URANO em GÊMEOS (2025)
ou
A CRIATIVA LEVEZA DO SER (?)
por Marco Antonio H. de Menezes
No dia 07 de julho de 2025, às 04 horas, 47 minutos e 16 segundos (horário de Brasília), tem início a primeira passagem do planeta Urano pelo signo de Gêmeos desde 1949. Urano voltará para o signo de Touro ainda neste ano de 2025 e só em 2026 ele reiniciará sua caminhada pelo signo de Gêmeos, permanecendo aí até 2032/2033, num período que será marcado pela conjunção com Saturno em Gêmeos (mas isto é para daqui 7 anos!).
Urano leva aproximadamente 84 anos para passar pelos 12 signos da mandala astrológica, ficando aproximadamente 7 anos em cada signo.
Destacarei, rapidamente, alguns importantes eventos que marcaram as três passagens anteriores de Urano pelo signo de Gêmeos. Independência dos Estados Unidos da América, Guerra Civil Americana (ou Guerra da Secessão), o anúncio da descoberta do planeta Urano por William Herschel (Urano seria o primeiro planeta do nosso sistema solar a ser descoberto por meio do telescópio), Evento Carrington (considerado o maior evento de ejeção de massa solar que atingiu a Terra desde aquela época para cá. Ocorreu em 1859 e gerou problemas para as redes telegráficas e a observação de auroras boreais até mesmo em Cuba), a criação do teletrofone (em 1856, o inventor italiano Antonio Meucci, inventou um aparelho que comunicava, por meio de energia eletromagnética, o seu escritório com o quarto que ficava no segundo andar da sua casa, onde estava sua esposa, que sofria de reumatismo. Nesta época ele vivia em EUA e estava com problemas financeiros, mas conseguiu pagar a patente provisória por seu invento e tentou vender, em 1874, a ideia para a empresa de telégrafos Western Union, porém não obteve sucesso. Quando tentou recuperar o modelo e detalhes técnicos enviados à empresa, foi alegado que eles haviam sido perdidos. Em 1876, Alexander Graham Bell – que havia trabalhado com Meucci – conseguiu patentear o telefone e fechar um lucrativo negócio com a empresa de telégrafos Western Union. Meucci lutou na justiça por seus direitos, contudo quando estava prestes a ganhar veio a falecer. Por conta disso Alexander Graham Bell entrou para a história como inventor do telefone.), construção do primeiro metrô em Londres, Projeto Manhattan (projeto iniciado em 1942 pelo governo dos EUA e liderado por Julius Robert Oppenheimer que visava a pesquisa e posterior desenvolvimento de armamentos atômicos. Cientistas refugiados de várias nacionalidades europeias reuniram-se no Laboratório de Los Alamos. Em julho de 1945, no Novo México, foi feito primeiro teste bem-sucedido de uma bomba nuclear, conhecido como teste Trinity. Este teste provocaria uma corrida nuclear entre as diversas potências da época.), fim da Segunda Guerra Mundial e detonação das bombas nucleares sobre as cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki (foram os dois primeiros e únicos bombardeios com bombas nucleares usados para resolver conflitos. Tais bombardeios foram tão devastadores que provocaram a rendição do Japão e o fim oficial da Segunda Guerra Mundial, entretanto marca o início da Guerra Fria, quando potências nucleares, notadamente EUA e União Soviética, iniciaram uma disputa ideológica que dominaria o mundo e levaria à criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, além de ser o pontapé inicial para a corrida espacial).
Se quiserem saber mais, pesquisem por aí!
Urano é um planeta que rege, junto com Saturno, o signo de Aquário. Ele é exaltado em Escorpião. Logo, ele está em detrimento no signo de Leão (oposto e complementar a Aquário) e em queda quando está em Touro (oposto e complementar a Escorpião). Este planeta está relacionado com: o impulso da liberdade, o despertar, a ciência, a tecnologia, a inventividade, a originalidade, a eletricidade, a mágica, o oculto, a luz, a Astrologia, a Psicologia, os aviões e o raio X, a visão futurista, a utopia, a excentricidade, a intelectualidade, o egoísmo, o humanitarismo, a boemia, os ditadores, o prazer e a vontade de criar, a revolução, as mudanças súbitas, o inesperado, a surpresa, a engenhosidade, o individualismo, a rebeldia e a rebelião, os desastres naturais, os terremotos, a autonomia, a ação que pode tornar-se violenta, o fim das tradições. Ele rege parte do sistema nervoso, os tornozelos e a eletricidade corporal.
Gêmeos é um signo mutável do elemento Ar regido por Mercúrio. Urano é considerado a oitava superior de Mercúrio. As energias geminianas favorecem o nosso lado agradável, curioso, comunicativo, adaptável, mutável, versátil, expressivo, inteligente, intelectual, perspicaz, inventivo, inquieto, desconcentrado, ingrato, intrigante, pouco persistente e estourado. Rege os pulmões, a clavícula, as mãos, os braços, os ombros e o sistema nervoso.
Acredito que já deu para perceber que Urano em Gêmeos é a certeza de uma química muito boa. Tudo tem o seu lado bom e o seu lado ruim. Quando estava em Touro, eu comparei Urano a uma abelha que acerta a bunda do touro Ferdinando e o faz sair de sua postura pacata, transformando-o num touro agressivo, tenso, que não tinha outra solução senão sair do comodismo. Mas em Gêmeos, Urano encontra as condições perfeitas para ousar, para trazer novas luzes para o mundo, para trazer inovações mentais/intelectuais ao mundo. Todo o gênio inventivo vem à tona. A mente parece uma colmeia, cheia de abelhas que zumbem fortemente, gerando novos padrões, criando novas posturas e abrindo largos horizontes. Se a humanidade souber aproveitar esta energia uraniana em Gêmeos, podemos dar saltos qualitativos de vida, podemos gerar novos contextos intelectuais, podemos trazer ao mundo um avanço tecnológico assustadoramente impactante para todos os setores da sociedade, podemos gerar novas formas de comunicação, podemos dar passagem para inovações em termos de transportes, podemos gerar tecnologias que auxiliem a humanidade a conviver melhor com o ambiente que a cerca e podemos olhar o mundo sob pontos de vista muito mais curioso e aberto e receptivo às diversidades. Tudo pode ser alterado, tudo pode mudar de forma, tudo pode ser melhorado, tudo pode ter um uso mais prático e intuitivo. A conquista do espaço pode ser a grande estrela do período, mesmo que seja apenas para desenvolver melhores pesquisas e tecnologias que nos permitam entender como podemos explorar o espaço. Podemos obter informações ainda mais fantásticas sobre o Universo e o seu funcionamento. Podemos fazer da tecnologia uma espécie de muleta insubstituível para que possamos organizar a nossa rotina individual e a sociedade como um todo. Podemos desenvolver pesquisas que nos ajudem a encontrar curas para problemas que até aqui atormentavam a nossa saúde. Podemos sentir que há mais inspiração para a área cultural e social. As artes podem trazer novos conceitos muito mais estimulantes. As ciências alternativas podem ter um novo crescimento e as técnicas de tratamento alternativo podem ganhar ainda mais espaço. O nosso lado intuitivo e a nossa mediunidade podem vir à tona com mais facilidade.
Urano em Gêmeos é só felicidade para todos!
Só que não, mermão!!
Aquilo que citei ali em cima é o lado bom que está disponível, mas, como expressei mais acima, para tudo há um lado bom e um lado ruim.
O nosso lado mais excêntrico pode vir à tona, assim como o nosso lado mais intransigente. Também podemos ficar mentalmente exauridos pela intensa descarga de informações e a pouca praticidade para o uso delas. Cuidado com o burnout e outras doenças similares. Podemos pular de uma ideia para outra sem nos preocuparmos em dar o devido acabamento ou a devida atenção ao verdadeiro desempenho e à verdadeira intenção por trás das coisas. O terreno para a superficialidade e a futilidade é fértil. Ninguém pode contar com o dia de amanhã, porque tudo pode mudar repentinamente e sem aviso e sem consulta. Não há muita preocupação com o impacto das decisões sobre indivíduo e sim com os resultados imediatos. Tudo se torna descartável. Há maior depreciação e ranço por tudo o que é velho, antigo, tradicional e que foi inventado ontem. O agora é importante demais para pensarmos nas consequências futuras. As pessoas podem ficar ansiosas demais, inconsequentes demais, imprevisíveis demais, sugestionáveis demais e impacientes demais. Um segundo é tempo demais! Pode ser mais difícil ainda aceitar a velhice e suas consequências. Podemos ficar mais consumistas e menos atentos aos detalhes e aos efeitos de nossas ações. Pode ser muito mais fácil manipular as pessoas, enganar as pessoas, inventar mentiras, pois as pessoas poderão ficar mais egocêntricas, mais ingratas, mais flexíveis e menos reflexivas. A opinião individual pode ser apenas uma repetição da opinião da maioria sem que haja espírito crítico. As pessoas podem assumir seu lado mais volátil. Pode haver mais polarização mental das pessoas, principalmente se não for incentivada a análise e a paciência. As pessoas preferirão um mundo onde tudo chega às suas mãos mastigado, sem qualquer necessidade de desgaste mental, o que pode levar à preguiça intelectual ou à burrice mesmo. Pode ser mais fácil a criação e aceitação de governos ditatoriais. Não é a sabedoria que vem à tona e sim a mera repetição das informações jogadas a esmo. As discussões intelectuais podem ser prolongadas, porém sem a chegada a qualquer tipo de conclusão objetiva e prática. As pessoas podem ficar dependentes demais do consumo ”pão, circo e diversão” e se afastarem de tudo o que promova a discussão, a troca profunda de opiniões e o pensamento crítico. O contato com as artes e ciências alternativas pode ser usado apenas por modismo, como uma diversão inconsequente. As drogas podem ser cada vez mais usadas para fazer as pessoas fugirem ainda mais do mundo e de suas responsabilidades, mas também podem ser usadas para manipular e controlar. A tecnologia vira uma muleta muito negativa, impedindo que as pessoas pensem por si e cheguem às suas próprias conclusões.
Urano em Gêmeos pode fazer com que o bagulho fique doido, mermão!
Eu mostrei os dois lados, mas isto não significa que as coisas serão fáceis de separar, porque a vida não é uma série ou novela, a vida é um amontoado de experiências que se completam e se agregam. Portanto nós podemos vivenciar, individualmente, as duas percepções da vida ao mesmo tempo. O que importa é saber o quanto estamos, individualmente, preparados para alimentar um lado ou o outro da vida. E importa saber até que ponto a humanidade está madura o suficiente para alimentar um lado ou o outro e saber dos preços a serem pagos.
Ao mesmo tempo que Urano começa a transitar por Gêmeos, ele fará bons aspectos com a maioria dos demais planetas lentos: Plutão Retrógrado em Aquário, Netuno Retrógrado em Áries e Saturno em Áries. Isto pode ser bom para que possamos decidir o que vai ser interessante para a nossa vida também, buscando por soluções mais criativas, mais positivas e mais interessantes para todos. Mas o fato de fazer bons aspectos também retira um pouco do espírito crítico da energia coletiva, fazendo com que ela seja mais permeável, impressionável e manipulada por tudo o que ocorre, além de tornar mais fácil a aceitação do tipo de energia coletiva que estiver dominando. Esta situação continuará a existir até 2026. E aí teremos o advento de mais um planeta lento fazendo aspectos positivos com os demais planetas lentos: Júpiter, ao entrar em Leão em 2026.
Urano em Gêmeos não é nenhum bicho de sete cabeças, meu caro viajante das estrelas, pois ele apenas evidencia o que estamos fazendo com nossa vida neste momento. Se a sociedade prefere purgar suas esquisitices e suas dificuldades agora, então, que assim seja, custe o que custar, entretanto, se ela prefere um caminho mais positivo, que assim seja também, custe o que custar também. É o caminhante que faz o caminho!
Inté!!
Links (seria bom ler cada um deles!):
Júpiter em Câncer (2025) - parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário