Sobre Marco Menezes

Trabalho, basicamente, com Tarot, Reiki, Numerologia e Astrologia. Sou formado em Farmácia pela UFRJ e lido com óleos essenciais, participei de workshops de florais com os principais co-criadores. Atualmente atendo somente online: via Telegram ou Skype. Este blog é apenas uma maneira de ver o mundo que nos cerca, com todas as nuances que for possível vê-lo. Sinta-se à vontade, mas respeite o espaço! ;)

21 agosto 2022

Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas - Episódio 8

 

Júpiter e o período entre 2019 e 2024.

O Show das Poderosas.

Episódio 8

Agenda Jupiteriana 4 - Júpiter/Urano

 


Por Marco Antonio H. de Menezes

 Agenda jupiteriana 4 – Júpiter/Urano

(20 de abril de 2024)

 

Eu me lembro de um professor na faculdade que era da área de Físico-Química e tinha um lema ou bordão que era o seguinte: “não tem perhaps!” ou seja “não tem talvez!” E este pode ser o bordão para esta conjunção entre Júpiter e Urano: não tem talvez!!

Vamos aos detalhes desta conjunção.

Ela ocorrerá num sábado, 20 de abril de 2024, às 23 horas, 26 minutos e 56 segundos (horário de Brasília) no signo de Touro. Com o Sol também em Touro (bem no início de Touro!). e com esta conjunção fazendo um sextil ou sextilha (aspecto harmônico) com Marte que estará em Peixes. A Lua em Virgem estará fazendo um leve trígono (outro aspecto harmônico) com esta conjunção. Um céu de brigadeiro?! Talvez... mas como eu escrevi anteriormente, com esta conjunção não tem talvez! O advérbio não deve funcionar bem por aqui.

Urano é um dos regentes de Aquário (o outro regente é Saturno) e está exaltado em Escorpião, logo, está em detrimento em Leão e em queda no signo de Touro. É o planeta das invenções, da originalidade, das ciências, da eletricidade, da radiação, da tecnologia, da telecomunicação, da internet, da astrologia, da psicologia, do oculto, da mágica, dos aviões, dos foguetes, da excentricidade, das mudanças bruscas, das reviravoltas, das revoluções, do humanitarismo, dos governos ditatoriais, do inesperado, dos terremotos, dos desastres naturais, da utopia, do futurismo, do individualismo, do egoísmo, da boemia, da intelectualidade, da autonomia e da rebeldia. É também ligado à intuição, aos movimentos renovadores, aos movimentos que pregam a igualdade, a liberdade e fraternidade. Nada fica como está com a passagem de Urano, pois ele remexe todo o terreno, criando uma outra forma de entender as coisas.

Júpiter fazendo conjunção com Urano não permite que se durma no ponto! Ou vai ou racha! Então não esperem menos do que mudanças bruscas e inesperadas que atingirão em cheio todas as partes que se cristalizaram e que pensaram que estavam estáveis. As mudanças serão profundas em todos os setores da sociedade. Nada ficará no mesmo lugar após esta conjunção e todos deverão sentir os efeitos dela desde o início do mês de março de 2024 e esta energia reverberará pelos próximos 14 anos (quando deverá haver outro encontro dos dois planetas, só que em Câncer e em 2038).

Pense num estouro de boiada! Este é o sentido desta conjunção em Touro! Corra! Corra! Tente correr o mais rápido possível e tente ficar em um possível lugar que suporte a trepidação que este encontro vai causar no mundo! Porque não ficará pedra sobre pedra! Se a entrada de Júpiter em Capricórnio deixou claros os rombos que existiam no tecido econômico do planeta, aqui as coisas não ficarão melhores desde o dia em que Júpiter der sua primeira pisada na área de Touro. Era o reforço que Urano precisava para fazer desabar todo o sistema econômico do jeito que conhecemos hoje em dia. Tudo vem ao chão! Como? Não sei! Só sei que poderemos dar adeus ao que ainda persistirá até 2024. Mas não é só isto! Mudarão comportamentos, a sociedade passará por profundas e marcantes mudanças, as estruturas religiosas também passarão por uma mudança profunda e isto tudo afetará não apenas um ou outro país, pois atingirá todos os países sem exceção.

As mudanças podem vir acompanhadas ou serem forçadas após um desastre natural ou uma guerra ou um escândalo que afetará a todos, por exemplo. E Urano não costuma mandar aviso com muita antecipação, portanto, o máximo que se pode dizer é que se alguma coisa não está bem hoje, é melhor cuidar para que esteja melhor em 2024, porque onde houver falhas, pontos fracos, adaptações amadoras, gambiarras, fios desencapados e amadorismos de qualquer natureza (e estes são exemplos, e exemplos que devem ser interpretados como pontos fracos e não exatamente ao pé da letra, embora não descarte que para certas situações dá para levar as coisas ao pé da letra) haverá problemas ou será o ponto fraco a partir do qual tudo começa a estourar.

Seja como for, o mundo terá a chance para mudar o que for preciso de uma maneira estupenda e inesperada. Se formos espertos o suficiente e menos egoístas, podemos abrir as portas para um período marcado por fortíssimas inovações e muitas soluções criativas. Será a hora certa para construir sistemas inovadores, criativos, mas estáveis, com melhor definição de suas funcionalidades e utilidades. Pode ser um momento para nos libertarmos de vários ranços e vícios que impedem a humanidade de dar saltos maiores.

Para os que gostam de apostar, prefiram apostar em tudo que visa estabelecer uma nova ordem econômica mundial. Prefiram apostar em tudo o que traz de volta a estabilidade, a certeza, mas não sem antes criar toda uma sensação de instabilidade, de temor, de tremor e de incerteza. Estamos falando de uma conjunção que permite esperar o inesperado e este inesperado terá condições de causar uma verdadeira reviravolta na rotina mundial. Como ela ocorrerá em Touro, podemos ter uma guerra, uma grande perda econômica, a instalação de um novo tipo de governo da noite para o dia, um novo padrão de comportamento pode surgir dentro da humanidade, uma nova escala de valores mundiais pode ser instaurada.

Apesar do inusitado e do inesperado apresentarem-se como marcas registradas deste período, não significa que as situações surjam do nada. Júpiter irá mostrar claramente, ao entrar em Touro, que os sistemas e modelos vigentes já caducaram e entraram em total colapso. Ele deixará bem claro, com sua lente de aumento, que tudo ficou frágil demais para continuar adiante. Tudo o que gira em torno da economia, dos ganhos, dos valores (monetários, sociais, comportamentais, filosóficos, religiosos e espirituais) passará por uma revisão forte. O chão vai tremer e não adianta resistir aos resultados implacáveis desta revisão. Quem estava tentando se enganar até aqui ou quem estava tentando ver a vida com lentes cor-de-rosa até aqui, não conseguirá prosseguir a partir desta passagem de Júpiter por Touro e sua consequente conjunção com Urano.

Repito: não tem talvez aqui! Ou vai ou racha! Não haverá brechas para indecisos. É um jogo! Um jogo entre dois times muito fortes e tanto faz quem ganhe o jogo, pois o resultado será acatado por todos (queiram ou não). Mais uma vez eu deixo claro que tanto podemos ir para um mundo controlador ou para um mundo mais flexível. Os antecedentes contarão como chaves perfeitas para acionar o que virá por aí. São escolhas! E as escolhas são aprendizados!

E pensem grande! Não é hora de pensar numa escala mínima! É hora de investir, de contribuir, de somar esforços, de estabelecer planos que englobem o máximo de oportunidades e benfeitorias, não deixando nada e nem ninguém para trás. Não é hora de investir no inseguro, não é hora de investir no incerto, não é hora de investir no duvidoso e sim para ampliar as possibilidades e erigir estruturas mais confiáveis.  Não é o momento para ficar com medo e para apostar em situações que claramente se mostram inseguras e que não possuem um mínimo de organização e solidez. Estou falando de um mundo que pode recuperar-se ou de um mundo que necessitará tomar atitudes concretas para resolver seus problemas, em lugar de muita masturbação mental, entra a vontade de gerar algo novo, mas sólido e estruturado. Pode parecer paradoxal falar de solidez, certeza e concretude quando Urano é o rei da desestabilização, da agitação e do inesperado. O que ocorre é que ou as pessoas assumem uma postura adulta ou elas sofrerão na pele por sua infantilidade. A energia uraniana não está preocupada com quem vai recebê-la, ele apenas fará a sua parte e dane-se o que você vai fazer com aquilo.

A humanidade está muito fragilizada pela capacidade dos seus dirigentes de serem totalmente manipuladores, indigentes, inescrupulosos, incompetentes e altamente egoístas. A humanidade precisará entender, de alguma maneira, que está nas mãos de um bando de carniceiros que só querem absorver a energia e o dinheiro dos seus contribuintes. Um bando de pessoas que só pensam em gastar dinheiro com guerras e desestabilização de governos para proveito próprio, mas que é extremamente sovina na hora de pensar em dar alimentação, saúde e bem-estar real a todos, principalmente àqueles que vivem em regiões que são assoladas por guerras e conflitos gerados por este mesmo bando de pessoas. Gastam fortunas para reuniões e encontros que não visam o bem-estar das pessoas, mas apenas o seu enriquecimento. Por trás de suas palavras e leis e comandos só há o interesse por manter-se no poder, custe o que custar. Então, se a humanidade aprender a ficar menos do lado de quem a esfola e mais de quem é esfolado, quem sabe ela aproveite esta fase de Júpiter/Urano em Touro para construir um mundo mais humano.

O ser humano mal conhece o mundo em que vive e mal entende o seu próprio corpo, apesar de já estar neste mundo há muitos milênios, mas está todo empolgado com a possibilidade de colonizar outros planetas, planetas estes que, a não ser que estejamos muitíssimo enganados, não conhece nada. O ser humano aplaude quem está gastando fortunas para projetos espaciais incríveis, mas parece insensível para o fato de que aqui na Terra gasta-se pouco para cuidar do planeta e dos seres que nele habitam. Ou seja, o sujeito deixa a própria casa uma bagunça, mas ama ficar na casa do vizinho e gastar dinheiro na casa do vizinho e se acha o cara da vez!

Júpiter em conjunção com Urano em Touro pode trazer condições para estes projetos espaciais tomarem mais forma e ganharem mais dinheiro, assim como podemos ver o incremento de toda a tecnologia no planeta. Os avanços tecnológicos no planeta poderão ser imensos, mas espera-se que disponíveis para todos e mais humanitários. Ou podemos ver a transformação dos seres humanos em matriz energética de Inteligências Artificiais, verdadeiros ciborgues, como os Borgs de Star Trek ou os Cybermen do Doctor Who. A ética jupiteriana será usada em favor da humanidade ou da transhumanização?

Tecnologia não é problema, o problema é a intenção de quem disponibiliza tais tecnologias. E o problema fica maior se ao disponibilizarem tais energias não fica claro que ela pode ser uma armadilha ou algo invasivo que fere a individualidade dos seres humanos. Pensem no caso da alexa, do nest, das televisões smarts que gravam tudo o que as pessoas falam e usam isto sem autorização do usuário. Pensem nas redes sociais que baixam diretrizes que ditam como cada pessoa deve falar, comportar-se e até mesmo sobre quais assuntos podem ou não ser discutidos, aproveitando-se do fato que as pessoas ignoram que isto é censura e é uma censura que não vem nem mesmo do país onde se vive, mas de uma empresa. Repito: tecnologia não é problema, o problema está na intenção de quem a disponibiliza.

De qualquer maneira este será um período de avanços rápidos, de situações que são aceleradas, não havendo muito espaço para perda de tempo e divagações existenciais. E é possível criar situações que visam melhorar o bem-estar de todos. Quem gosta de ganhar dinheiro em meio a momentos inesperados, nas situações mais estranhas, esta pode ser uma fase positiva e de grandes ganhos. Tudo aqui cresce e cresce rápido, basta saber aproveitar as oportunidades oferecidas pelo momento.

A energia desta conjunção pode ser muito vibrante e estimulante para todos, como se o ar estivesse inundado por uma energia faiscante, inovadora e oportuna. Quem quer inovar, quem quer mostrar o seu lado original, quem quer aproveitar o momento para investir nas inovações dos outros, para abrir novos campos para a humanidade e enxerga longe de maneira otimista, há muito a ser feito nesta fase, bastando arregaçar as mangas.

E em bom português: as conjunções entre Júpiter e Urano são sempre muito positivas para rolar muita grana. Portanto, a não ser que as coisas fiquem tão impraticáveis até 2024 que até isto fique difícil, o dinheiro vai jorrar e muito. Ainda mais em um signo relacionado com o dinheiro, com as finanças e com os valores que é o signo de Touro. Touro é um signo com energia metódica, analítica e muito pensada, o que pode fazer com que tudo ocorra de maneira mais elaborada e um tanto lenta, mas não menos afortunada. Os investimentos feitos nesta fase podem se prolongar por prazos bem mais longos ou podem trazer a certeza de estradas que se mostram mais estáveis e mais duradouras. Por outro lado, pode ser que tenhamos níveis de inflação altos e muita especulação, o que pode trazer um clima de incerteza sobre o futuro econômico de certas atividades e de certos investimentos, afinal Urano é o planeta do inesperado.

O ponto mais importante a ressaltar desta conjunção entre Júpiter e Urano em Touro é que está na hora de perceber o que está impedindo o mundo de avançar. Quais são as amarras que impedem a liberdade e a ousadia? Será que por trás de um discurso sobre liberdade, autonomia e independência não está se escondendo uma forma de escravização? Há pessoas que aparentam ser a favor da liberdade, que abraçam causas, se candidatam como defensoras de causas identitárias e assinam documentos em favor da democracia, mas que na verdade são patrocinadas por grupos que praticam e estimulam o exato oposto ou elas mesmas são pessoas que atuam em atividades de perseguição ativa a pessoas e grupos que deveriam ser protegidos e/ou defendidos em seus direitos. Estes e outros exemplos e situações deveriam ser melhor analisados para que todos possam entender o que está impedindo o avanço da humanidade rumo a um mundo mais solidário, mais politicamente ativo, mais desenvolvido na análise crítica do que se passa ao seu redor em lugar de ser refém da mídia e das redes sociais.

E o trabalho pode ir para Marte! A tendência atual é a do desemprego e do remanejamento da mão-de-obra para novos setores e novas atividades. Portanto as relações trabalhistas continuarão a sofrer mudanças no mundo inteiro, seja pela demissão de mais pessoas, seja pelo reconhecimento de que está na hora de sair daquilo que considerávamos certo e seguro para buscar condições melhores e com mais garantias de tranquilidade para cada um de nós. Sabe aquele carinha que trabalha em casa? Ou o que trabalha viajando como nômade digital? Pode ser que a tendência se afirme mais ou que novas maneiras de encarar a atividade profissional surjam pelos próximos 14 anos.

Pode ser o momento de travar o contato com novos grupos, de formar novas comunidades, de ampliar a interação com grupos e comunidades de formas inusitadas. E estes grupos e comunidades podem ser positivos para dar maior suporte para as pessoas que sofrerão com as mudanças que possam ocorrer, sentindo-se mais amparadas e encontrando nestes lugares estímulos para estabelecerem novos laços com a vida. Pode ser um período marcado por mais deslocamento de pessoas para cidades e países diferentes daqueles no qual vivem atualmente, morando temporariamente ou definitivamente nestes lugares.

Eu não canso de alertar que Touro é um signo ligado com a espiritualidade e que para além de questões materiais que marcam este signo, há uma facilidade ou uma disposição da energia taurina para se voltar para a meditação, para o cuidado espiritual com o próprio corpo e com a própria mente e para a transformação do próprio corpo num lugar de experiência transcendental, abrindo-se para a vida equilibrando matéria e espírito. Com Urano neste signo, a possibilidade de a pessoa reconhecer que a vida material precisa do apoio/suporte da vida espiritual torna-se muito importante, porque as revoluções uranianas podem remover de maneira brusca tudo aquilo que trazia estabilidade e conforto para a vida material. Com esta conjunção envolvendo Júpiter, seria melhor as pessoas aproveitarem para trabalhar mais o lado meditativo, aprendendo a desenvolver a flexibilidade e a percepção das oportunidades que um momento recheado por mudanças e reviravoltas possa trazer. Diminuir as resistências e aumentar a capacidade de responder de maneira adequada às mudanças que o momento pode impor a cada um, pode ser muito importante nesta fase.

Júpiter em conjunção com Urano em Touro pode trazer um período muito dinâmico, acelerado, mutável e repleto de oportunidades, permitindo que as pessoas saiam das zonas de conforto e se adaptem a novos padrões de vida. Pode ser um período que traz o fim de certas amarras e o início de novos horizontes, mesmo que de uma maneira inesperada. Como já foi descrito mais acima, este pode ser um período comparável a um estouro de boiada, mas para quem estiver mais aberto, este pode ser um período excelente para abraçar novas causas, novas formas de viver e novos padrões sociais. Afinal, a quem servem estas mudanças?

Aproveito esta última conjunção de Júpiter para trazer a imagem que representa este encontro entre ele e Urano em Touro. A imagem foi retirada do livro Uma Mandala Astrológica de Dane Rudhyar (da Ed. Pensamento): “Pomba branca voando sobre águas turbulentas.” E aqui eu vou usar as palavras do livro para descrever a ideia básica: “A inspiração espiritual que vem ao indivíduo na superação de crises.” Ou seja, após alguém enfrentar uma crise ou uma série de crises, vem algo que representa a chegada da confirmação de que agora é iniciada uma nova fase, como uma recompensa por tudo o que passou durante os períodos anteriores.

Assim que Júpiter fizer esta conjunção com Urano em Touro, rompe-se o caldeirão que estava formado desde 2020 entre Capricórnio e Touro e que envolvia todos os planetas lentos. Júpiter sai do caldeirão e dispara na direção de Gêmeos, trazendo novos ares para a humanidade, num momento em que Plutão já terá iniciado seu passeio por Aquário. Preparem-se para um período de mudança de mentalidade grupal, principalmente porque Júpiter em Gêmeos (signo mutável do elemento Ar) fará um trígono (aspecto harmônico e fluente) com Plutão em Aquário (signo fixo do elemento Ar). 

Link para o episódio 9 (final):

Júpiter e o período entre 2019 e 2024. O Show das Poderosas - Episódio 9 (final... ufa!)

 

Links sobre artigos anteriormente escritos envolvendo Júpiter e Urano:

Psiu!! Fica só entre nós!!! Júpiter em Capricórnio!!!  

Marte, Urano e Nodo Norte da Lua!!! Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar...


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário