Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

02 julho 2023

Nodo Norte da Lua em Áries - julho de 2023

 

Nodo Norte da Lua em Áries


 

 por Marco Antonio H. de Menezes

 

Os Nodos Lunares são o produto do encontro entre os arcos imaginários traçados pelo Sol e pela Lua ao redor da Terra. Há um momento em que estes dois arcos se tocam e o ponto de encontro é o Nodo. Veja imagem abaixo:



Em 2023 será a vez de o Nodo Norte da Lua (ou Cabeça de Dragão) ocupar o signo de Áries e o Nodo Sul da Lua (ou Cauda do Dragão) ocupar o signo de Libra, a partir do dia 17/07/2023.

Os Nodos ou Nódulos Lunares “andam” no sentido Retrógrado da mandala, astrológica começando a 30 graus de um signo e terminando a 0 grau do mesmo signo. Em alguns momentos, ao longo da viagem dos Nodos pelo signo, ocorre de o movimento ficar direto.

Os Nodos ou Nódulos Lunares permanecem, aproximadamente, 18 meses em cada signo.

Neste ano de 2023 será a vez de Áries receber o Nodo Norte da Lua.

Quando o Nodo Norte entrar em Áries haverá uma necessidade de as pessoas entenderem como elas lidam com o desejo coletivo e o que elas poderão fazer individualmente.

Uma coisa que percebi quando fui analisando a energia do Nodo Norte da Lua em Áries ao longo dos anos em que ocorreu é que o período em que ocorre pode passar com relativa facilidade, com poucos problemas ou podem ser meses extremamente violentos, repressivos e que colocam em xeque a nossa capacidade para manter os nervos e a tolerância nos limites saudáveis. E é bom que se diga que como tudo na vida, há, pelo menos, um precedente para que os meses sob o Nodo Norte da Lua em Áries sejam relativamente calmos ou muito agitados: o que ocorreu nos meses anteriores ao Nodo Norte da Lua em Áries. Se o período anterior foi marcado por uma fase relativamente calma, com facilidade para lidar com os problemas, com facilidade para encontrar meios mais democráticos e/ou diplomáticos de administração dos conflitos, por exemplo, podemos esperar que o período sob a energia do Nodo Norte da Lua em Áries seja, no máximo, morno. Mas se o período anterior foi um barril de pólvora, um verdadeiro campo minado, com trocas de farpas cada vez mais constantes e com conflitos e desmandos em andamento cada vez maior, é bem possível que vejamos o Nodo Norte da Lua em Áries sendo uma fase perigosa, belicosa e pouco preocupada com os direitos individuais.

Um exemplo bem fácil sobre como o Nodo Norte da Lua em Áries pode ser belicoso e complicado: 1968! Neste ano o Nodo Norte da Lua estava em Áries e o mundo inteiro foi marcado por atos tanto da direita quanto da esquerda pedindo por maior liberdade. Foi um ano de intensos confrontos entre civis e governos e foi marcado muita repressão em diversos países, inclusive no Brasil. Foi no final de 1968 que no Brasil foi instituído o Ato Institucional 5 ou AI-5. Graças ao AI-5 os governantes militares puderam ter plenos poderes, cassando parlamentares, fechando e controlando o Congresso e perseguindo e executando militantes de esquerda, famílias inteiras e quem mais se opusesse ao regime. Eram comuns os confrontos e repressões a teatros (e quaisquer formas de expressão artística) e jornais durante a época e a censura era exercida com toda força.

Outro período complicado foi no final da década de 50, quando entre 1949 e 1950 ocorreu o Nodo Norte da Lua em Áries e tivemos macartismo nos Estados Unidos da América do Norte. O movimento deve seu nome ao senador (que era Democrata e depois tornou-se Republicano) de Wisconsin Joseph MacCarthy, que instituiu uma patrulha anticomunista que assolou os EUA entre 1950 e 1957, prendendo e acusando pessoas como sendo traidoras do país e a serviço dos soviéticos.

Outro período interessante ocorreu no Brasil em 1930, quando houve a deposição de Washington Luís, que seria conhecida por Revolução de 1930, que marcou o fim da “política café com leite” (alternância de governos de São Paulo e de Minas Gerais na presidência) e que levaria Getúlio Vargas ao poder, depois de ele liderar os militares do Sul e Juarez Távora liderar os militares do Nordeste que se juntaram para derrubar Washington Luís após o assassinato de João Pessoa.

Em todos os exemplos acima tivemos antecedentes complicados que desencadearam ações, atos e leis que explodiram e foram postos em prática durante o período do Nodo Norte da Lua em Áries.

Diante do que temos visto no mundo, e no Brasil, o período atual da passagem do Nodo Norte da Lua por Áries poderá ser marcado por atos, leis e ações repressivas que repercutirão por um bom tempo na vida dos habitantes do planeta. Além de ser um período igualmente marcado por manifestações violentas civis contra os governos vigentes, sejam eles de esquerda ou de direita. Poderá haver o endurecimento dos posicionamentos diplomáticos, colocando ainda mais lenha na fogueira dos conflitos que já ocorrem entre os países. Infelizmente não vejo o mundo atual sentado em outro lugar que não um barril de pólvora com pavio bem curto e aceso. As posturas das pessoas, dos grupos e dos governos não têm sido na direção da união e sim da separação, da disputa de egos e de interesses a um nível que coloca em risco a liberdade e a segurança dos habitantes. Logicamente, eu sempre conto com o elemento surpresa, ou seja, com alguém ou um grupo ou uma situação que possa liberar as tensões através de algum ato ou acontecimento que faria com que as pessoas refletissem e revisassem suas atitudes. Mas, confesso que é contar com a sorte e com minha própria vontade de ser utópico.

Por outro lado, este é um bom período para as pessoas aprenderem a lidar consigo mesmas. Uma coisa é andar conforme os grupos desejam que cada um ande e se porte, outra coisa é tentar agir por sua própria maneira, experimentando e vivendo conforme sinta que deva experimentar e viver. Aqui conta muito a individualidade e o quanto a individualidade é afetada pela coletividade e o quanto a individualidade pode modular a coletividade. Em outras palavras, podemos nos anular só para ficarmos bem diante de um grupo ou podemos assumir posições para ficarmos bem com nossa consciência e com aquilo que percebemos que nos faz bem. Em alguns momentos podemos aceitar certas situações coletivas porque percebemos que elas atendem ao que nós sentimos que nos faz bem e em outros momentos podemos discordar radicalmente do coletivo. Este é um jogo de formatação da consciência individual, do fortalecimento da confiança pessoal em si mesmo e do entendimento de como podemos contribuir individualmente para o bem-estar do grupo. Ou ficamos em cima do muro ou aprendemos a nos posicionar sem medo. É um jogo de ajuste de visão e de convivência. Os radicalismos podem ser exacerbados, ampliados e magnificados, mas também há espaço para quem deseja abrir oportunidades para discussão de pontos de vista, argumentos e posturas, embora não seja uma tarefa fácil. Áries não é um signo muito tolerante e paciente, mas pode ser um signo muito positivo se deixam que sua energia pioneira e de avanço seja posta em movimento. Áries é pouco argumento e muito mais ação.

Note como estava a tua vida em entre o Natal de 2004 e o final de junho de 2006. Foi a última vez que o Nodo Norte da Lua esteve em Áries. E como estava a tua vida entre a segunda quinzena de fevereiro de 2014 e 11/11/2015, pois nesta época o Nodo Norte da Lua estava em Libra, signo oposto a Áries. O que você viveu nestas duas fases determinarão muito do que poderá trabalhar em tua vida quando o Nodo Norte da Lua passar pelo signo de Áries a partir de 2023.

Quando o Nodo Norte da Lua entra em Áries, o regente de Áries, que é Marte, estará no signo de Virgem, o que significa que as ações serão sempre precisas, minuciosas, detalhadas e detalhistas, cirúrgicas, limpas, assépticas, sem margem para dúvidas. As pessoas só agirão depois de verificar que tudo está sendo atendido conforme os seus interesses nos mínimos detalhes e só concordarão com aquilo que realmente corresponde às suas expectativas, o que pode levar ao exagero e à intransigência. Quando não enxergam os resultados esperados ou quando sofrem críticas de qualquer natureza, as pessoas podem ser imprevisíveis, irritáveis e intolerantes, fechando o tempo de um minuto para o outro e jogando no chão toda a diplomacia que tentaram manter até ali. Há uma tendência para ficar procurando cabelo em ovo, para ficar procurando desculpas onde não há ou para tentar enxergar brechas para impor certas questões. Sabe quando a pessoa critica qualquer coisa só por criticar e mobiliza os outros por conta disso? É por aí! Portanto, o mundo pode ser conduzido a uma direção sob argumentos que aparentemente foram bem alinhados e alinhavados ou pode simplesmente se entregar à falta de objetividade e de jogo de cintura para lidar com os problemas, criando barreiras e gerando desconfortos só para tentar manter um status, um argumento e/ou uma iniciativa que sabidamente não possui qualquer consistência. Ou criam um atrito do nada ou tentam ajustar tudo para que os atritos percam sua validade. Questões relacionadas com saúde podem assumir mais proeminência nesta fase, ou seja, questões como doenças, cuidado com os outros e assuntos afins poderão ser usados como argumentos persuasivos para conduzir a sociedade para uma dada direção. As pessoas deveriam tomar cuidado e estarem mais atentas a acidentes com objetos cortantes, com o sistema nervoso e com a cabeça, além de estarem mais atentas à dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário