Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

30 março 2020

Olha a onda! Olha a onda!!


Olha a onda! Olha a onda!!


por Marco Antonio H. de Menezes


Em 2017 eu fiz uns vídeos falando sobre a entrada de Saturno em Capricórnio e comparava este evento a um grande salão que teria as suas portas fechadas assim que começasse a ocorrer a viagem do planeta pelo signo. Era como no filme “Carrie, a Estranha”. De repente, as pessoas tomariam consciência de que estavam trancafiadas num imenso salão, de onde não há como sair até que Saturno começasse a colocar os pés em Aquário. Eu adverti que as coisas iam ficar pretas durante esta fase. Aliás, eu também comparei a passagem de Saturno por Capricórnio com a imagem de um imenso caldeirão fervendo, com as pessoas se sentindo sufocadas dentro dele e sem ter por onde escapar. Eu avisei que seria um momento muito forte para todos os que, até ali, não haviam feito um movimento diferente daquele que a humanidade estava fazendo. Era a hora certa para as pessoas cuidarem mais de si mesmas e perceberem qual era o verdadeiro caminho a ser trilhado.

Bem, agora Saturno começou a trilhar pelo caminho de Aquário.

Vamos nos situar!

Saturno rege o signo de Capricórnio e divide com Urano a regência sobre Aquário. Portanto nós temos aproximadamente 4 anos seguidos de regência forte de Saturno sobre a vida das pessoas. Isto tudo ocorre dentro do grande ciclo de 36 anos de regência de Saturno. Bota prova nisto, né gente?!

Capricórnio é um signo cardinal ou cardeal, portanto, é um dos quatro signos que tem por princípio básico atuar, agir, tomar uma atitude. Capricórnio é um signo de persistência, de ambições, de metas, de objetivos claros alcançados com muita determinação. Não desiste fácil até que as suas metas tenham sido atingidas, mesmo que isto dure muito tempo para acontecer. Ele é duro na queda!

Aquário é um signo fixo, portanto é um dos quatro signos zodiacais que se mostram inflexíveis, com ideias previamente formatadas, com foco claro e com grande dificuldade para aceitar as mudanças nos movimentos estabelecidos por eles a não ser que sejam muito evidentes os motivos para que aconteçam tais mudanças. Aquário é considerado o signo mais humanitário, com facilidade para observar como se desenvolverá um movimento feito no tempo presente, mas prefere valorizar o individualismo e não gosta muito de aparecer em cena a não ser que sua sobrevivência dependa disto.

Saturno traz a responsabilidade, a valorização do tempo como ferramenta de aprendizado, maturidade, os obstáculos e os temores para superá-los. Saturno rege os ossos. Saturno fala de longevidade e limitações. Onde Saturno está podemos esperar grandes lições e provações, que poderão despertar valores e poderes que nos serão úteis pelo menos por uns 30 anos, que é o tempo aproximado que leva para cruzar todo o zodíaco. Saturno é um grande professor e é aquele que abre os portais de nossa consciência para outros níveis de entendimento da vida. É o último planeta visível a olho nu, portanto ele está no exato ponto entre o que é visível e o que não nos é mais visível. Ele é um guardião de portal. As estruturas mais sólidas para a nossa vida podem ser testadas e aprovadas durante a passagem de Saturno num dado ponto de nosso mapa astrológico. Ele é sábio!

Saturno saiu, rapidamente, de Capricórnio por volta da 1 da madrugada (hora do Brasil) do dia 22 de março de 2020 e ingressou no signo de Aquário. Entre os dias 11 e 12 de maio de 2020 Saturno entra em movimento estacionário, para, em seguida, iniciar o movimento retrógrado no signo de Aquário. E lá pelo dia primeiro de julho de 2020 ele reingressa em Capricórnio.

Lá pelo dia 30 de março é a vez de Marte sair de sua caminhada por Capricórnio e correr pelo território aquariano. Ele fará uma rápida conjunção com Saturno no dia 31 de março e continuará o seu caminho.

Marte e Saturno farão uma quadratura com o outro regente de Aquário, Urano, que está em Touro.

Durante esta primeira etapa de movimentos de Saturno entre Capricórnio e Aquário há uma sensação de alívio. Tudo parece um pouco menos pesado, um pouco menos tenso, um pouco mais fácil de ser observado. Os destemperos e dificuldades da passagem de Saturno sobre Capricórnio parecem ter ficado para trás. As janelas e os portões do salão vão sendo abertos aos poucos, arejando o ar e as senhas começam a ser distribuídas. Sim, senhas serão distribuídas para saber quem sai e por onde, afinal, não querem saber de tumulto. Mas nem tudo são flores por muito tempo.

Marte invadirá o território aquariano buscando a reconstrução, não importa como, mas com muito personalismo.

Particularmente, eu sinto que aqui começa a segunda onda mais avassaladora do ano de 2020. Eu vejo como um sopro sutil no ouvido de Marte, a passagem dele por Saturno. É como se Saturno avisasse a ele que está na hora de começar a por em andamento a segunda parte do desmonte das estruturas. Novos conceitos começam a ser colocados em movimento enquanto Marte vai passando por Aquário. É hora de abrir as portas para novas alternativas de vida, seja no campo cultural, financeiro, filosófico e/ou social. Mas Marte é um guerreiro, o que significa que ele também terá tempo para estipular batalhas, trocas de farpas, desentendimentos, discussões e estratégias de combate. Ainda que estejamos no âmbito de Aquário, isto não significa paz ou armistício, no máximo, uma tímida bandeira branca a tremular, como naquela situação ocorrida durante um Natal (corrijam-me se eu estiver errado) em plena 1ª Guerra Mundial, quando os oponentes cessam fogo e celebram a data entre si, trocam abraços, riem uns para os outros, brindam e comem juntos e depois voltam para as suas trincheiras para reinterpretarem seus papéis de inimigos mortais. Marte estará ensaiando os primeiros passos antes de chegar até Áries, seu signo de regência, e encontrar Éris, a dama da discórdia, e entrar em movimento retrógrado. Este será um período muito perigoso para toda a humanidade, como se, por nada, tudo se tornasse explosivo, e a guerra pode se tornar palpável, se não acalmarem os ânimos. E esta já será outra onda avassaladora.

Voltemos para Saturno?

Saturno aproveitará a sua, digamos, rápida passagem inicial por Aquário para avisar ao povo aquariano e leonino que vai começar uma nova fase nas suas vidas. Ele voltará para Capricórnio para testar os últimos remanescentes do caldeirão e liberá-los para os seus devidos lugares. Será um momento tenso, mas pode ser muito positivo para deixar claro que o mundo que existia antes de sua primeira entrada em Capricórnio, por volta de 20 de dezembro de 2017, acabou. Um novo mundo está iniciando. Plutão, que continuará em Capricórnio até 2024, dará os arremates finais na destruição de tudo o que ainda resistir aos abalos que ele tem promovido na montanha capricorniana desde 2008. Todos os sistemas de crença anteriores serão solapados sem perdão e sem misericórdia. Os sistemas financeiros vigentes, as instituições religiosas, as filosofias e ideologias sofrerão fortes cismas. Neste exato momento, estamos nos preparando para o retorno das quadraturas exatas de Plutão e Júpiter (quando voltarem a andar em movimento retrógrado) com Éris, a dama da discórdia, que se encontra vagando muito lentamente por Áries. E esta será outra onda avassaladora.

Saturno, como já foi descrito mais acima, é um guardião de portal. Ninguém melhor do que ele para anunciar que o mundo que conhecemos acabou e que um novo mundo está começando a tomar forma. E ele presidirá toda a passagem para esta nova era de acontecimentos para os humanos. Ele abrirá as portas dos novos começos e fechará as portas dos antigos ciclos. Tem mais volta não, tá amigos?!

Lembremos de um fato muito importante: Capricórnio não é muito chegado a coisas rápidas, porque ele precisa de um tempo para elaborar o que precisa ser feito. O signo oposto a Capricórnio é Câncer. Câncer tem aquele sistema mais maternal, mais de colo, de digestão. Portanto, as mudanças que estamos vendo no mundo precisam de um tempo para tornarem-se concretas, estabilizadas e estabelecidas. Câncer vai acalentando e digerindo tudo o que estiver ocorrendo. O tempo de digestão e de gestação pode parecer lento, mas é o tempo certo para que tudo assuma as suas devidas posições. Júpiter, que é o planeta que se sente muito à vontade em Câncer, ainda vai levar uns 5 a 6 anos para chegar até Câncer. Quando isto acontecer, nós veremos a eclosão, o aparecimento, de uma nova postura de vida. Novas estruturas poderão surgir, trazendo um movimento de cuidado maior entre as pessoas, maior preocupação com o próximo (mas talvez precisem aprender a estreitar laços, sem medo do que isto possa trazer para as suas vidas), novos conceitos filosóficos e acadêmicos, novas maneiras de abordar a riqueza e o bem-estar. Não por um acaso, teremos, ainda, muitos eventos ocorrendo no eixo entre Aquário e Touro. Ou seja, mesmo daqui 6 anos, ainda estaremos concebendo novos campos a partir das muitas ondas que assolarão o planeta durante o ano de 2020 e o ano de 2021.

Eu enxergo este eixo Capricórnio-Câncer, como uma grande montanha metálica que sofre uma imensa martelada que faz vibrar a montanha por muito tempo, tempo necessário para que tudo na montanha ocupe os seus novos lugares com segurança. Este tempo é o tempo de digestão e gestação de Câncer, que vai absorvendo o impacto do martelo na montanha até que toda a montanha fique sem vibrar. Então, reafirmo, nada acontece rápido, tudo pode levar um bom tempo para revelar-se e ser percebido. Não contem com o tempo de amanhã, mas com o que podem fazer hoje com vocês mesmos, por vocês mesmos.

O eixo Aquário-Leão moldará identidades e individualidades. É um eixo fixo, mas muito masculino, com caracteres autoritários, mas que também podem ser muito amorosos. Aquário tende a ser um signo distante, seco, que se aparta da intimidade em defesa de uma individualidade. Não gosta de bajulações, mas levanta bandeiras e não gosta de injustiças. É mentalmente ágil, capaz de destrinchar qualquer ideia e entender o seu desenvolvimento. Apesar de preferir o anonimato, não foge dos movimentos de vanguardas e de tudo o que possa representar uma nova possibilidade, um novo horizonte, um novo espaço. Pode ser frio e calculista, mas é uma maneira de baixar a bola de seu ego ou de não se deixar seduzir pelas cores e brilhos do sucesso. Mas, uma vez sob as luzes da fama, não se abala e segue adiante e se fere quando descobre que os seus ideais não conseguem ser corretamente absorvidos pelos que rodeiam a aura aquariana. O lado leonino ocorre quando ele se lembra de que o coração é o centro de tudo. Quando se lembra de amar a si e ao outro, quando se lembra de trazer o fogo criativo para o chão para que ilumine o mundo.

Saturno em Aquário traz a vontade de criar novos conceitos, novas estruturas, novas oportunidades. Nada é feito sem um propósito, nada é fútil. A realidade comanda a linha de pensamento das pessoas. Pode ser que as pessoas se sintam um tanto intimidadas ao perceber que a realidade não é muito agradável e que exigirá um esforço excessivo para ser remodelada e reconstruída. Pode ser uma fase fria para a humanidade. Pode ser uma fase marcada por autoritarismo, por narcisismo, por excesso de individualismo, por dificuldade para se relacionar com o outro de maneira mais flexível e compassiva. Soluções criativas, tecnológicas, de vanguarda, ousadas, originais e totalmente descomprometidas com as fases anteriores podem começar a emergir. O sistema econômico, como nós o conhecemos, começa a ser enterrado e em seu lugar emergem novas formas de transações comerciais e financeiras. Deve-se tomar cuidado com a falta de transparência e o excesso de controle, que podem ser camuflados com uma imagem de algo útil para garantir o bem-estar de todos. A vida social pode passar por amplas mudanças, marcado por excentricidades, complexos de superioridade, vaidade mental excessiva, desconexão total com o corpo e com as suas necessidades, perda de contato com as emoções, perda da noção de humanidade e de intimidade. Dificuldade para lidar com espiritualidade nos seus mais diversos níveis, às vezes a espiritualidade torna-se apenas um mero hobby, um charme a mais e não uma forma de se conhecer e de fortalecimento da estima. Por outro lado, as pessoas tornam-se mais centradas e podem usar o foco como forma de atingir metas e de organizar melhor as suas vidas e as dos demais. Se a humanidade usar a espiritualidade como forma de crescimento pessoal, poderá atingir altos níveis de conhecimento espiritual, desenvolvendo habilidades que podem ser úteis inclusive para a cura. Uma humanidade mais prática, mais racional, mais objetiva e mais fria pode começar a emergir à medida que Saturno trafega por Aquário. A perda das ilusões que a passagem de Saturno e dos demais planetas por Capricórnio causou norteará o mundo que está nascendo sob nossas vistas. O tamanho do impacto para cada indivíduo será decisivo para mostrar que direção a humanidade seguirá.

Enquanto Saturno caminha entre Aquário e Capricórnio, outros acontecimentos ainda causarão verdadeiras inquietações dentro de cada ser humano. Não pensem que o vírus foi a coisa mais forte de todas, mas foi a coisa mais importante para fazer com que as pessoas parassem para prestar mais atenção a cada detalhe de suas vidas. Volto a afirmar (como afirmei em 2017) que o mundo que as pessoas conheciam acabou. Isto pode ser doloroso, mas é necessário que ninguém fuja desta realidade e a encare com coragem.

Quando Saturno reentrar em Capricórnio (em julho de 2020), nós teremos Plutão, Júpiter, Pallas, Netuno e Mercúrio em movimento retrógrado. É como se houvesse uma parada muito forte de tudo. Tudo parecerá ficar mais lento! Tudo terá que ser revisto! É como se alguém gritasse: solta tudo agora! Só fica com o que for essencial! Mas é só o começo! Lá pelo dia 5 de julho ocorre o eclipse lunar em Capricórnio! Dias depois, ainda no mês de julho de 2020, ocorre a retrogradação de Lilith, Ceres, Quíron e Éris. Em meados de agosto será a vez de Urano entrar em movimento retrógrado. E por volta de 11 de setembro teremos um céu assombrosamente retrógrado: Júpiter, Plutão, Saturno, Ceres, Netuno, Quíron, Éris, Marte; Lilith e Urano. Ou seja, só Vênus e Mercúrio não estarão retrógrados nesta fase. O repuxo será muito grande! Preparem-se porque as forças envolvidas aqui são muito delicadas e é como se víssemos um elefante manco andando sobre um chão derrapante dentro de uma loja que vende louças muito finas. Ou se quiserem uma imagem direta: campo minado! De todas as ondas que vi em 2020, acredito que esta seja a mais violenta de todas. Um erro, uma palavra errada, um destempero qualquer é motivo para conflitos, guerras e mortes. O movimento de retrogradação de Marte ocorrerá dentro de Áries e com passagem tripla sobre a dama da discórdia, Éris. Eu aconselho que as pessoas, desde já, cuidem-se muito bem, inclusive psicologicamente e espiritualmente. Não basta simplesmente rezar, mas aprender a desapegar de tudo o que não servirá para as suas vidas. Valorizem a simplicidade! Pode parecer um conselho pueril, infantil, ingênuo e frágil, mas é o melhor a ser feito para conseguirem ser capazes de, talvez, mudarem os rumos que podem ser traçados. As provocações, as discussões, a insensatez, a discórdia, o ódio, a raiva, o ressentimento, a distorção, a dissonância, o emocionalismo, o desequilíbrio mental, a impotência, a verborragia, a mentira, a insanidade e tantos outros sentimentos do mesmo calibre poderão aflorar de maneira violenta e inesperada de dentro do ambiente familiar, do ambiente de trabalho, do ambiente das amizades, das relações afetivas e das relações diplomáticas. E se isto acontecer, esta será uma fase violenta, triste e com perdas sérias. Muitos lamentarão por não saberem se controlar quando era necessário. Isto pode ocorrer no nível das relações humanas e/ou na forma de uma catástrofe natural, uma infestação biológica qualquer, uma explosão química ou qualquer evento que cause convulsão e comoção em todo o globo. Torço para que tudo seja bem diferente e muito mais suave do que a potência destas retrogradações causa em mim.

Para quem não está acostumado com o jargão de Astrologia, retrógrado é todo movimento de um evento astrológico que aparenta andar em marcha ré. Ao ocorrer isto, o planeta, por exemplo, pode passar semanas ou dias ou meses movimentando-se para trás, passando por cima de signos e casas e graus que já haviam sido recentemente trilhados por ele. Isto causa a impressão de estarmos revisitando algo para melhor entendermos e para melhor resolvermos, se possível for.

Mais um detalhe: até onde pude pesquisar por aí afora, toda passagem de era é marcada por situações catastróficas para todo o planeta. Ou seja, nós estamos no período de finalização da Era de Peixes e de início da Era de Aquário. As duas eras estão com suas partes sobrepostas e isto deverá prosseguir, segundo o meu ponto de vista, até que Urano, Saturno e Júpiter façam uma conjunção em Aquário, lá pelo ano de 2080.

Até 2080 muitos movimentos intensos ocorrerão dentro do planeta. Serão maneiras para acomodar uma nova forma de viver por aqui. Eu confesso que fico receoso com a humanidade. Porque nunca se sabe qual tipo de escolha a humanidade fará daqui para frente. É um pouco difícil saber se a humanidade preferirá despertar para aquilo que ela é (e eu acredito que a humanidade é como um grupo de seres que esqueceu dos seus dons e habilidades espirituais em troca de uma experiência que custou a sua liberdade e fez com que ela se submetesse a uma hierarquização espiritual que se tornou um verdadeiro tormento para ela) ou se ela preferirá continuar a experimentar mais e mais níveis de controle, que fazem com que ela se distancie dos seus dons e fazem com que ela se torne cada vez mais insensível e dependente de estímulos e comandos externos para poder viver.

Se eu for levar em conta o fato de já estarmos na Era de Aquário e que isto significa que estamos sendo banhados pela luz da estrela Alcione e que ficaremos em torno de dois mil anos dentro deste cinturão de fótons, isto poderia ser algo fantástico para a humanidade regenerar seus poderes e se curar das muitas feridas que tem sofrido desde a Era de Leão, que foi a última vez que estivemos sob a luz de Alcione, a contar com tudo o que relatam os maias e outros povos antigos. Mas também isto não me deixa confortável a ponto de não pensar isto: e se o fato de estarmos sendo banhados pela luz do cinturão de fótons onde fica Alcione não for uma garantia de que seremos capazes de nos regenerarmos? Digamos que em lugar de ser uma garantia, esta área da estrela Alcione seja apenas uma promessa de que se formos capazes de despertarmos de um profundo sono que nos consome, poderemos usar esta faixa de luz para darmos um salto, caso contrário, será apenas um lugar luminoso que nos ajuda a descarregar os excessos, mas que não se mostra na sua totalidade até que tenhamos maior consciência do nosso poder e da nossa identidade espiritual.

Por último, gostaria de escrever muito rapidamente sobre a tão esperada conjunção entre Júpiter e Saturno em Aquário no final do ano de 2020. Talvez eu volte a escrever mais e melhor sobre este evento em algum momento futuro. Por agora, eu vou chamar este evento de o grande apagão! Sim! Será o grande apagão! Tudo o que estava ainda teimando em funcionar conforme as velhas normas será desligado, de alguma maneira! Por enquanto, é só o que tenho para narrar sobre esta conjunção.

Não entendam os momentos em que eu pareço um tanto catastrófico como um motivo para perderem as esperanças e sim para lutarem e questionarem o mundo em que estão vivendo. Ninguém é dono da verdade, mas todos nós podemos aprender a questionar o mundo e sua forma de ser conduzido, se o que queremos é algo melhor para todos.  

Bem, espero que tenha sido útil a todos que me leram. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário