Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

14 junho 2025

Júpiter em Câncer (2025)


 

Júpiter em Câncer (2025) 

é  indigestão, azia e flatulências descontroladas?

Comeu urubu, bem?!

 

por Marco Antonio H. de Menezes

(marcomenezesbrrj1@gmail.com

 No dia 09 de junho de 2025, por volta das 18 horas e 02 minutos (horário de Brasília), Júpiter começou sua caminhada pelo signo de Câncer.

Logo de cara é preciso recapitular a importância dos anos de 2025 e de 2026 para a Astrologia. Estes anos marcam a entrada coletiva de planetas lentos em novos signos. Exceto Plutão, todos os demais planetas lentos estão passando para um novo signo: Netuno, Urano, Saturno e Júpiter.  Destes quatro planetas, apenas Júpiter não voltará para o signo anterior, portanto temos Netuno e Saturno indo para Áries em 2025, retornando para Peixes em 2025  e voltando definitivamente para Áries em 2026, enquanto que Urano avança para Gêmeos em 2025, recua para Touro em 2025 e retorna definitivamente para Gêmeos para 2026. Júpiter avança para Câncer em 2025 e não retorna para Gêmeos, signo onde esteve por mais ou menos um ano.

Júpiter é o regente de Sagitário e regente tradicional de Peixes, mas é exaltado em Câncer, ou seja, de uma maneira bem simples, sua energia sente-se à vontade no reino canceriano. Júpiter em Câncer traz uma aura familiar, agradável, popular, acessível, generosa, extremamente convidativa e atraente, uma vontade muito grande de cozinhar, de comer, de digerir tudo, de se nutrir, além de trazer fartura. A ligação com a casa, com a família, com os terrenos e com os imóveis pode fazer com que as pessoas, por exemplo, amem estar próximas da família, além de trazer uma sensibilidade tão alta a elas que podem acabar ficando apegadas e sentimentais demais. As memórias, os sentimentalismos, os aspectos familiares da vida são exaltados quando Júpiter está em Câncer.

Quase podemos ver uma casa no meio do campo, com a fumacinha subindo por uma chaminé...

Só que a beleza acaba por aí!

Se Júpiter possui este lado belo quando está em Câncer, tudo depende de como ele está aspectado.

Então vamos descer a ladeira!

 

Que comecem a azia, os gases fétidos e a indigestão!

O que você comeu, meu bem?!

 

Júpiter, quando começou a fazer sua triunfal entrada pelo signo de Câncer, também iniciou uma quadratura com Saturno e Netuno em Áries. E, ao mesmo tempo estamos observando uma quadratura entre Urano em Touro e Marte em Leão.

Quadraturas são desafios que estão sendo propostos, são conflitos que precisam ser resolvidos, são asperezas que precisam ser encaradas.

A quadratura entre Júpiter e Saturno/Netuno permanecerá intensa até chegar o dia 19 de junho de 2025, quando, então Júpiter começará a se distanciar desta formação (no entanto será a vez do Sol em Câncer fazer esta quadratura com Saturno/Netuno em Peixes)

A quadratura entre Marte e Urano permanecerá forte até o dia 14 de junho de 2025, quando começará a enfraquecer com o afastamento de Marte para o signo de Virgem.

Do ponto de vista prático não há nada de bom que podemos tirar destas quadraturas se o mundo não estiver em equilíbrio.

A quadratura de Júpiter com Saturno/Netuno ocorre em signos cardinais (Câncer e Áries), então temos um período propício para iniciar algo e de maneira devastadora, brutal, com muita energia personalista, egóica, individualista, defensiva e pouca aberta para diálogos. Sabe aquela coisa de “atirar primeiro, perguntar depois”? É bem isso! Câncer é um signo relacionado com a defesa de território, com demarcação de limites para que tudo esteja a salvo, mas na verdade ele não mede limites e não economiza no jogo emocional quando se sente atacado, quando sente que tudo aquilo que ele protege está sob ameaça. Câncer vai à luta até o último estilhaço da carapaça para defender seus sonhos, seus ideais, seu mundo, sua família, seus conceitos, suas diretrizes e suas quatro paredes sagradas. É o defensor da pátria, do solo, de tudo o que representa o bem-estar comum, de tudo o que é tradicional, de tudo o que está dentro do conceito familiar. Áries é aguerrido, agressivo, valente, brigão, destemido, pioneiro, ama uma contenda e um desafio, não medindo esforços para vencer uma batalha, para vencer uma competição. Áries mete a cabeça até reconhecer que perdeu, que está sem condições de dar mais uma cabeçada, pois está em frangalhos. Não há limites claros para a vontade ariana de avançar. Com Áries tudo pode chegar a um ponto onde ele cai matando e ainda solta o último suspiro xingando.

Agora, imagine este cenário sendo conduzido por três planetas lentos, três planetas que arrastam consigo toda uma influência que não atinge apenas uma ou outra pessoa, mas a coletividade. Isto assume dimensões gigantescas, padrões monumentais e devastadores. Não há espaço para alguém aceitar a derrota, para aceitar que precisa ceder. Pelo contrário!! Ninguém vai arrancar o pé de sua posição! Pelo contrário! Vai discursar e vai provocar e vai aparentar que está com toda a razão e vai fazer de tudo para esconder as feridas, as dores, os podres, as fraquezas e as certezas mais incômodas. O ego fala mais alto e aparecer como o “fodão” é o mínimo a ser feito, não importando o quanto esteja sendo insensato, o quanto esteja vulnerável, o quanto esteja subjugado, o quanto esteja comprometido, o quanto esteja encalacrado, o quanto esteja simplesmente errado, o quanto que suas ações passadas deponham contra... A luta, por mais suja que seja, vale tudo, contanto que seja injustamente ganha por quem detém o poder (quanto mais podre ele for, melhor!).

Eu teria mais cuidado com bombas, usinas nucleares, navios, submarinos, áreas costeiras, tsunamis e com as radiações solares enquanto o Sol em Câncer estiver em quadratura com Saturno/Netuno em Áries. Fica o aviso!

Agora, imagine que este cenário seja ainda mais estranho, porque pode ser! Urano em Touro desafiado por Marte em Leão faz uso do poder para destruir aqueles que ousam se levantar contra os poderosos, mesmo que as finanças sejam comprometidas, mesmo que a fome seja devastadora, mesmo que não sobre um para contar a história. O importante é vencer, é subjugar, é garantir os ganhos, é ser o dono do mundo, é ser aquele que ensina quem manda, é mandar quem tem poder e obedecer quem tem juízo.

Marte ama uma luta, uma guerra e Urano ama uma revolução, uma mudança, então juntamos a fome com a vontade de comer e o extermínio é certo, a devastação é certa, o descontrole é certo, os lamentos são certos, o enfraquecimento de quem não está preparado é certo. A moral e a ética vão para as cucuias! O que está em jogo é a manutenção do poder e a demonstração de força e poder contra os considerados submissos. Não há vitórias, há derrotas, mas os poderosos comemoram assim mesmo, porque eles deixam claro seus recados: silêncio lacaios!

Não gostou do que foi lido acima?! Tem certeza de que compreende que está na Terra?! Tem certeza de que está bem informado?

Sim, estamos à beira de uma fase ruim demais, baby! O governo de Israel não vai parar até conseguir tomar tudo o que interessa para si e para aqueles que o protegem. Sinto muito, é a realidade! A Europa não liga para o que acontece aos povos muçulmanos, só quando isso pesar no bolso, só quando isso colocar em risco a energia. A Europa quer mais é meter mais dinheiro na Ucrânia contra a Rússia, mesmo que saiba que o governo ucraniano não liga para o seu povo e que está apenas arrecadando armas e dinheiro para si mesmo, mesmo que não seja trágico ver gigantescos caminhões russos carregados de cadáveres congelados de soldados ucranianos. Quem liga? O importante é o jogo do tigrinho que torna milionários os seus donos que conseguiram anular os resultados da “CPI das bets”, porque aqueles que se dizem defensores do bem-estar familiar estão comprometidos com o fato de quem quanto mais a população gastar e perder dinheiro sem fazer crescer a economia, mais garantida é a eleição e a reeleição daqueles que fazem de conta que estão ao lado do povo, mas tiram fotos e viajam de carona com aqueles que enriquecem à custa do empobrecimento do povo e do tráfico. Estou sendo muito negativo? Não, meu amor! Estou sendo realista! Estou te acordando para o fato de que ninguém acha estranho que um presidente de seu próprio país mande prender aqueles que ele acha ilegais, que ele acha que estão incomodando a sua visão elitista e preconceituosa, que ele acha que não merecem seu apreço e os mande de volta para suas terras de origem (chamando-os de vagabundos, embora sejam eles que façam o trabalho que a população do seu país não quer mais fazer) ou os mande para as prisões de um país que não sabe nem mesmo cuidar de si. Presidente este que acha que está sendo realmente democrático e consegue apoio de gente que se acha democrática e que faria o mesmo ou pior em seus países de origem, porque assim garantem seu poder, principalmente o econômico, fazendo de conta que lutam pelo povo, mas lutam pela imposição de uma ditadura disfarçada de preocupação civil e preservação de valores familiares e espirituais. Mas quem liga? Quem liga para os palestinos que foram dizimados? Quem liga para o fato de que os judeus dispersos pelo mundo passem a ser perseguidos por algo que não fizeram e sim aqueles que estão no poder de Israel? Quem liga para o fato de que se gasta muitíssimo mais com a guerra do que com a melhoria do bem-estar da humanidade? Nesta hora e nestes lugares de conflito ninguém liga para meio ambiente...

E aí você vai rezar para Deus? Vai dizer que está muito velho para lidar com isso? Vai dizer que o problema é dos outros? Vai se esconder e esperar a vida acabar? Sinto em te dizer, o mundo não muda por omissão. Se já é difícil quando arregaçamos as mangas, imagine quando fazemos de conta que nossas rezas farão uma diferença enquanto cruzamos os braços, baby!

A Astrologia não fala sobre eventos planetários e cósmicos que atuam sobre nós e sim sobre eventos planetários e cósmicos que coincidentemente ocorrem simultaneamente aos fatos que ocorrem no planeta Terra. A Astrologia não determina, ela evidencia.

Júpiter em quadratura com Saturno/Netuno e Marte em quadratura com Urano não são causadores, são apenas evidências de que naquele momento, se a humanidade não está no equilíbrio, se ela vive na desarmonia, se ela prefere tapar olhos, boca e orelhas, não há como vir outra coisa senão a guerra, a discórdia, o conflito, a infâmia, a tristeza, a mágoa, a fome, a pobreza (inclusive de espírito), a opressão, o fascismo, o totalitarismo, a intolerância, o preconceito, a desobediência civil, a guerra civil, a destruição, o desmanche, o deboche, a injúria, o egoísmo, o abuso, a escravidão, o cerceamento da liberdade, a ditadura, a morte, o assassinato, o atentado contra as vidas, o envenenamento das mentes, a corrupção de valores espirituais, morais e éticos, o desprezo pelos idosos, o desprezo pelas minorias, o desprezo pelas diferenças, o desprezo pelo diálogo, o desprezo pelo ser humano que luta honestamente por seus ganhos e por aí vamos.

A ocorrência destas quadraturas é curta, mas a influência é extensa, porque aquilo que ocorre durante a vigência delas será como um rastilho de pólvora, que vai percorrendo várias áreas da vida: economia, cultura, política, saúde, meio ambiente, diplomacia, governança e assim por diante. Tudo, de alguma maneira, é afetado por tudo o que começar a ocorrer nesta fase. Guerras? Mortes? Acidentes? Fome? Quedas de governo? Falências? Problemas envolvendo comunicações e empresas de tecnologia? Intolerância religiosa e política? Violência? Estas situações estarão em maior evidência nesta fase e repercutirão para além desta fase os resultados de tudo isso, não por dias, mas por meses, principalmente porque Marte fará novos aspectos tensos com Urano ainda neste ano de 2025 e estes aspectos tensos serão uma evolução daquilo que está acontecendo agora no mundo.

E para o povo brasileiro já deixo bem claro um fato: o que estamos vivendo atualmente na política tende a ficar pior quando chegar o ano de 2026, porque acredito, por meio de tudo o que vejo na Astrologia e por meio dos acontecimentos registrados no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores (onde já não há mais espaço para o diálogo e sim para a provocação e para o destrato e o desrespeito das pessoas e do povo), que será uma das eleições mais violentas e sangrentas que nós teremos notícias no Brasil. E se a ala mais irascível da oposição ao governo federal ganhar os principais cargos do poder, será impossível viver no país, porque se hoje o palco para o diálogo já é pequeno, lá no futuro será menor ainda ou inexistente. Não é preciso ser astrólogo e nem vidente para enxergar isso, mas a pior parte é que tudo está caminhando nessa direção. São escolhas!! E contra escolhas não há o que discutir, há apenas que aprender a cativar aqueles que possuem o poder da escolha. Eu não estou entre aqueles que torcem por acontecimentos ruins, apesar do que eu vejo na Astrologia. Eu estou entre aqueles que temem que estes acontecimentos se tornem uma realidade, pois isso representa sofrimento para o povo. Repito: são escolhas!!

Júpiter em Câncer era para evidenciar a energia de preservação, de bem-estar, de aconchego, de apoio, de ajuda, de empatia, de restauração da camaradagem, de expressão do amor pelo outro, do companheirismo, da defesa de quem luta por valores que permitem a união entre os povos sem a destruição das suas culturas e tradições, mas acrescentando mais padrões que podem ser úteis para todos. Júpiter em Câncer é um celeiro de afetos, de trocas, de proteção, de união, de amorosidade e de utopias. É entender que a Terra é nossa grande Mãe, aquela que não cobra um valor monetário para oferecer seus frutos, suas dádivas. Nós somos filhos dela, navegamos pelo espaço por meio dela e só estamos vivos por causa dela. Júpiter em Câncer é para evidenciar que nós somos iguais e merecemos conviver com o outro apesar de suas diferenças, porque sãos as diferenças que nos fazem crescer, que nos fazem entender que nos fazem dar saltos geracionais, que nos permitem entender um pouco mais quem somos. Júpiter em Câncer é colo materno, onde sempre cabe mais um, sempre há como alimentar mais um, porque a fortuna não está no valor monetário, mas na união, na preocupação pelo outro, na interação como outro, no amor por si e pelo outro. O dinheiro não é problema, o dinheiro é solução se o empregamos para o bem-estar geral e não para a manutenção dos privilégios de uma casta. Júpiter em Câncer é casa, é moradia, é lar, é família, é país, é nação, é pátria, é região, é planeta, mas não porque a casa de uns é melhor do que a de outros porque lá se pratica isso ou aquilo, mas porque todos estão sob a mesma regência da vida e sobre o mesmo planeta. Ninguém é melhor do que ninguém, nenhuma religião é melhor do que a outra, nenhuma visão política é melhor do que a outra, porque o melhor de tudo é que somos um único ser dividido em uma miríade de tendências que não deveriam disputar, mas agregar, somar, unir, contribuir. Eram em influências como estas e até melhores que deveríamos focar nossas energias durante a passagem de Júpiter por Câncer. Parece papo de New Age? Talvez! Mas alguém discorda que o planeta que temos hoje é uma cacofonia, uma dissonância, uma incoerência, um amontoado de gente que não aceita o outro do jeito que é e está doido para mudar o outro nem que seja matando? E sabe por quê? Porque é mais fácil! Porque é mais fácil ser do contra no pior sentido, do que simplesmente aceitar nossa individualidade como algo imprescindível para que haja a união. Agora que você já sabe o que Júpiter em Câncer pode trazer de bom, escolha, meu caro viajante das estrelas, o lobo que você deseja alimentar. O caminhante é quem faz o caminho, sempre!

Esta é minha pequena contribuição, é a minha individualidade tentando encaixar-se em meio ao caos do mundo atual. Embora eu saiba que nada sei, eu sei que isso daqui já é alguma coisa. Espero que este texto te ajude a despertar o interesse pela tua individualidade e pelo mundo que te cerca. Lembre-se: a esperança é sempre a última que morre!

 

Ahhh! Esperto é quem está aproveitando a passagem de Vênus por Touro para ganhar no amor e no dinheiro antes do planeta fazer quadratura com Marte em Virgem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário