2026
ou
Oops! 2025 não acabou!
1a parte
por Marco Antonio H. de Menezes
“Caveira já chegou, não veio prá brincar!”
(trecho de um dos pontos dedicados ao Exu Caveira)
Olá! Já vou chegando e dizendo o que a maior parte das pessoas tem dito sobre o ano de 2026: vai parecer que o ano de 2025 não terminou. E há bons motivos para considerar tais palavras.
Na Astrologia, os principais movimentos envolvendo planetas lentos serão repetidos, o Nodo Norte da Lua irá para outro signo novamente e Júpiter avançará para outro signo. Junte-se a tudo isso eclipses explosivos e a rápida saída de Quíron para o próximo signo.
Gostou?
Então chega junto para que possamos olhar tudo isso com muito prazer (se for possível!).
Fique atento que eu estarei considerando sempre o horário de Brasília durante a descrição das ocorrências astrológicas.
Antes de abordar qualquer situação específica, eu já adianto que o ano de 2026, para a humanidade, tende a ser explosivo e 2025 foi apenas o aperitivo para o que vem pela frente. Não tem perdão, não acusem os deuses, não impliquem com os demônios, porque eles não são responsáveis pela total insanidade que tomou conta dos humanos, e é aí que reside a maior dádiva desta fase terrestre na qual nos encontramos desde 2020: precisamos ter mais consciência de que somos nós os responsáveis pelas nossas alegrias e pelas nossas mazelas, pelas nossas dores e pelos nossos prazeres, pelos nossos males e pelas nossas bênçãos. Chega de passar pano e colocar sobre os ombros das entidades aquilo que nós fazemos a nós mesmos. Nós sofremos aquilo que se origina de nossas ações. Enquanto delegarmos nossas benesses e nossos infortúnios às entidades, nós não estaremos perto de qualquer elevação espiritual. Somos algozes e vítimas de nossos atos. As entidades podem dar caminhos, mas o que cada um faz com os caminhos é uma questão pessoal. Quanto mais conscientes nós estivermos disso, mais facilidade poderemos ter para seguirmos adiante e para construirmos um mundo melhor... Ou pelo menos essa é a torcida! Quem sobreviver, avisa que deu certo, ok?!
Recomendo que leiam ou releiam o texto que publiquei no final de 2024 (“2025 e além”) que descreve como seria o ano de 2025 e parte do ano de 2026. O link estará no final deste artigo.
Vamos para a trama!!!
Janeiro de 2026
Podemos começar pelo planeta Netuno, que retorna para Áries no dia 26 de janeiro de 2026. Netuno esteve retrogradando para Peixes e agora ele segue firme e forte pelo signo de Áries, ou seja, agora ele não volta para Peixes.
Netuno esteve em Áries entre 1861 e 1874, ou seja, no século XIX. Netuno reiniciou a sua viagem por Áries em 2025 e encerrará sua passagem por este signo em 2039. Teoricamente Netuno em Áries pode trazer para a pessoa um período mais imaginativo, mais relacionado com atividades que melhorem sua visão sobre a espiritualidade e sobre a filosofia de vida. O orgulho e o egoísmo podem ser exacerbados se a pessoa não soube lidar bem com tais sentimentos ao longo de sua vida ou recentemente. A visão netuniana pode variar desde olhar o mundo como um lugar onde é possível ir além dos céus até olhar o mundo como um lugar onde há a tendência para sacrificar algo ou se vitimar diante da vida e em Áries isto pode ser sentido de maneira muito intensa, pois a energia ariana permite que a pessoa avance sem noção dos limites e de maneira agressiva. Por outro lado, a pessoa pode aprender a se defender melhor das situações emocionais e espirituais, desenvolvendo condições e técnicas que a protejam diante das lutas da vida.
Porém, dias antes (18/01/2026), teremos a Lua Nova no final de Capricórnio, que traz a última etapa do ciclo iniciado com a Lua Nova em Aquário ocorrida em 2025 (leiam ou releiam o texto LUA NOVA em AQUÁRIO – 2025, link no final deste artigo). Esta Lua Nova em Capricórnio traz a presença de todos os planetas mais rápidos ou pessoais (Marte, Vênus e Mercúrio) envolvidos numa grande conjunção entre si, além da presença do Sol e da Lua. A esta conjunção de muitos planetas chamamos de stellium. Em Capricórnio teremos Marte, Mercúrio, Sol e Lua e em Aquário teremos Vênus. Esta grande concentração de planetas recebe a energia de Plutão (que está no início de Aquário), que também participará diretamente do stellium, além de receber a energia de Saturno e de Netuno (ambos em Peixes) fazendo sextil com todos os planetas do stellium e, por último, Urano (em Touro) fazendo trígono com o stellium. O único planeta que estará deslocado desta energia é Júpiter (que será o único planeta ainda retrógrado, em Câncer).
Podemos dizer que a energia iniciada com a Lua Nova em Aquário em 2025 termina com um grande espetáculo astrológico a partir desta Lua Nova em Capricórnio.
Um stellium é um evento astrológico que costuma intensificar as energias de um signo, de um planeta e de uma casa, portanto ele prenuncia um momento muito forte, muito cheio de energia e muito catártico que estará dando início (temos uma Lua Nova, logo, tem relação com aquilo que se inicia, com uma mudança, com uma nova direção, por exemplo) a um novo processo no planeta. Levando em conta que este stellium receberá a força de todos os demais planetas, exceto Júpiter, então consideremos que algo muito impactante ocorrerá desde as vésperas desta Lua Nova até o início da próxima Lua Nova em Aquário (em fevereiro de 2026). O stellium não é bom nem ruim, ele apenas reforça a energia que já esteja ruim ou já esteja boa.
Eu descreverei vários exemplos mais abaixo para que todos tenham uma visão do que esta Lua Nova em Capricórnio poderá trazer.
O que relatarei a seguir não significa que tenha que acontecer, OK?!
Se eu fosse um presidente, um governador, um prefeito ou um administrador de um país, estado ou cidade, ficaria atento para ver se todas as obras foram executadas corretamente e faria de tudo para estar bem financeiramente e sem qualquer rombo ou situação mal resolvida do ponto de vista administrativo, porque será num momento como este que tudo o que está sendo mal conduzido poderá mostrar sua faceta mais destrutiva. A ponte que não foi reparada ou não foi adequadamente construída ou não foi corretamente reparada poderá desabar. Quem estava agindo nas sombras, praticando um ato ilícito de qualquer natureza dentro de uma alçada política ou empresarial poderá ver todos os esquemas serem desmascarados de uma só vez e sem chances para desculpas esfarrapadas. Se uma área tem apresentado abalos sísmicos, se um vulcão tem mostrado aumento de atividade sísmica, se uma encosta tem apresentado possibilidade de deslizamento, é bom não estar por perto durante este período. Se o Sol tem mostrado aumento de atividade seria boa a prevenção contra apagões ou problemas na área de comunicação. Desencarnes coletivos podem ocorrer. Evitem estar em locais ou em situações sabidamente perigosas, porque a energia será intensa e poderá trazer problemas para estas áreas. Tentem não provocar as populações, porque elas podem fazer levantes violentos. Os governos deveriam prestar maior atenção às ocorrências de doenças epidêmicas ou decorrentes de eventos catastróficos (uma forte inundação que pode resultar em leptospirose ou num surto de problemas dermatológicos, por exemplo). O nível de falências ou de anúncios de problemas financeiros pode aumentar assustadoramente a partir desta fase, principalmente naquelas empresas que estão maquiando ou tentando resolver os problemas sem os devidos cuidados. Estes são exemplos de situações ruins que talvez ocorram, mas precisam ser ditos. O que não está bem resolvido virá à tona para que se apliquem as corretas providências.
Mas pode ser um período de grandes ganhos financeiros para quem está apostando em certas atividades que já estejam em alta e que se mostram muito lucrativas e seguras. Pode ser o melhor período para quem desenvolveu métodos e se dedicou à melhoria da vida de uma empresa, de um negócio, de uma administração pública, de uma atividade política ou até mesmo jurídica. Pode ser o momento que prenuncia a expansão de novos empreendimentos na área tecnológica. Novas empresas com novas mentalidades podem oferecer novas perspectivas para a humanidade, com riscos menores. Também pode ser um período marcado pelo fim de certas posturas trabalhistas e de certos conceitos dentro do mundo corporativo. Uma quantidade considerável de pessoas pode preferir mudar de vida, de emprego, de carreira e de empreendimento, buscando algo que represente melhor suas ambições e que permita maior liberdade mental e emocional dentro das atividades profissionais. Talvez surjam posturas mais colaborativas e que realmente considerem o bem-estar da coletividade. As preocupações envolvendo grupos específicos podem assumir dimensões ainda mais fortes, fazendo com que as pessoas revejam seu foco de atuação ou busquem por locais de trabalho que respeitem mais as suas individualidades, redirecionando fortemente até o mesmo o perfil corporativo e social. As pessoas podem começar a tomar maior consciência das lutas que devem ser conduzidas prioritariamente para que a coletividade melhore sua qualidade de vida. Pode ser um momento que pede enfaticamente para que as pessoas repensem sua forma de conduzir a vida. Algo dentro das pessoas pode sofrer uma cisão que as impulsiona para uma nova percepção do futuro que desejam construir. Estes são exemplos de situações boas que talvez ocorram e que também precisam ser ditos.
Entendam que novas fundações, novas bases poderão ser construídas a partir de agora, seja pelos problemas que vão expor a falência do sistema que estava vigente até aqui, seja porque as pessoas já perceberam que está na hora de começar a investigar, investir e até descobrir novos nichos, novos patamares e novos horizontes.
A disputa entre as narrativas que até agora imperavam e as narrativas que estão começando a tomar forma no mundo ficará mais intensa, por vezes, violenta, gostemos ou não. Ninguém quer perder privilégios, porém nem todos se sentem bem repetindo uma rotina que não representa mais nada.
Esta Lua Nova é um aviso: o passado acabou! Preparem-se para começar a construir uma nova realidade, por mais difícil que isto pareça.
Fevereiro de 2026
No dia 13 de fevereiro de 2026 temos o reinício da jornada de Saturno pelo signo de Áries. Saturno esteve em Áries em 2025 e voltou para Peixes, mas agora ficará definitivamente no signo de Áries. Um sentimento de urgência pode comandar a vida da pessoa durante a fase em que Saturno estiver transitando por Áries. A energia de Saturno normalmente é disciplinada e contida na sua forma de construir uma estrutura de vida, mas num signo intempestivo e marcado pela necessidade de fazer tudo para ontem como Áries, as coisas mudam. Ou a pessoa acredita que tudo ocorrerá como ela espera e no tempo esperado e nada faz para adaptar-se às necessidades do momento ou simplesmente a pessoa não tem a devida paciência e tolerância para esperar que tudo ocorra no seu devido tempo, gastando energia em projetos e criações que talvez não se concretizem e/ou não mostrem um acabamento adequado porque a afobação e o sentido de urgência comprometem o cuidado e a atenção para detalhes. A energia de Saturno exige disciplina e responsabilidade, além de atenção ao tempo certo para que cada coisa amadureça, entretanto, em Áries, é preciso tomar cuidado para que a pessoa não queime caminhos e jogue para os ares as oportunidades que surjam. A competência que até aqui a pessoa esteja acostumada a mostrar para quem dela dependa, pode ficar comprometida pela inquietude mental. Por outro lado, se a pessoa souber fazer uso de sua competência para perceber o que pode atrasar os resultados e o que pode comprometer o prazo de entrega de um projeto, talvez ela tenha a devida paciência para analisar e avaliar o que importa e fazer com que tudo ocorra nas sequências esperadas sem maiores sobressaltos. Além disso, se a pessoa costuma ser muito afobada ou preocupada com os resultados e prazos e não consegue organizar a sua agenda de trabalho, talvez seja nesta fase que ela aprenda a valorizar a disciplina e o seu tempo interno para obter melhores resultados. Saturno ficará em Áries até 2028.
No dia 20 de fevereiro de 2026 Netuno e Saturno em Áries farão a mais importante conjunção para a humanidade pelas próximas décadas. Eu já comentei sobre ela no artigo “Saturno e Netuno conjuntos em Áries (2025)”, cujo link se encontra no final deste artigo. Tudo o que descrevi no artigo, inclusive sobre o Brasil, continua válido, então não deixem de ler ou reler.
No entanto, no período entre o retorno de Saturno para Áries e a conjunção dele com Netuno, ocorrerá a Lua Nova em Aquário.
Esta Lua Nova dará o tom de como será o ano de 2026 para a humanidade, Ela ocorre no dia 17 de fevereiro e será marcada pela ocorrência do eclipse solar anular (também chamado de Anel de Fogo, porque a Lua ficará na frente do Sol, deixando visíveis as bordas da nossa estrela, gerando um anel de fogo). Não será um eclipse visível no Brasil.
A Lua Nova em Aquário marca o início do ano lunar do calendário chinês que neste ano será do Cavalo de Fogo.
Esta Lua Nova ocorrerá aos 28 graus e 49 minutos de Aquário e fará uma quadratura quase exata com um dos regentes de Aquário, Urano, que estará a 27 graus e 32 minutos de Touro. Em Escorpião temos a presença de Lilith fazendo uma oposição a Urano e quadratura com Lua e Sol conjuntos em Aquário.
A energia é fixa, tensa e sujeita a conflitos e desequilíbrios muito fortes. Todavia é importante entender que a energia gerada por uma Lua Nova marcada por um eclipse é assustadoramente inovadora e capaz de gerar mudanças muito profundas e significativas, será um período de transformação e transmutação para todos. A coletividade entenderá que as coisas não poderão permanecer do jeito como estão. Entretanto, para o ano de 2026 o significado pode ser ainda mais difícil de ser vivido pela coletividade, porque a imprevisibilidade será o grande tema do ano. Em outras palavras, não conte com a certeza em 2026, pois pode ser uma aposta furada. Se tu achas que o candidato X é quem vai ganhar a eleição Y, pode ser que tudo mude de uma hora para a outra. Se tu achas que o vencedor de um concurso vai levar o prêmio, pode ser que algo aconteça e o impeça de ganhar ou de receber o prêmio, apesar do resultado. Nestes dois exemplos eu estou deixando bem claro que contar com o momento seguinte ou com o dia de amanhã será um grande erro em 2026. O importante é estar bem informado e trabalhar com muita seriedade, mas deixando de lado a ansiedade e a dependência do futuro, além de não se apegar a resultados passados. Aqui valerá aquela máxima de sistemas como os Alcoólicos Anônimos: “somente por hoje”. Será muito importante direcionarmos a nossa energia para o momento presente, para o aqui e agora. Gastemos a nossa energia como se só existisse um dia, então vivamos um dia de cada vez para que possamos construir com atenção e afinco algo realmente sólido, embora não saibamos a totalidade da forma daquilo que estaremos construindo. É como estar em concursos como Masterchef, quando é proposta a preparação de uma refeição com ingredientes específicos dentro de um horário específico sob condições específicas, ou seja, a pessoa terá que organizar a mente para focar apenas no que está acontecendo diante dela, quem sai do foco não obtém o melhor resultado ou nem consegue terminar a prova, Eu acredito que consegui gerar uma visão bem clara da força desta Lua Nova/eclipse para a humanidade. Mas sigamos adiante, porque tem mais, muito mais a ser dito sobre esta Lua Nova/eclipse.
Segundo Dane Rudhyar nas suas interpretações a partir dos graus astrológicos, o grau de ocorrência da Lua Nova/eclipse é representado pela finalização da metamorfose da borboleta, ou seja, uma crisálida torna-se uma borboleta. Portanto, uma mudança radical estará em andamento a partir deste evento astrológico. Uma mudança que reestruturará os padrões que norteiam a coletividade. É uma iniciação muito forte e que trará a possibilidade de embarcarmos para um novo patamar de vida. A energia desta Lua Nova/eclipse mostra que este ano será inovador, mas altamente bombástico e destrutivo para tudo o que antes era considerado como definitivo ou padrão. As bases sociais começarão a mudar de maneira muito intensa. É como um terremoto ou uma explosão nuclear, que arrasa tudo e nos obriga a mudar nossa rotina e todo um padrão de comportamento e de estruturação de vida. É bem possível que este período seja marcado por acontecimentos convulsivos, por confrontos, por conflitos, por catástrofes, por explosões, por violência, por notícias que abalam a economia porque algo novo está pedindo passagem para nascer e este nascimento pode ser dramático. Não é para amadores nem para profissionais, é para encarar a morte de algo. Abandonem suas esperanças de se agarrarem ao que perdeu o brilho, o poder, a necessidade, porque senão vocês irão junto, morrerão junto, desaparecerão junto, serão destruídos junto com tudo isso que está sendo tragado, morto, destruído, para que uma nova etapa possa emergir.
Segundo o mesmo Dane Rudhyar, a posição de Urano em Touro no momento da Lua Nova/eclipse em Aquário traz a imagem de um recomeço. Nós entramos numa fase de amadurecimento da nossa consciência, o que nos possibilita direcionar a nossa mente para um novo ciclo, para um novo entendimento da vida, para uma nova percepção das oportunidades que estejam disponíveis. Nada será visto como antes. E isto é significativo, uma vez que Urano já possui um significado reformador, revolucionário e mutável, mas não menos convulsivo e distópico. Mais uma vez advirto que esta pode ser uma fase marcada por acontecimentos que tragam a emergência de algo por meios muito dramáticos. Se queres paz prepara-te para a guerra!
Por último, continuando com Dane Rudhyar, a posição ocupada por Lilith em Escorpião, traz uma mudança mais sutil, mas não menos intensa das estruturas e dos padrões de consciência da coletividade. Isso pode desencadear situações e/ou respostas mais ou menos agressivas dentro da sociedade diante dos acontecimentos que virão à tona durante esta fase. Pode ser que um fato concreto desencadeie uma reação violenta ou a necessidade de alterar algo ou pode ser que a percepção de como tudo ao redor vai se desenvolvendo faça com que a mentalidade das pessoas as direcione para um novo nível de entendimento e de condução das situações.
De um ponto de vista concreto, podem ocorrer problemas financeiros sérios ou situações que desencadeiam uma série de mudanças drásticas na economia. Politicamente, este pode ser um período surpreendente que marca o fim de uma era na vida geopolítica como a conhecíamos. Do ponto de vista geológico este pode ser um período marcado por deslizamentos e a ocorrência de grandes movimentos tectônicos acima do que é considerado normal. Mais uma vez eu advirto sobre o desencarne coletivo e agrego a isso as instabilidades climáticas que tendem a ser dramáticas e surpreendentes, além dos perigos oriundos das explosões solares. Movimentos sociais agressivos e violentos podem ocorrer nesta fase. Quando eu cito tudo isso, não é para mostrar este momento como uma mera fase de situações perturbadoras e assustadoras, até porque eu não sei o que exatamente ocorrerá. O que eu quero mostrar é que estaremos sendo preparados pela energia vigente no planeta (a mente coletiva, os movimentos da Terra, o deslocamento do nosso sistema solar pelo ponto em que nos encontramos dentro da galáxia afetam o que vivemos, o que estamos vivendo e o que viveremos, sempre!) para mudanças de consciência e que tais mudança não acontecerão por meios suaves e sutis, logo estaremos sujeitos a situações dramáticas, que sensibilizarão a coletividade e a mobilizarão para que reordene os seus padrões estruturais. Eu entendo que esta Lua Nova/eclipse está nos dizendo que 2026 será vivido de maneira muito mais revolucionária, surpreendente e disruptiva do que estávamos acostumados a viver até aqui. Pode ser que eu me engane, mas o aperitivo servido em 2025 não deixa margem para dúvidas ou enganos. Será uma fase de limpeza, desapegos e destruição de tudo o que estávamos acostumados a nos agarrar até aqui. Eu vejo este ano como um ano mortal para tudo o que apodreceu, para tudo o que não foi corretamente administrado, para tudo o que não foi possível ser assimilado, para todos os que negligenciaram as advertências, para todos os que não sabem se adaptar ao mundo que está emergindo. É hora de renovar, custe o que custar! O recibo chegará para todos, cada um terá que resolver o seu B.O.! Não gostaram? Desculpe, mas deveriam ter prestado mais atenção às letras miúdas quando foram avisados sobre elas!
Observem algumas coisas!
Eu só relatei, até aqui, o que acontecerá entre meados de janeiro e meados de fevereiro de 2026. Portanto até chegar o dia 18 de janeiro de 2026, preparem-se, até onde for possível, para que possam lidar de maneira mais maleável com esta fase que promete trazer movimentos muito perturbadores, ainda que sejam, na verdade, oportunidades para que possamos buscar por novas trilhas, por novas vias, por novos caminhos, por novas perspectivas, por novos movimentos e/ou por novos padrões. Como eu tenho dito e escrito: de tédio ninguém vai morrer! E falo isso porque não haverá um único dia sem que algo nos abale ou nos tire da zona de conforto ou nos faça encarar algo que estávamos negligenciando, mas, possivelmente, numa taxa acima do normal.
A outra coisa que gostaria de ressaltar é que Júpiter estará totalmente retrógrado durante esta fase. Normalmente ele já está direto nesta época do ano, mas em 2026 ele ficará retrogradando em Câncer durante um bom tempo e isto é bem importante, Câncer é um signo do elemento água e um signo cardinal. Júpiter é um planeta que costuma ampliar as dimensões de tudo o que está sob sua energia. Câncer é um signo que nos remete aos sentimentos, à memória, à nutrição, à maternidade, aos sonhos, aos apegos emocionais, às histórias, ao passado, à família, à tradição, aos limites familiares e territoriais, aos padrões mais conservadores, à defesa e às mágoas. Júpiter amplia a maneira como vivenciamos isto, mas estando retrógrado, ele nos obriga a rever até que ponto estamos dando muita importância a algum dos aspectos presentes em Câncer e o quanto isso contribui, ou não, para as situações avançarem ou regredirem ou ficarem estagnadas. Como Câncer é um signo cardinal, então tudo o que estamos vendo desde janeiro poderá ter início a partir das emoções, dos sentimentos, dos apegos e do passado, por exemplo, mas pode, igualmente, desencadear o início de novas maneiras para abordar tudo isso, por exemplo. Júpiter retrógrado em Câncer pode estar sendo uma espécie de tambor que dita o ritmo das mudanças que poderemos ver desencadeadas a partir dos movimentos astrológicos vistos até aqui.
Entre os dias 25 e 26 de fevereiro de 2026 será a vez de Mercúrio ficar retrógrado aos 22 graus e 33 minutos de Peixes. Mercúrio ficará retrógrado até o dia 21 de março, chegando aos 08 graus e 29 minutos de Peixes. Quando Mercúrio inicia seu movimento retrógrado, as pessoas podem se dedicar a uma tarefa ou a uma situação sendo capazes de alterar as condições de tudo o que está ocorrendo ao seu redor. Suas ações, seus pensamentos, seus dons podem ser genuinamente utilizados para mover uma série de energias que permitem a materialização de uma resposta para o mundo. As atividades mentais, intelectuais e psíquicas podem ser utilizadas para trazer à tona dons e resultados genuínos. Porém, também as energias psíquicas, intelectuais e mentais podem ser utilizadas para mistificar, enganar, gerar ilusões e trazer uma falsa impressão ao redor. As pessoas podem simplesmente mentir e se aproveitarem da ingenuidade ou da falta de informações para confundir a opinião sobre um fato. Podemos dizer que esta fase de Mercúrio retrogradando em Peixes exige uma constante checagem de tudo o que é produzido, dito, divulgado e comunicado para que ninguém embarque em canoas furadas. Quando Mercúrio termina sua fase retrógrada em Peixes as pessoas poderão sentir uma necessidade de descartarem, de se despirem, de se despedirem, de se livrarem, de se desapegarem de tudo o que está impedindo que elas avancem, que elas atinjam um patamar maior, que elas resolvam suas dificuldades, que elas empreguem todo o seu potencial em prol de um trabalho/atividade. As pessoas entram num espírito competitivo bem mais agressivo e menos tolerante, distanciando-se de tudo o que representa, para elas, superficialidade, atraso e peso morto. As pessoas poderão se sentir incomodadas por tudo o que pareça supérfluo.
Março de 2026
No dia 03 de março de 2026 será a vez da Lua Cheia em Virgem. Esta Lua Cheia será marcada pelo eclipse lunar total e é chamado de Lua de Sangue. Será parcialmente visível no Brasil, porque só veremos etapas do eclipse. Esta Lua Cheia ocorrerá aos 12 graus e 53 minutos de Virgem.
Se o eclipse do Sol abriu as portas para um período mais criativo e que mobiliza mais a energia coletiva e associativa, este eclipse lunar privilegiará a oferta do serviço, o cuidado consigo mesmo e com todos aqueles que mereçam a compaixão.
Virgem é um signo mutável e do elemento Terra. Ele é regido por Mercúrio que estará retrógrado em Peixes durante este eclipse lunar e fará oposição à Lua. Tenham muito cuidado com os seus aspectos mentais e intelectuais durante esta fase. Pode ser difícil discernir as coisas, diferenciar o que é bom e o que é prejudicial para a energia psíquica e mental. As pessoas estarão com dificuldade para isolarem as energias ao seu redor, estando sujeitas a impressões, opiniões e influências de qualquer um e de qualquer ambiente. Pessoas mal intencionadas podem aplicar golpes, podem enganar, podem iludir e podem mostrar suas facetas mais sombrias durante esta fase. O paradoxo é que as pessoas com índole negativa não conseguirão e, talvez, nem queiram disfarçar o quanto desejam mal aos outros e o quanto desejam se aproveitar da boa vontade dos outros, porém as potenciais vítimas parecerão hipnotizadas e fáceis de serem manipuladas.
Imagine que algum amigo chega perto de ti e te diz que seria bom tu não casares com uma certa pessoa. E aí tu perguntas o motivo daquela advertência e a pessoa responde que intuiu algo ruim ou teve um sonho estranho ou sentiu algo ruim vindo da energia dela. E aí tu demonstras incredulidade e justificas com uma análise mental, sistemática e racional que tudo aquilo é besteira. Bom, um dia tu descobres que a pessoa era realmente mal intencionada e se aproveitou da tua incredulidade na tua intuição e do teu lado excessivamente racional para te envolver e te convencer a aceitar as palavras dela. Aos poucos a ficha vai caindo, a traição é descoberta, a transferência de dinheiro vai aparecendo, a falência pessoal vai ficando mais clara. O exemplo acima ilustra uma situação que pode ocorrer: o nosso poder analítico pode ficar momentaneamente nublado, apesar dos sinais externos e até internos mostrarem que alguma coisa não está funcionando perfeitamente bem. E o pior é que podemos ir mais a fundo, podemos ficar deprimidos ou assumirmos uma atitude de negação dos fatos após descobrirmos que fomos vítimas de um golpista. Este exemplo serve para qualquer situação pessoal ou coletiva a que estaremos sujeitos durante esta fase a partir do eclipse total da Lua em Virgem. Toda a certeza e o poder analítico e questionador que Virgem costuma emitir com sua energia telúrica, pé no chão, como um bom signo do elemento Terra que é, pode ser desmanchado ou nublado ou simplesmente desaparecer. A energia virginiana pode ser usada para questionar tudo e todos sem discriminação, colocando tudo e todos no mesmo saco, deixando, momentaneamente ou por um bom tempo, toda sensatez de lado, seja porque não consegue enxergar as coisas como ela são ou porque o orgulho ferido fala mais alto e admitir um erro pode ser muito doloroso para quem se sentiu enganado, iludido e/ou manipulado. O lado mutável de Virgem passa a não ser usado para desmanchar as ilusões e nem para questionar os poderes e razões, na verdade, pode ficar que nem um para-brisas tresloucado, que não sabe para que lado se virar, perdendo a noção daquilo que é vital ser questionado, criticado e julgado. As emoções piscianas nublam tudo, obscurecem tudo.
Eu não estou dizendo que as situações descritas no parágrafo anterior precisam acontecer, todavia estaremos mais sujeitos a elas em qualquer âmbito de nossa vida pessoal ou coletiva. Portanto, seria mais sábio evitar tomar decisões importantes durante esta fase ou, se é necessário e imprescindível lidar com decisões importantes nesta fase, que sejamos muito mais cuidadosos com as decisões e muito mais observadores dos hábitos, das palavras, dos sinais emitidos, porque talvez não seja tão difícil perceber incoerências nos discursos, nos gestos e nas propostas ofertadas/demonstradas por quem está diante de nós. Por vezes, menos é mais e nem sempre toda unanimidade é sábia. Assim sendo, antes de comprar algo, antes de negociar, antes de dar a última palavra, antes de se engajar num movimento, antes de assumir um lado de uma questão, antes de apoiar alguém, antes de dar o veredito, antes de condenar alguém, antes de espalhar um boato, antes de investir, antes de aceitar opiniões alheias, experimente analisar, investigar, expandir prazos, adiar decisões, observar mais, porque assim se poupa da queimadura ou da esfolada da própria pele. Fica a dica!
Aproveitando a visão de Dane Rudhyar para este grau do eclipse, talvez surja uma pessoa (ou um grupo de pessoas) que se mostra carismática o suficiente para agregar, com seu discurso e com suas atitudes, todas as dúvidas e todas as certezas de um público sedento por alguém assim. Pode ser uma pessoa que se destaca numa destas áreas da vida: religião, política, diplomacia, liderança empresarial, coordenação, negociação, arte, ciência, tecnologia, esportes, por exemplo. Seja como for, pode ser alguém que afete uma situação específica da vida de uma pessoa, como também pode ser que afete uma coletividade. Seguir ou não tal pessoa (ou grupo de pessoas) dependerá das carências de cada um, considerando o que foi descrito nos dois parágrafos anteriores.
Devemos lembrar que Júpiter ainda estará retrógrado em Câncer, que é um signo regido pela Lua. Júpiter está muito à vontade, pois ele está exaltado em Câncer. E isso tem um peso importante para esta fase e para a energia que o eclipse lunar traz para todos. As emoções, os prazeres, as tradições, a ancestralidade e as memórias podem ser muito importantes para definir a forma como aquela energia carismática atuará sobre todos. O discurso de alguém ou de um grupo poderá nutrir uma parte emocional ou carente daqueles que estejam receptivos. A manipulação emocional, o apelo a certos padrões mais tradicionais ou ancestrais e até o uso de uma visão que prega compaixão, união e defesa de um ideal moralista ou fundamentalista ou que apela para a ética acaba seduzindo todos os que estão em busca de algo que mexa com suas convicções. Eu não sei se todas estas energias são boas ou ruins ou se trará algo bom ou ruim se forem encampadas, aceitas, admitidas, porém é sempre bom conferirmos antes de abraçarmos algum ideal ou discurso.
A posição do Sol em Peixes (lembrem-se toda Lua Cheia ocorre pela oposição entre o Sol e a Lua e todo eclipse Lunar ocorre em alguma, não em toda, Lua Cheia), segundo o mesmo Dane Rudhyar, remete-nos para o exercício da força da vontade como forma de superar qualquer obstáculo. O exemplo que ele traz é o de uma espada muito importante que é exposta num museu. Embora possa até ocorrer a exibição de um artefato (ou grupo de artefatos) importante num museu ou em algum lugar aberto à visitação pública, na verdade a imagem mostrada pelo grau que o Sol ocupa em Peixes é uma espécie de constatação do uso da força da vontade a partir deste momento. Alguém pode encarnar a vontade como uma forma de exercer o seu poder ou de influenciar uma comunidade, seja por meio de um discurso potente ou por meio de tudo aquilo que a pessoa representa. A pessoa pode inspirar a todos para que assumam uma postura, para que defendam um ideal, para que almejem algo maior, para que se abram para uma nova fase ou para que atuem de maneira mais firme diante de algo que esteja acontecendo. Mais uma vez eu não tenho como dizer se tudo isso é bom ou ruim, mas fica claro que durante esta fase será forjada ou virá à tona uma pessoa ou um grupo de pessoas ou uma situação ou um ideal que norteará a vida de muitos seja no âmbito pessoal ou num âmbito coletivo.
Ainda segundo Dane Rudhyar, o grau que Mercúrio retrógrado em Peixes ocupa traz a imagem de algo que está emergindo aos poucos, como se fosse uma nova esperança, uma nova etapa, um novo ciclo, uma nova forma de vida, um novo padrão ou um novo estilo. Com certeza, o que ocorrer nesta fase tem a intenção de iniciar-nos num novo nível dentro da nossa vida pessoal ou coletiva. Tudo isso será reafirmado ou estará ainda mais aparente quando Mercúrio deixar de estar retrógrado e voltar a caminhar por este mesmo grau semanas depois.
Terminando esta primeira parte, chegamos ao fim da fase retrógrada de Júpiter em Câncer. Entre 10 de março de 2026 e a madrugada de 12 de março de 2026 Júpiter ficará estacionando antes de voltar para o movimento direto. Portanto, entre 10 março e a madrugada de 12 de março de 2026 podemos ter uma fase muito impactante para o mundo, ainda relacionada com os temas inerentes à presença de Júpiter em Câncer. Invasões, disputas e/ou leis envolvendo terras/territórios/cidades/países, questões que envolvam memórias ou doenças que afetem a memória ou descobertas que envolvam a memória, movimentos que lidam com ancestralidade ou que remetam a uma postura mais tradicional/conservadora, leis de segurança ou assuntos relacionados com segurança, discussões que envolvam nutrição ou que nutram certos padrões de vida, questões envolvendo maternidade e/ou maternalidade e/ou família e/ou pátria, são exemplos de situações que podem ser destacadas durante esta fase estacionária de Júpiter em Câncer. Júpiter ficará parado a 15 graus e 05 minutos de Câncer. Mais uma vez utilizarei a indicação de Dane Rudhyar sobre o significado deste grau que Júpiter ocupa neste momento. Pode ser um momento perfeito para começarmos a integrar tudo o que temos aprendido e apreendido na nossa caminhada de vida até aqui. A intenção é transformar tudo isso numa forma de concentração naquilo que é fundamental para que possamos seguir adiante.
Em breve... a segunda parte deste artigo!
Inté, meus caros viajantes das estrelas!
Aproveitem e leiam ou releiam os links abaixo, podem ser úteis!
Links:
Saturno e Netuno conjuntos em Áries (2025)
Júpiter em Câncer (2025) - parte 2

Excelente artigo, Estejamos atentos e focados...
ResponderExcluirGrato! Sem dúvida!!!
Excluir