período favoreceria discussões, batalhas, agressões e embates ferozes envolvendo os limites, o ego, o poder, a ganância e o acúmulo. Na verdade, Marte colocou mais lenha numa fogueira de vaidades que já ardia bem alta no mundo. A diplomacia e o respeito seriam jogados no lixo. Não haveria respeito pelos direitos, pelos territórios, pelos poderes, pelas leis, o que haveria seria fogo contra fogo, morte, separação, coerção, imposição, mão de ferro, tirania e totalitarismo. Marte preparou o terreno para quando Júpiter acionasse o ciclo dos planetas lentos.

Então, o que Júpiter está querendo mostrar ao passar por Leão?

Júpiter é o nome romano do deus grego Zeus. Zeus era a entidade maior da mitologia grega, o poderoso portador dos raios. Ele era o deus dos deuses. Ele era filho de Saturno/Cronos e neto de Urano. Urano gerou filhos, os Titãs, com Gaia/Terra, mas os achava feios, logo os devolveu para o ventre de Gaia, que acabou escondendo um de seus filhos, Cronos. Cronos, portando uma foice, atacou Urano, cortou sua genitália e o destronou. Urano e Gaia advertiram que Cronos teria um destino similar no futuro, o que fez com que Cronos devorasse seus filhos na intenção de não ter seu trono usurpado por seus filhos. Reia, sua esposa, escondeu Zeus até o dia fatal: Zeus destronou Cronos, prendeu os Titâs e libertou seus irmãos com quem compôs o panteão dos deuses gregos no monte Olimpo.

Júpiter é o maior planeta do nosso sistema solar. É um gigante gasoso (assim como Saturno, Urano e Netuno) que possui em torno de si mais de 100 satélites e um anel feito de poeira (este anel não possui a mesma composição dos anéis de Saturno e é bem menos visível). Depois do Sol, da Lua e de Vênus, ele é o quarto corpo celeste mais brilhante visto a partir da Terra. É o quinto planeta a partir do Sol. Como todo gigante gasoso do nosso sistema solar, ele possui uma espessa camada gasosa e um pequeno núcleo sólido. Sua temperatura é de aproximadamente 100ºC. Seu dia dura aproximadamente 10 horas, sendo o planeta com a rotação mais rápida do nosso sistema solar, mas leva quase 12 anos para orbitar integralmente o Sol. Júpiter apresenta nuvens que se dividem em camadas coloridas causadas pelas intensas turbulências atmosféricas, destacando-se a Grande Mancha Vermelha, uma zona instável quase duas vezes maior do que a Terra e que se move numa velocidade aproximada de 500 Km/hora.

Se o caro viajante das estrelas quer saber mais sobre as relações mitológicas e astronômicas de Júpiter, recomendo a pesquisa em sites de busca e em livros especializados.

E o que podemos falar sobre Júpiter na Astrologia?

Júpiter rege o signo de Sagitário e o signo de Peixes (corregente, pois Netuno é considerado o regente atual de Peixes), é exaltado em Câncer e está em detrimento ou exilado em Gêmeos e em queda em Capricórnio. A energia principal de Júpiter é a expansão. Por onde Júpiter passa tudo tende a expandir. É um planeta relacionado com a benevolência, com a proteção e a riqueza material, com os grandes negócios, com o otimismo, com o bom humor, com o tamanho e o crescimento de tudo, com a prosperidade, com o lazer e as grandes viagens, com a universidade, a pós-graduação, com a filosofia, com o julgamento, com as leis, com o moralismo. Podemos considerar Júpiter como uma energia que fortalece a saúde e traz coisas boas para as pessoas. No entanto, é preciso tomar cuidado, pois Júpiter expande, sem discriminação, tudo o que está se desenvolvendo, ou seja, ele expande tanto o que está sendo bom quanto o que está sendo ruim. A energia otimista pode ser o motivo para passar por cima de detalhes que deveriam ser melhor estudados. A energia dogmática pode ser forte o suficiente para criar leis inflexíveis e totalitárias, bem como pode trazer ações que reforçam demais o moralismo dentro de uma sociedade. As pessoas podem ficar excessivamente indulgentes. E pode haver uma perda da noção dos limites, o que faz com que as pessoas gastem sem avaliar os seus reais recursos (financeiros, energéticos, por exemplo). Ele pode inflacionar mercados, gerar doenças relacionadas com o crescimento desordenado de células e/ou inchaços, pode deixar escancarados os desgastes e desmandos administrativos e deixar claro o quanto as pessoas foram negligentes na manutenção dos limites claros e saudáveis na administração de suas vidas e da saúde. Júpiter tem relação com o fígado, o pâncreas, o sangue arterial, os tecidos gordurosos, glicogênio, coxas, quadris, pés, orelha direita e testa.

E o que Júpiter traz com sua passagem pelo signo de Leão?

Esta posição de Júpiter traz carisma. Sabe aquela frase que diz: ”a primeira impressão é a que fica”? Cabe direitinho aqui. As pessoas podem sentir aumentar a confiança em si mesmas e serem capazes de assumir a liderança, de mostrarem toda a eloquência ao conversarem com o outro ou na exposição das suas ideias ou, ainda, ao se comunicarem com o mundo. Há a impressão de que se pode vender o peixe com muita facilidade. As pessoas poderão sentir que estão prontas para qualquer desafio, porque acreditam que farão o melhor e obterão os prêmios por toda a dedicação e empenho apresentados por elas. Talvez cheguem a sentir que não existe obstáculo insuperável. O lado competitivo e persuasivo para conquistarem o elogio e a confiança de todos ao redor estará mais exacerbado. As pessoas devem tomar cuidado para não deixarem a empolgação chegar a um ponto que pode gerar o desrespeito ao outro ou simplesmente conduzi-las para uma atitude que ignora a contribuição do outro.

A criatividade das pessoas pode entrar num nível muito alto, com muitas portas criativas sendo expressas por elas ou sendo oferecidas a elas. Pode ser um momento excelente para estimular a criatividade nas pessoas, gerando leis, regras, projetos e ideias que permitam que as pessoas confiem mais no seu potencial e possam expor mais as suas qualidades e habilidades. Seria bom estimular nas pessoas o lado mais generoso, mais brilhante, mais cativante a mais confiante, principalmente por meio de projetos que permitam maior interação entre elas.

As pessoas devem ser cuidadosas com aquilo que irradiam para o mundo, porque nesta fase a imagem delas estará em muito maior evidência, o que pode fazer com que surjam pessoas muito carismáticas, mas também pode colocá-las numa posição muito mais vulnerável e muito mais sujeita a críticas por parte dos outros. As pessoas em posição de destaque terão maior facilidade para a imposição de suas ideias, para a exposição de seus ideais e para a conquista das pessoas com seus discursos e aí reside o perigo para quem se expõe para o mundo. As pessoas podem ser mais facilmente manipuladas pela maneira carismática de quem se apresenta sob esta energia de Júpiter em Leão. A vaidade e o orgulho das pessoas podem trazer vulnerabilidade para quem não souber manter a devida humildade e o devido respeito aos limites.

Muito cuidado para que não se confunda poder de liderança e carisma com oportunismo. As pessoas podem passar dos limites e exercerem suas funções com mãos de ferro, com intransigência, com pouca ou nenhuma preocupação na hora de passar por cima das leis, das regras e dos direitos. Seria melhor não impor, mas consultar, ouvir, adaptar, valorizar quem está tentando mostrar um outro ponto de vista. O ego pode inflar, o orgulho pode subir degraus cada vez mais altos, a falta de visão dos próprios limites pode gerar tropeços que mais tarde serão cobrados de maneira muito dolorosa. O poder pode corromper e cegar! O que me lembra um ditado popular: “quanto maior a altura, maior a queda!”

A configuração do céu astrológico no momento da chegada de Júpiter ao signo de Leão é bem forte.

Plutão Retrógrado em Aquário estará fazendo uma oposição a Júpiter em Leão, Nodo Norte da Lua em Peixes fazendo quincunce com Júpiter em Leão. Netuno em Áries fazendo trígono com Júpiter em Leão. Quíron em Touro fazendo quadratura com Júpiter em Leão. Marte e Urano em Gêmeos (e em conjunção entre si) fazendo sextil com Júpiter em Leão. Mercúrio estacionário em Câncer (ele entrará em movimento retrógrado ainda no dia 30 de junho de 2026) fazendo conjunção com Júpiter em Leão. Lua Cheia em Capricórnio.

Vamos voltar no tempo?

Em 2020, aquele fatídico ano da pandemia, ocorreram muitos eventos astrológicos, mas o mais importante foi a reunião de Plutão, Saturno, Júpiter e Marte nos graus finais de Capricórnio. Eles fizeram uma conjunção entre si que causou uma paralisia no mundo. Tudo entrou em curto-circuito.

Pois bem... seis anos depois, Júpiter está no final do signo de Câncer, ou seja, o signo oposto e complementar de Capricórnio pouco antes de ele passar para o signo de Leão. Em outras palavras, chegamos ao auge daquela energia inaugurada em 2020. É o ponto máximo, daqui para frente aquela energia entrará em declínio, pois em Astrologia, após uma oposição entramos numa fase de diminuição e dissolução de energia, pois será hora de começarmos a preparação para o fim de algo que foi iniciado com uma conjunção. E quando Júpiter estiver em Leão, ele fará oposição a Plutão, fortalecendo ainda mais esse processo de expressão máxima e a subsequente diminuição da energia que foi inaugurada quando Júpiter esteve em Capricórnio. E para manifestar ainda mais tudo isso, a passagem de Júpiter para Leão será marcada pela Lua Cheia em Capricórnio. A Lua Cheia é o ápice de uma lunação, porque a Lua estará em oposição ao Sol (que está em Câncer).

O Universo gosta de brincadeiras, né?!

Então a Lua Cheia será justo em Capricórnio quando Júpiter estiver saindo de Câncer e indo para Leão? Sim! Fica claro que chegamos ao auge de algo iniciado 6 anos atrás. Daqui para frente nós teremos que encarar o término daquele ciclo e serão mais 6 anos até Júpiter visitar Capricórnio novamente e um pouco mais para Júpiter fazer nova conjunção com Plutão. Nós chegamos ao amadurecimento de tudo aquilo que foi iniciado durante a conjunção de Júpiter com Plutão, Saturno e Marte no final de Capricórnio e da conjunção entre Júpiter e Saturno no início de Aquário (signo oposto e complementar de Leão).

É como ver uma explosão que chega ao seu ponto máximo. Após isso, ela diminui, colapsa e esfria. Tudo terá sido remexido. Será a hora de começar a ver o que realmente sobrou e o que começou a emergir ou mudar no mundo. Não há espaço para voltas, para retomadas, para remontar algo. As pessoas precisam entender que o mundo mudou radicalmente após 2020. O mundo que existia antes de 2020 está morto. Já faz tempo que venho batendo na mesma tecla: desapeguem-se!

Júpiter e Plutão estarão em signos Fixos. Os signos Fixos (Leão, Aquário, Touro e Escorpião) representam o meio de uma estação. Leão e Aquário, representam o meio do inverno ou do verão (dependendo do hemisfério). É o ponto de amadurecimento de uma estação. Então, temos sim uma energia de amadurecimento em evidência nesta fase. É como uma fruta que chega ao ponto certo para ser consumida, pois após esta fase ou ela apodrece ou é aproveitada para ser transformada, ainda assim as sementes poderão ser aproveitadas para começar um novo plantio.

Não se trata de algo simples, principalmente porque uma parte da humanidade ainda está tentando organizar a mente, o espírito e as emoções após 2020. O mundo está muito caótico e as pessoas estão caóticas. Nós estamos vivendo um período crítico. Quando Plutão estava em Capricórnio e Netuno estava em Peixes eu avisei que o mundo passaria por uma dissolução e transformação total de tudo que pensava ser sólido. Nós estamos vivendo desde lá um período de desespero, porque por um lado estamos sendo empurrados para uma nova dimensão da vida e pelo outro estamos tentando, ainda, agarrar qualquer coisa sólida que tenha restado.  Nós vemos aqueles que tentam dominar o mundo desesperados para garantir algo para si mesmos, porque já sentiram que a nova ordem mundial não será na direção que antes imaginavam ou não será conduzida como haviam idealizado. Na verdade, fica a impressão de que a criatura se voltou contra o criador. Mas não se enganem, nesta luta para garantir o poder, ninguém abre mão de fazer adaptações, pois todos sabem que sobrevive aquele que estiver em maior sintonia com os movimentos que ocorrem no mundo. Os poderosos puxarão tudo o que for possível para si e a batalha será feroz contra todos os que resistirem a este arrastão sofisticado executado pelos trilionários da vez. Vale empurrar tecnologia ruim como se fosse ecológica, vale causar distúrbios políticos e sociais para derrubar poderes que travam a pilhagem daquilo que custearia a riqueza dos poderosos, vale declarar guerra para garantir matéria-prima, vale usar religião como forma de doutrinar a mão-de-obra barata. Nenhuma novidade, a roupagem é que é diferente e, por vezes, muito mais descarada. Desde que Saturno e Netuno fizeram a última passagem por Peixes, as pessoas perderam a vergonha de declararem o lado doentio e sombrio que habita em seus corações, porque elas acreditam que ninguém mais liga para coisas bobas como ética e caráter. A mídia faz o seu papel normalizando tudo como se fossem corretas as ações ilícitas ou a deturpação de valores. No final, tudo é comércio, tudo é produto, tudo é venda! Ganha quem tiver o melhor marketing!

Pense nisto: tudo foi jogado num liquidificador e agora estamos no ponto máximo da velocidade do liquidificador.

Então estamos todos perdidos?

Na verdade, não!

Mas estamos vendo um mundo que se divide entre aqueles que enxergam luzes maravilhosas para o futuro e aqueles que querem se aproveitar daquela visão para introduzir suas estruturas caducas e retrógradas em meio às mudanças que estejam ocorrendo.

Vamos para o lado bom da coisa!

O lado bom da coisa toda é assim: Júpiter entrará para o signo de Leão fazendo sextil com Urano e Marte em Gêmeos e fazendo trígono com Netuno em Peixes, que por sua vez estarão fazendo, respectivamente, trígono e sextil com Plutão Retrógrado em Aquário. Em outras palavras, eles farão ângulos maravilhosos entre si. São ângulos que abrem oportunidades criativas excelentes para a humanidade. Permitem que a humanidade assuma uma nova fase de crescimento, uma fase de enriquecimento cultural, social e econômico muito positiva. A visão do mundo pode trazer à tona: ideias, soluções e inovações que trarão muito mais alegria para todos. Nós temos uma revolução de altíssimo nível emergindo, com novas regras, novas leis, maior possibilidade de integrar as pessoas e respeitar suas diversidades e suas liberdades. As pessoas poderão experimentar uma fase, daqui para frente, que abre portas para um mundo que valoriza o respeito pela humanidade e pelo planeta. Parece algo difícil? Não! Impossível? Não! Porque tudo já está sendo apresentado ao mundo. Há uma parcela da humanidade que compreende a necessidade de encarar o mundo e a própria humanidade de uma forma diferente, levando em conta as reais necessidades e os reais limites. Há enormes possibilidades para um mundo que pode trazer a cura, que pode valorizar o bem-estar das pessoas e que facilita a comunicação entre todos.

Porém tudo isto esbarra na mentalidade excessivamente mercantilista que impera numa outra parcela da humanidade. Há um grupo de pessoas que só pensa em acumular, que só pensa em si mesmo e que enxerga apenas o quanto algo pode ou não ser lucrativo para si. Este grupo tem as suas contribuições, mas ele parte do princípio de que tudo volta para ele na forma de enriquecimento pessoal. É um grupo centralizador e que não defende o bem-estar das pessoas, principalmente se elas forem encaradas apenas como mão-de-obra barata. Entretanto possui um discurso carismático, sedutor o suficiente para fazer as pessoas acreditarem que aqueles valores defendidos pelos poderosos é salvador e absolutamente saudável para todos. O poder de manipulação deste grupo é alto e o investimento é sempre baseado em atrair pessoas para serviços e produtos que centralizam as ações, que destroem a iniciativa individual e que geram dependência financeira, social e cultural. Tudo vira produto: a diversão, o lazer, o trabalho, a doença, a saúde, o medo, a segurança, a educação, a visão espiritual... Enfim, tudo é acessível para quem paga um preço, seja ele qual for. Eu já comentei em outros artigos que o problema reside no fato de que temos uma aparente diversidade de empresas e de serviços. É aparente porque, no fim das contas, esta diversidade é falsa, pois são braços que pertencem ao mesmo corpo, ou seja, temos um pequeno grupo de megacorporações que faz e oferece tudo para todos e, ao mesmo tempo que financiam serviços e produtos com faceta sustentável, ecológica e humanitária, também financiam empreendimentos que resultam no desmatamento, no uso indevido de recursos naturais, na exploração de mão-de-obra barata, no desprezo pelos direitos humanos e na corrupção de valores pelos meios mais diversos.

Por isso temos Júpiter em Leão fazendo oposição a Plutão Retrógrado em Aquário, ou seja, uma briga de poderes. De um lado (leonino) temos os poderosos, aqueles que podem fazer uso de leis, das regras para mandarem e desmandarem no mundo, não se preocupando com o impacto social que isto possa acarretar, pois o importante é o poder que eles possuem em suas mãos. E do outro (aquariano) temos o povo, as necessidades humanitárias e a coletividade. Isto pode gerar cada vez mais embates. Tudo tende a assumir uma dimensão muito maior, o poder de alguns pode tentar engolir o poder de muitos. Movimentos sociais, entidades e populações podem sofrer ataques e/ou passarem a se revoltar contra os desmandos de quem está no poder. Estes embates podem tanto ocorrer num nível sutil quanto num nível mais prático. As pessoas podem desenvolver técnicas de boicote que acabam por atingir em cheio os interesses financeiros e de poder sem a necessidade de irem para as ruas, sem a necessidade de enfrentamento feroz e violento ou podem, simplesmente, partir para uma iniciativa mais brutal, mais visceral, mais sangrenta e violenta nas ruas. Seja lá o que ocorra, tudo buscará uma transformação, uma reforma, uma adaptação da qual não se pode mais recuar e/ou uma finalização de algo que não consegue mais ser aceito pela coletividade. Seja como for, este será um período marcado pelo altíssimo nível de manipulação dos interesses em questão.  

Com o Nodo Norte da Lua em Peixes fazendo quincunce com Júpiter em Leão e Quíron em Touro fazendo quadratura com Júpiter em Leão, a crise psicológica e a crise financeira se misturam. Há algo de podre no reino da Dinamarca. A atenção das pessoas será chamada ou as pessoas se reunirão para chamar a atenção. De alguma maneira, os valores defendidos até aqui poderão ser contestados pelas pessoas. O conflito de interesses, as diversas mudanças pelas quais o mundo pode passar levarão as pessoas para a busca de novas soluções, porque algo incomodará. A escassez, a falta de atenção para as necessidades básicas das pessoas, os fatores climáticos, os desequilíbrios e desmandos dos poderosos, as exigências da vida cotidiana e a distribuição da riqueza poderão ser o gatilho para serem reivindicados ajustes, mudanças e adaptações. As mudanças podem ser feitas na forma de uma maquiagem que disfarça a realidade e traz uma satisfação momentânea ou pode ser muito mais profunda, porque a revolta e/ou a necessidade das pessoas pode ser muito intensa. As pessoas estarão mais atentas às formas como os que estão no poder lidam com aquilo que importa para elas. É bom que ninguém brinque com o humor das pessoas, porque tudo estará muito evidente e as pessoas poderão assumir uma postura nada amigável ou tolerante diante dos erros cometidos. Na verdade, será um momento para avaliar se o que foi plantado até aqui traz uma boa ou uma má colheita, o que levará a um processo de barganha entre os envolvidos e a reações autênticas por parte das pessoas, em acordo com as respostas obtidas.

Poderia dizer que este período é crítico, porque chegamos ao auge das situações inauguradas em 2020 e, de alguma forma, haverá uma avaliação daquilo que foi desenvolvido até aqui. Nós finalizamos um período construtivo e entramos não num período destrutivo, mas num período de apara de arestas. Não significa que não possam ocorrer guerras, revoluções, manifestações violentas, mas tudo isso visa consolidar ou simplesmente extrair o que foi feito. A dificuldade deste período é que as mazelas estarão muito escancaradas e dependerá das pessoas até que ponto elas sustentarão ou tolerarão tais mazelas em suas vidas.

E isso me leva a uma imagem que percebi olhando para o mapa.

A imagem é de um arco e de uma flecha!

A haste do arco é formada pela oposição entre Júpiter em Leão e Plutão Retrógrado em Aquário. Entre Plutão Retrógrado em Aquário e Júpiter em Leão temos a corda do arco, formada por sextis: Plutão Retrógrado em Aquário faz sextil com Netuno em Áries que, por sua vez, faz sextil com Marte e Urano em Gêmeos que faz sextil com Júpiter em Leão. O meio deste arco, onde podemos posicionar uma flecha imaginária, é justamente Quíron em Touro em quadratura tanto com Plutão quanto com Júpiter. A flecha, se lançada, vai parar em Escorpião. Então temos mais dois signos Fixos aqui (Touro e Escorpião). Escorpião é a profundidade, a intensidade, a morte, a regeneração e a transformação. Portanto poderia concluir que tudo o que ocorrerá a partir do momento que Júpiter chegar ao signo de Leão é um profundo e intenso processo de separação, de morte e de transformação, o que nos leva a uma regeneração, a uma cicatrização de certas feridas. E isto é significativo! Quem leu o artigo anterior, sobre Quíron, sabe que ele era um centauro muito sábio que foi ferido na perna por uma flecha envenenada atirada por Hércules. Quíron era imortal e apesar de seu conhecimento não conseguia curar a dolorosa ferida em sua perna. Com a ajuda de Hércules ele substitui Prometeu, torna-se mortal e depois é transformado em constelação por Júpiter/Zeus. Portanto, alguém ou algo se sacrificará ou sacrificará algo para poder trazer alívio e cura para todos os seres. Será que algo atingirá os valores das pessoas, a economia, os negócios? Será que alguém terá que mudar sua postura ou se afastar de um cargo? Será que alguma morte será marcante o suficiente para trazer uma profunda transformação para o mundo? Será que todos nós (ou uma parcela da humanidade) teremos que encarar que somos vulneráveis em algum nível de nossas vidas a ponto de aprendermos a ser mais humildes, aceitando que, por mais poderosos que possamos ser, somos, na verdade, reles mortais? Plutão é um dos regentes de Escorpião. Plutão é o nome romano para Hades, o deus das profundezas e relacionado com a morte na mitologia grega. Aquário está relacionado com Prometeu, que roubou o fogo dos deuses para presentear os humanos com conhecimento. Leão é um signo de Fogo e Júpiter é o nome romano para Zeus. E a flecha pode atingir Escorpião. Um fator mitológico estará em andamento de maneira muito interessante nesta fase.

Se olharmos para Quíron, bem além de suas vestes mitológicas, ele se mostrará um ser que era poderoso, mas que não era capaz de curar aquilo que ele mesmo ajudou a criar. E o que é pior: a imortalidade dele só tornou mais dolorosa a sua sobrevivência. Então ele teve que abrir mão de sua imortalidade para encontrar alívio para a sua dor. Ou seja, o ser humano (individualmente ou coletivamente) deverá encarar a sua própria soberba, o seu próprio orgulho e aceitar que está na hora de ser humilde, de aceitar o destino, de mudar algo em si ou abrir espaço para que uma nova mentalidade assuma o controle. Ou seja, não será um período favorável. Os poderosos que se elevaram no período daquela grande conjunção em Capricórnio poderão sofrer um baque muito sério e/ou terão que admitir que está na hora de baixarem a bola. Em algum nível, nós estaremos passando por uma profunda transformação, por uma morte, por uma destruição plena de todo um padrão. Quanto mais resistirmos a esta fase, mais dolorosa será esta fase.

Sem dúvida alguma, este será um período macabro para quem não cuidou de seu aspecto psicológico. Não é de hoje que tenho alertado psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas, que esta é uma fase muito trabalhosa e perigosa. O nível de surtados e de desequilibrados só tende a aumentar, colocando em risco a sanidade, o controle e tudo o que tenta trazer à coletividade um bem-estar. Os surtados estarão presentes em todos os níveis da sociedade, inclusive em cargos de poder. Os surtados terão o aplauso e o apoio dos surtados, porque este é um momento, como já foi descrito mais acima, de perda de contato com a ética e com o caráter. No entanto, ficará cada vez mais evidente o que foi gerado, desenvolvido, praticado e incentivado a partir de princípios falsos, enganosos, moralistas, preconceituosos, travestidos de uma aura ou capa de bondade ou de salvação ou de preservação dos bons costumes.

Há mais uma coisa que gostaria de abordar...

Eu sou daqueles que acredita que vivemos num lugar, ou seja, neste planeta, que deveria ser visto como um ser vivo e não como uma mera rocha sem vida. Não creio que tantas e erráticas energias distorcidas sendo geradas não acabem por incomodar ou atuar sobre o padrão energético planeta. Não me interessa fazer desta minha visão a mais acertada, mas me interessa observar que, coincidentemente (ou não), o planeta não deixará de mostrar sua faceta mais destrutiva também. Rezo para estar errado, mas o tal do Super El Niño já deixa claro que teremos um período bem complicado para o planeta como um todo. A distorção espiritual, emocional, mental e física da humanidade acaba sendo refletida sobre o planeta. Venderam uma imagem de que explorar os recursos deste planeta sem se importar com o futuro não traria problemas. Trouxe! A verdade é nua e crua. Construímos um mundo que desconsiderou que este planeta passa por ciclos, assim como todo ser vivo, portanto estamos vivendo sobre uma bomba-relógio que está explodindo e que está mostrando que esta é a fase certa para começarmos a rever a forma como encaramos a vida deste planeta e neste planeta. Não há outro planeta viável, não há outra forma de viver fora deste planeta que seja viável. Não confundam propaganda maluca de trilionários egocentristas com a realidade. Criar novas bases de vida em outro planeta é algo muito mais difícil e longo do que pode supor nossa vã filosofia, principalmente se mantivermos a mentalidade exploratória e destrutiva que cultivamos ao longo dos milênios. A não ser que consideremos que seres de outros planetas já habitam nosso sistema solar e estão dispostos a compartilhar suas tecnologias e mentalidades com a humanidade, nós estamos longe de sermos capazes de desenvolvermos algo muito bom pelos próximos cem anos. Todavia, tenho certeza que cada vez mais olharemos para fora do nosso planeta e desenvolveremos mais tecnologia que realmente poderá nos ajudar na exploração de outros mundos. Eu faço parte daquelas pessoas que acreditam que as gerações que estão nascendo agora são o início da construção de uma mentalidade cada vez mais extraterrestre, ou seja, capaz de construir condições para uma parte de nós viver fora da Terra, em colônias espaciais. Mas, como eu descrevi, isto não é algo imediato. Assim sendo, a humanidade terá que encarar que fez merda ao acreditar que um pequeno grupo de poderosos egocêntricos, ególatras e egoístas seria capaz de conduzir a vida por aqui com um mínimo de apreço. Todos estaremos no mesmo barco tentando refundar a presença da humanidade neste pequeno ponto azul deste nosso imenso sistema solar. Em outras palavras: encaremos o fato de que a Terra/Gaia vai se vingar de todos os que passaram pela síndrome de Urano. Para quem não entendeu, toda vez que Urano olhava para os filhos gerados pela união entre ele e Gaia, ele os devolvia para o ventre de Gaia e ela, de saco cheio daquela coisa chata, resolveu salvar Cronos/Saturno e fazer dele o salvador dela. Portanto teremos um período de corte, de morte, de devastação, de escassez, de desprezo cada vez maior pela opressão e de entendimento de que o tempo, a partir de agora, deve ser usado para cultivar outros valores.

O planeta Saturno está no signo de Áries promovendo a reconstrução de valores e mentalidades e depois ele irá para Touro, mas não por este ano de 2026 (só lá para abril de 2028), onde encontrará Quíron. Saturno será responsável por colocar ordem no galinheiro e, talvez, entre a passagem inicial de Quíron por Touro e a passagem futura de Saturno por Touro nós vejamos o planeta mostrar sua faceta mais instável dos últimos tempos e, juntando-se a isso, o Sol também estará numa de suas fases mais instáveis. É um somatório que obrigará a humanidade parar para pensar se deseja continuar marchando para o seu próprio fim ou deseja construir um novo tipo de mentalidade. Ou a humanidade ouve os poderosos ou os poderosos acatam a realidade.

“Existirmos: a que será que se destina!”

Ficou com um travo amargo na boca, meu caro viajante das estrelas? Não fique! Ajude a humanidade a encarar esta fase trazendo menos ódio, menos intolerância, menos preconceito, menos arrogância e menos ignorância para a cena coletiva e incentivando as pessoas a olharem para o mundo de maneira mais criativa. Por quê? Porque custa muito caro para a energia do Universo produzir outro lugar como o planeta Terra! Não é que não existam outros lugares maravilhosos para vivermos, mas eles já possuem seres que estão vivendo bem. Nenhum novo mundo nasce e se faz amigável e paradisíaco da noite para o dia. E se acreditarmos que este planeta não é paradisíaco, mas uma prisão planetária de luxo, ainda assim, também não acredito que o tempo cósmico seja o tempo do estalar dos dedos de um humano mortal. Dá trabalho realocar almas em diferentes níveis de aprendizado para novos mundos. A Criação não é fruto de trilionários misantropos, malucos e egocêntricos.

Resumindo: Júpiter passará para Leão, ativará uma fase de destruição, transformação e realinhamento para a humanidade. Será uma fase ainda dolorosa e difícil de ser encarada porque a humanidade acreditou num bando de golpistas que fizeram o favor de explorar o planeta sem levar em conta que tudo tem limite, até mesmo os seus egos. O lado bom: podemos gerar um mundo admiravelmente maravilhoso. O lado ruim: se continuarmos a acreditar na propaganda enganosa dos poderosos nem o CONAR Cósmico nos ajudará!

Mais uma coisa (ou seria PS?): este texto é fruto da observação de um reles mortal que usa a Astrologia como ferramenta para entender o mundo que o cerca. Portanto, está sujeito a uma margem de erros de mais ou menos sei lá que porcentagem, OK?!

 Inté!!!

Ahhh! Os links estão imperdíveis!!!

PS (agora é PS mesmo!): Mercúrio ficará retrógrado em Câncer no dia 30 de junho e eu nem comentei direito! É simples, lembrem-se deste trecho da música “Você Escolheu Errado Seu Super Herói” (composta por: Thomaz Brum, Go, Dekinha, Aguilar) que as Frenéticas cantaram maravilhosamente:

“Se você pensa que é Átila

O flagelo dos deuses

Destruindo o dia, o ano e os meses

Essa loucura é de dez

Varrendo o mundo a ferro e a fogo

Como se tudo fosse apenas um jogo

 

Mas o que mais me dói, mas o que mais me dói

Você escolheu errado o seu super-herói”

 

Sim, Mercúrio retrogradando em Câncer nesta fase vai fazer com que as pessoas decidam qual tipo de herói elas querem ser ou querem ter para chamar de seu! As ações do passado contarão muito para escolherem quem convence mais como herói. 

LINKS

2026 ou Oops! 2025 não acabou! Junho Parte 1 - Quíron!  

Conforme Júpiter se aproxima de Capricórnio, maior vai ficando o rombo...  

 Psiu!! Fica só entre nós!!! Júpiter em Capricórnio!!!

2026 ou Oops! 2025 não acabou!  

2026 ou Oops! 2025 não acabou! 2a parte - Urano  

2026 ou Oops! 2025 não acabou! 3a parte - Por conta do Abril  


Nenhum comentário:

Postar um comentário