Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

19 abril 2024

Sol em Touro (parte 1)

 

Sol em Touro

(parte 1)

 


por Marco Antonio H. de Menezes

 

No dia 19 de abril de 2024, por volta das 11 horas da manhã (mais precisamente 10:59:42, horário de Brasília) o Sol começa o seu passeio astrológico pelo signo de Touro.

A presença do Sol em Touro significa que chegamos ao ponto central do equinócio de outono no hemisfério Sul. Touro é um signo Fixo e, como todo signo Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário), ele sinaliza a fase de amadurecimento de uma estação. Depois do pontapé inicial ariano, agora temos uma fase para estabilizar e estabelecer as estruturas e situações que foram iniciadas durante o período ariano.

Touro é um signo Fixo do elemento Terra, de natureza passiva e que está relacionado com a garganta, a tireóide, as orelhas, as amídalas, a língua, o pescoço, a boca e as cordas vocais. É regido por Vênus. Seu símbolo mostra uma cabeça com os chifres, mas Áries e Touro possuem simbologia relacionada com a atividade de arar a terra, de preparar a terra para o plantio. A energia taurina está relacionada com: a estabilidade, a paciência, a confiança, a sensualidade, a praticidade, a lealdade, uma postura conservadora, um apreço pela vida doméstica, a vida artística, a teimosia, a lentidão, a possessividade, a gula, o materialismo e uma propensão para discutir e/ou ser irascível. Um taurino pode parecer muito pacato e muito tranquilo até que pisem em seus calos!

O Sol em Touro fortalece em todos nós o lado prático, persistente e cauteloso, além de fazer com que nós nos tornemos mais reflexivos, mais ponderados e mais vagarosos na hora de lidar com situações que envolvam mudança e adaptação. Tudo pode ser visto a partir de uma postura mais responsável, mais séria, mais prática e mais objetiva. Há mais firmeza ao se posicionar diante de uma situação e é preciso ter um argumento muito bem baseado para que a ideia dos outros seja acatada. Podemos dizer que os taurinos trazem para a vida o prazer de vivê-la, preferindo desfrutar dos bons momentos e das boas coisas que a vida nos concede. Eles gostam de tudo o que traga solidez para as suas vidas, inclusive financeiramente. Podem ser os últimos a entrarem numa briga, mas também podem ser os últimos a largarem uma boa briga. Tentem não provocar um taurino! Quando o Sol está em Touro, todos nós estamos sujeitos a estas energias, sejamos nós taurinos ou não. É um bom período para lidar com artes, principalmente com o canto e com a música. Pode ser um bom período para sentarmos e conversarmos com o intuito de se chegar a um ponto pacífico dentro de uma discussão, porém levem em conta que a energia taurina também tende para a obstinação e para a irritação quando as situações não seguem o percurso e os trâmites originalmente considerados. Esta pode ser uma boa fase para cultivar amizades mais sinceras e mais fiéis.

Durante esta fase assuntos relacionados com a terra (agricultura, agronegócios, meio-ambiente, recursos minerais, movimentos tectônicos), com o dinheiro (bolsa de valores, negócios, empreendimentos), cultura (música, dança, artes em geral, beleza) e com o prazer (comida, sexo, sensualidade, corpo) estarão em destaque. Há a preocupação com a segurança, com situações que sejam sólidas e que tragam a sensação de conforto e bem-estar. Há a valorização de tudo o que é material, de tudo o que pode ser transformado e reciclado, dos recursos que sejam matéria-prima para um investimento seguro, daquilo que pode ser consumido e daquilo que pode ser adquirido com o dinheiro, além de se valorizar a riqueza e o status.

A energia taurina não gosta de situações flutuantes, instáveis, traiçoeiras e sem um padrão definido, pois ela valoriza o refinamento, a certeza, a estabilidade, as zonas de conforto, os padrões testados e aprovados. As mudanças não são bem-vindas, principalmente se perturbam a paz ou se representam um risco além do esperado e programado.

Num período taurino é preciso tomar cuidado para que a teimosia e a obstinação não criem situações que levam a perdas (inclusive financeiras), brigas, desentendimentos, ciúmes, posturas possessivas, apegos desnecessários e a criação de fortes inimizades. A traição pode ser uma atitude dolorosa para a energia taurina, que valoriza a fidelidade e a amizade.

Durante toda a passagem do Sol pelo signo de Touro teremos os seguintes acontecimentos:

Sol quadratura Plutão

Júpiter conjunção exata com Urano em Touro

Lua oposição Saturno

Lua oposição Marte

Lua oposição Netuno

Lua oposição Nodo Norte da Lua

Lua oposição Mercúrio Retrógrado

Lua oposição Quíron

Lua oposição Vênus

Lua oposição Éris

Lua quadratura Plutão

Lua Cheia em Escorpião

Mercúrio Retrógrado conjunção Nodo Norte da Lua

Mercúrio Direto

Vênus em Touro

Marte em Áries

Lua conjunção Plutão

Vênus quadratura Plutão

Plutão Retrógrado

Mercúrio conjunção Quíron

Mercúrio conjunção Éris

Sol conjunção Urano

Mercúrio em Touro

Sol conjunção Júpiter

Marte conjunção Nodo Norte da Lua

Assim que o Sol inicia sua caminhada pelo signo de Touro, fica mais forte a quadratura entre Sol e Plutão. No dia 21 de abril, quando o Sol (a 02 graus e 04 segundos de Touro) estará em quadratura exata com Plutão (Plutão a 02 graus e 04 segundos de Aquário), ficará mais intensa a energia entre os dois. A quadratura sempre ativa desafios. Não será um período muito tranquilo para quem se deixa levar pela rebeldia sem causa, pela arrogância, pela intransigência e pela dificuldade para direcionar suas intensas energias para projetos construtivos. Para o mundo pode ser um período explosivo em termos de diplomacia e com maior facilidade para ter eventos coletivos de protestos e de violência. Por outro lado, violência contra comunidades e dentro de comunidades podem ocorrer de maneira mais ativa do que o normal. Acidentes graves envolvendo transportes de massa e aeronaves podem ocorrer. Fortes terremotos e explosões violentas de vulcões podem ocorrer durante esta fase, principalmente em áreas populosas. A atividade solar pode alcançar um nível muito intenso nesta fase. Pode ser que justo neste momento, seja do ponto de vista coletivo ou individual, ocorram situações que representam a desistência ou renúncia de certas posturas, de cargos, de comprometimentos com certos ideais, de alinhamento com certos pensamentos e acordos, de certas normas e regras de vida. As pessoas dos signos de Touro e Aquário que possuam Sol e outros eventos astrológicos neste grau da quadratura ou próximo a ele podem sentir com maior força estas situações em suas vidas. Geralmente são as pessoas do primeiro decanato de Touro e de Aquário. As pessoas do último decanato de Capricórnio e Peixes também podem sentir algum reflexo, principalmente um pouco antes do dia 19 de abril. As pessoas do primeiro decanato de Leão e de Escorpião também podem sentir um pouco desta energia. Pessoas que tenham Ascendente, Descendente, Meio-do-Céu e Fundo-do-Céu em Touro e Aquário na mesma posição dos graus envolvendo esta quadratura Sol/Plutão também sentirão fortemente os efeitos dela. Assim como as pessoas que tenham casas que se iniciam nos mesmos graus ou perto do mesmos graus em Touro e Aquário também sentirão fortemente o efeito desta quadratura.

No dia 20 de abril de 2024, aos 21 graus e 49 minutos de Touro será a vez da conjunção exata entre Júpiter e Urano. Será a última conjunção de Júpiter com planetas lentos desde que iniciou este ciclo em 2020.

Para as crianças que nasçam sob esta conjunção há muitos benefícios. Pois esta conjunção costuma trazer sorte para a vida da pessoa, com reviravoltas e lances surpreendentes que podem mudar para melhor o panorama da situação em que ela se encontra. Muitas vezes, a pessoa não faz nada, simplesmente as coisas acontecem.

Para quem aniversaria nesta data, este pode ser um prenúncio de um ano muito positivo e surpreendente para a pessoa, principalmente se ela esteve arriscando sua própria reputação em algum nível de sua vida ou esteve procurando abrir uma nova estrada sem medo dos riscos que isto traria. No caso das pessoas que aniversariam neste dia, a sorte dependerá da casa onde a conjunção ocorra e de outros fatores dentro do mapa natal dela.

Quando esta conjunção exata ocorrer termina o período iniciado no final de 2019, época do início da viagem de Júpiter por Capricórnio. Época que foi marcada pelo início do trânsito de Júpiter por cada um dos planetas lentos, com quem fez conjunções e que prenunciaram o fim/colapso de uma fase e a emergência de um novo ciclo para os nobres viajantes das estrelas que por agora habitam a nave do tempo Terra. Quando Júpiter fizer a conjunção exata com Urano, encerra-se o ciclo das conjunções entre ele e os planetas lentos e os novos conceitos começarão a deixar para trás o mundo conforme conhecíamos. Entendam, aquele mundo acabou/colapsou. Agora veremos a tentativa inglória de  reconstruir algo que já passou da validade, mas será em vão! Podem fazer guerras, controlar os hábitos e mentes, incentivar conflitos, porém tudo vai evaporando... Se o mundo que começa a dar suas caras após a conjunção exata entre Júpiter e Urano em Touro será melhor, dependerá do esforço individual para fazer valer uma vida mais adequada para todos. Pelo menos o terreno para um novo amanhã já está pronto!! Falta agora saber se os ocupantes deste terreno entenderão a responsabilidade que lhes cabe!

A importância de Júpiter para este período é que ele iniciou tudo por um signo de Terra (Capricórnio) e fechará tudo num signo de Terra (Touro). Foi (e ainda está sendo) um período marcado pela ênfase numa visão mais mercantilista, materialista, relacionada com as posses, com o dinheiro, com a vida material, com os negócios, com as ambições, com a posse de bens, com o mercado de valores, com aquilo que consideramos importante para a nossa vida material, com o corpo, com o planeta, com territórios geográficos, com aspectos geológicos, com distribuição e administração de riquezas, com o bem-estar material e com os aspectos mais práticos e objetivos da vida material, por exemplo. Todos os planetas lentos (incluindo Júpiter) estavam trabalhando sobre isto. Júpiter fez uma conjunção com Saturno no final de 2020 que marcou o início de uma fase de aproximadamente 200 anos de conjunções entre eles que ocorrerão em signos do elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), após um período de aproximadamente 200 anos de encontros entre Júpiter e Saturno que ocorreram em signos do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio). Isto é significativo porque Júpiter está fechando, em Touro, os temas das conjunções com Saturno que ocorreram em signos de Terra justamente durante a conjunção com Urano, um dos regentes de Aquário, Com isto estaremos inaugurando uma nova fase de estruturação de vida que influenciará toda a humanidade. Até 2026 todos os planetas lentos estarão em novos signos, dando início a uma nova era de expressão de energia. Nesta nova fase, os três planetas mais lentos (Urano, Netuno e Plutão) estarão posicionados em signos do elemento Ar (Gêmeos e Aquário) e do elemento Fogo (Áries), abrindo um período favorável ao intelecto, aos aspectos mentais e criativos, às energias mais dinâmicas e expressivas, ao espírito, às comunicações, às interações, às tecnologias inovadoras, às novas formas de organização social, ao pioneirismo e às inovações. Júpiter está sendo uma espécie de Mestre de Cerimônias preparando o terreno para esta nova fase. Mais uma vez eu enfatizo, meus caros viajantes das estrelas, que o fato de os próximos anos serem melhores ou piores dependerão exclusivamente de nós mesmos. As configurações planetárias mostram a energia disponível e nós fazemos uso delas. Como os elementos serão Ar e Fogo, é bem possível que a temperatura do planeta continue a ser quente e seca até Urano entrar em Câncer (signo do elemento Água), o que só ocorrerá por volta de 2033/2034, quando Júpiter recomeçará o seu novo ciclo de conjunções com os planetas lentos.

Encerro esta primeira parte sobre Sol em Touro deixando abaixo links para entender a importância de Júpiter nesta fase por meio de artigos escritos em 2019. E o último artigo foi escrito em 2022 e descreve com detalhes a conjunção Júpiter/Urano em Touro. 

Links:

Astrologia 2019, um pouco de 2020... 

 

Saia daí! 

 

 Conforme Júpiter se aproxima de Capricórnio, maior vai ficando o rombo... 


Psiu!! Fica só entre nós!!! Júpiter em Capricórnio!!!

 

Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas. Episódio 8 Agenda Jupiteriana 4 - Júpiter/Urano  

Nenhum comentário:

Postar um comentário