Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

05 novembro 2020

Bolsonaro em 2021

 Bolsonaro em 2021

 Por Marco Antonio H. de Menezes

Para fazer este trabalho eu utilizei As Cartas do Caminho Sagrado (de autoria de Jamie Sams, ilustrações de Linda Childers e tradução de Fábio Fernandes, publicado pela Editora Rocco, 2ª edição) e Cartas Xamânicas (de autoria de Jamie Sans e David Carson, ilustrações de Angela C. Werneke e tradução de Pedro Karp Vasquez e Alzira M. Cohen, publicado pela Editora Rocco, 2000).

Para fins de conhecimento de quem é leigo, eu utilizei a Carta do Caminho Sagrado como a carta principal e a Carta Xamânica como refinadora do significado da carta principal. O método usado é embaralhar as cartas principais (com as imagens voltadas para baixo, sem qualquer possibilidade de visualização das imagens que as diferenciam) e tirar, intuitivamente uma delas. Depois, o mesmo procedimento é feito com as cartas xamânicas, sendo que neste caso, as cartas podem sair invertidas e isto pode dar um significado diferente, portanto o embaralhamento é feito para que elas saiam tanto invertidas, como na sua posição correta.

Antes de tirar as cartas, eu fixei o meu pensamento em Jair Messias Bolsonaro, atual presidente do Brasil. O meu foco aqui é saber como será o ano de 2021 para ele.

A Carta do Caminho Sagrado que saiu para ele foi a seguinte: Ritos de Passagem (carta 21), que significa Mudança.

A Carta Xamânica que saiu para ele foi a seguinte: Lince (carta 18) invertido, que significa Segredos.

A carta dos Ritos de Passagem fala sobre um momento importante para a pessoa em questão, pois é um momento de mudança para a sua vida. Um ciclo da sua vida está sendo concluído, o que o obriga a redirecionar a sua vida e a buscar um novo horizonte. Numa fase como esta, seria positivo para ele que agradecesse por tudo o que conquistou e convidasse para entrar em sua vida a nova etapa que está para ser iniciada. A mudança que está por vir para a sua vida não é algo ruim ou bom, mas de algo necessário. Seria positivo que ele não resistisse às mudanças, aceitando-as como algo natural de seu ciclo de vida. Neste momento, pode ser que ele passe por uma mudança no estado de saúde e/ou por uma mudança na forma como exerce os seus atributos como representante máximo do país e/ou por um afastamento de seu cargo, por exemplo. As mudanças pelas quais ele venha a passar ao longo de 2021 o colocarão num novo patamar de vida, não havendo volta, pois é como se a vida estivesse sinalizando que a etapa anterior já foi concluída. De qualquer maneira, esta fase representa um amadurecimento dentro do ciclo de vida da pessoa e é esperado que a pessoa saiba transformar estas mudanças em oportunidades para expandir os seus horizontes e o seu entendimento sobre a vida. Em nenhum momento a vida é madrasta, mas apenas uma via de amadurecimento de nossas posturas, obrigando-nos a mudar o que é preciso, promovendo condições que nos possibilitam olhar a vida por um outro ângulo, permitindo que nos desapeguemos da fase anterior e aceitemos que está na hora de abrir uma nova porta para nós.

A carta do Lince fala sobre um totem que valoriza o silêncio e a sabedoria de expressar-se no momento certo, retendo os segredos. O totem do Lince é para aqueles que são excelentes observadores e que sabem ler uma energia, uma pessoa e/ou um ambiente, percebendo seus segredos. O Lince não revela segredos de maneira gratuita, é preciso cativá-lo para que ele se sinta confiante para revelar algo e no momento mais adequado. Mas quando o Lince aparece como uma carta invertida é sinal de que em lugar de assumir uma postura reservada, a pessoa assumiu uma postura que colocou tudo em risco. Com esta carta, quando invertida, Bolsonaro deveria, em 2021, ser mais cauteloso ao se expressar, porque ao não pensar antes de falar e ao se expressar, não analisando os efeitos que as suas expressões terão sobre a vida dos outros e sobre o seu próprio futuro, ele corre o risco de ver tudo isto se voltar contra si e contra aqueles que nele confiavam. Ele pode pagar caro por não saber manter segredos ou por não saber conter a língua dentro da boca num momento em que a sabedoria pediria sobriedade e respeito. Bolsonaro pode ver toda a confiança que os outros depositavam sobre ela virar fumaça e a reconquista desta confiança não será fácil. Não é um bom momento para ele sair emitindo opiniões sem antes consultar os que o cercam e ouvir o que eles têm a dizer. Não é um bom momento para desvalorizar conselhos prudentes e não é um bom momento para acreditar que espontaneidade é bem aceita em todos os círculos. As pessoas que estão ao seu redor também poderão ser seus algozes, revelando segredos, abrindo brechas inesperadas na sua confiança, apunhalando-o pelas costas e desmascarando sua vida. A insensatez pode custar caro tanto para ele mesmo como para todos aqueles que estejam sob sua proteção. Por outro lado, este pode ser o momento em que segredos bem guardados não poderão mais seguir adiante, precisando vir à tona, expondo suas fraquezas, suas mazelas, seus problemas, suas dificuldades, suas intenções, seus comprometimentos, seu estado de saúde, sua verdadeira visão sobre os fatos, suas verdadeiras aspirações, seus verdadeiros julgamentos e opiniões sobre a vida, como se a vida dele (e de todos ao seu redor) fosse transformada em um vulcão que, repentinamente, explode e espirra por quilômetros tudo o que estava represado em seu interior. Muito cuidado, o Lince invertido não gosta de quem desrespeita a vida, afinal ele é o detentor dos segredos e esta é a sua moeda de troca: se a pessoa não se comporta com o devido respeito, o Lince não faz mais questão de proteger quaisquer segredos e nem encara mais a pessoa como sendo alguém digno do seu respeito e da sua confiança.

 Se juntarmos as duas cartas, podemos ver que Bolsonaro, em 2021, deveria ser muito prudente e cauteloso. A impulsividade, a ironia, o blefe, a falta de tato e a necessidade de expressar-se sem considerar as consequências serão possíveis fatores que acabariam voltando-se contra ele e contra todos que estejam ao seu lado, gerando mudanças fortes e irreversíveis que comprometeriam a maneira como vivia até aqui e como seguiria administrando o país. Por outro lado, pode ser um bom momento para ser sincero sobre alguma coisa que se passa com sua vida e/ou que o incomoda a ponto de não se sentir bem para levar adiante, assumindo que está na hora de mudar os rumos de tudo aquilo, antes que seja atropelado pelo que quer que seja e veja destruídas as suas pretensões (e, se não tomar cuidado, o seu futuro). Dentro desta fase ele pode ser obrigado a dar mais atenção para a sua saúde do que ele gostaria, pode ser que mude os rumos da maneira como governa, pode ser que mude radicalmente o perfil daqueles que o cercam, pode ser obrigado a encarar dilemas que colocam em risco a sua permanência no poder ou a maneira como tem lidado com o poder. Talvez seja o ano mais difícil para Bolsonaro lidar com os fatos e as pessoas, mas ou ele assume a necessidade de mudar algo ou ele será atropelado pela mudança, porém até para fazer as mudanças ele terá que ser muito cauteloso e prudente, respeitando ritos, pessoas e ânimos.

 Espero que tenha sido útil. Eu agradeço por ler e pensar sobre o que foi lido como forma de desenvolver um pensamento mais crítico sobre a realidade que nos cerca, não fazendo das minhas palavras uma verdade, mas um ponto de partida para ampliar os seus horizontes e buscar por mais respostas que abram portas mais estimulantes para a vida.



PS: Lembrando que isto é apenas uma tirada de cartas, por favor, contenham os seus ânimos políticos e entendam que este não é um espaço para desrespeitar as pessoas e nem a mim mesmo.

 

 
 
 





3 comentários: